Páginas

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013


São 7 mortes. E todas poderiam ser evitadas

A negligência dos banhistas é a principal causa de mortes por afogamentos no estado, segundo um relatório divulgado ontem pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Entre 6 de outubro do ano passado até este domingo, 34 mortes foram registradas. Deste total, 29 ocorreram em áreas não monitoradas pelos guarda-vidas.

Nas cidades de abrangência do 8º batalhão, em Tubarão - entre Jaguaruna a Garopaba -, não é diferente. No mesmo período, sete pessoas morreram (veja o quadro) em locais onde não há guarda-vidas. Nos locais onde há estes profissionais, não houve ocorrência de afogamento.

Mas não é apenas este o motivo deste número triste. As regras no mar são desobedecidas pela maioria. Um exemplo é em relação as bandeiras indicativas, fixadas na orla para orientar os banhistas.
“Todos os dias um oficial percorre nossos postos. A maior reclamação dos guarda-vidas, principalmente em praias de grande movimento, como Garopaba e Laguna, é que os banhistas simplesmente ignoram a bandeira”, lamenta o comandante do 1º pelotão da Cidade Azul, segundo-tenente André Corrêa Araújo.

Conforme ele, até mesmo os pais, que deveriam dar o exemplo para os seus filhos, entram no mar em locais indevidos. E o pior, com as crianças junto. “Isto é corriqueiro. Basta ficar cinco minutos observando. A sinalização não é respeitada”, declara o comandante.
Pescar em costões é outro grande risco. “A água pode estar baixa, mas sobe de repente. As pessoas têm que aprender a respeitar não somente o guarda-vidas, mas também o mar”, avisa André.

Rios, cachoeiras e lagoas devem ser evitados

Das 34 mortes por afogamentos ocorridas em Santa Catarina, entre 6 de outubro do ano passado e este domingo, 29 foram registradas em áreas não monitoradas por guarda-vidas. O total de mortes é ainda maior em rios, onde sete pessoas faleceram.

Cinco mortes foram registradas em cachoeiras (três) e lagoas (duas). Estes locais devem ser evitados, pois na grande maioria não são guarnecidos. Os números reforçam a importância da prevenção. Em qualquer situação, deve-se evitar áreas profundas e com correnteza.

Acompanhantes de crianças precisam ter atenção redobrada, pois os pequenos exigem vigilância constante. Outra medida é evitar entrar na água após alimentar-se ou ingerir bebida alcoólica.
É necessário também respeitar as bandeiras nas praias. Nesta temporada, a cobertura do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atinge 141 balneários em 32 municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário