Páginas

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013


Complexo Eólico Nova Laguna.

Uma realidade mais próxima

Moradores de Laguna podem conhecer o projeto, que está disponível para consulta na Associação Empresarial da cidade.


A implantação de um complexo eólico em Laguna não ser mais algo tão distante. O projeto está pronto e em fase de licenciamento ambiental. No momento, a Fatma analisa o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima).
O 'complexo eólico Nova Laguna' será implantado em uma área de aproximadamente 27 mil quilômetros quadrados. Este espaço será dividido em cinco parques eólicos, localizados às margens do Rio Tubarão e da Lagoa do Camacho, em Laguna.
Juntos, os cinco parques terão 60 torres de aerogeradores, com potencial energético de 150 MW (megawatt). Em paralelo com o licenciamento ambiental, será realizada uma audiência pública com os moradores de Laguna e região para apresentar o projeto e sanar todas as dúvidas.
A reunião ainda não tem data agendada, mas quem quiser matar a curiosidade pode conhecer o projeto na Associação Empresarial de Laguna (Acil), onde uma cópia do documento está disponível para consulta popular.
Após a audiência com a comunidade e o licenciamento, o projeto retornará para a Agência Nacional de Energia Eólica para a liberação da concessão de outorga. Depois disso as obras de implantação do complexo podem começar. Inicialmente, é previsto que o serviço dure cerca de 18 meses.
“Fiquei contente com a escolha da cidade. Sei que contribuiremos muito com o desenvolvimento do município e de toda a região”, valoriza o diretor técnico da Ambiens Consultoria Ambiental, de Florianópolis, Emerilson Gil Emerin. A empresa é a responsável pelo EIA-Rima e pelo processo de licenciamento ambiental para a implantação do empreendimento.
Promessa de baixo impacto ambiental
Durante o período de desenvolvimento do projeto à construção do complexo eólico Nova Laguna, a Ambiens Consultoria Ambiental, de Florianópolis, uma das empresas responsáveis pelo empreendimento, apresentou a ideia aos moradores de Laguna e região. Conforme o diretor técnico da Ambiens, Emerilson Gil Emerin, a receptividade foi bastante positiva.
E um dos motivos, avalia Emerilson, é o fato do empreendimento ter baixíssimo impacto ambiental. Entre os benefícios associados à energia eólica, elencados no Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima), estão a produção de energia elétrica a partir de uma fonte renovável e sem emissão de poluentes atmosféricos.
Além disso, em paralelo com a produção de energia, o terreno ocupado pelos parques eólicos pode ser utilizado para outros fins como, por exemplo, a pecuária e agricultura. A geração de empregos e qualificação profissional também atraiu a atenção dos moradores.
Geração de empregos
Para a implantação dos parques eólicos, o investimento previsto gira em torno de R$ 600 milhões, com financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Durante as obras, é prevista a geração de 700 vagas de empregos e os empreendedores deverão desenvolver cursos de qualificação para os trabalhadores. Na fase operacional, o número de colaboradores deverá ser em torno de 150 a 200 profissionais.


Mudanças do Carnaval são oficializadas aqui em nossa terra.

O percurso dos trios e local da arena de shows estão entre as novidades.



As mudanças para o Carnaval 2013 agora são oficiais. Como já era discutido há alguns meses, a rota dos trios elétricos não incluirá mais as avenidas João Pinho e Senador Galotti, e sim a beira-mar. Um termo de responsabilidade foi elaborado e será assinado nos próximos dias, para garantir a segurança ambiental das dunas e das corujas buraqueiras, o serviço de limpeza, fiscalização, locais da delegacia móvel, entre outras ações necessárias.
Encontros foram realizados entre Governo Municipal, Polícia, Bombeiros, Ministério Público, Associação de Moradores do Mar Grosso, blocos e entidades carnavalescas desde o ano passado. “Nós queremos qualificar o Carnaval. A mudança é fundamental para contribuir com a economia do Mar Grosso. Bares e restaurantes poderão ficar abertos”, explica o secretário de turismo da prefeitura, João Carlos.
O bloco Skentai, Rosa e Pangaré terão a sua concentração na praça Francisco Pinho (Praia do Iró/entrada do Mar Grosso). O palco de shows será erguido no fim da avenida Beira-Mar. Antes, o folião irá passar pelo circuito do trio, camarotes e o bolsão do carro de som. Bares padronizados serão montados ao longo da avenida.
Na Praça do Villa, estarão concentrados os responsáveis pela segurança e saúde. No entorno da praça, será efetuada a delegacia móvel, polícia militar, conselho tutelar.
Bolsão do carro de som
Com extensão de 400 metros, será criado o Circuito da Alegria, que terá um bolsão de som, com um DJ gerando música em uma frequência FM, originando um único som, que será retransmitido nos carros de som. “Fora do espaço destinado ao som automotivo, não será permitido”, alerta o secretário de turismo da prefeitura, João Carlos. Se persistir, a polícia irá entrar em ação.
O local terá destinação para 80 veículos, que antes serão cadastrados. Após o bolsão do carro de som, terá a arena de show, no fim da via, não mais na areia. O horário ficou estabelecido entre 16 e 4 hor