Páginas

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Presídio tem 150 detentos acima da capacidade

Daiane Fernandes

policia@diariodosul.com.br



Com mais de 150 presos acima da capacidade permitida, o Presídio Masculino de Tubarão está entre os espaços penitenciários de Santa Catarina que estão com superlotação. Ao todo, o Estado apresenta 53,3% de presos acima da capacidade permitida. Os dados foram calculados em levantamento com base em informações fornecidas pelos governos dos 26 Estados e do Distrito Federal, referentes a maio deste ano.



Em Tubarão, a superlotação preocupa. De acordo com o diretor do presídio masculino, Robson Sipriano, desde o final de 2014 a direção busca reduzir o número de detentos. “No entanto, isso demanda tempo. Não cabe somente a nós. Estamos aguardando que obras de outros presídios sejam concluídas para que presos de Tubarão possam ser remanejados”, informa o diretor.

Em outubro do ano passado, o presídio masculino de Tubarão chegou a abrigar 620 presos. Porém, por determinação da juíza da 2º Vara Criminal de Tubarão, Liene Francisco Guedes, detentos de outras comarcas não foram mais recebidos em Tubarão. A atual capacidade do presídio é para 372 presos.

Robson destaca que o sistema não suporta a demanda. “A polícia faz seu trabalho e temos que parabenizá-la por isso. No entanto, precisam ser analisadas políticas públicas para resolver o problema com presos detidos por crimes menores, como uso de entorpecentes”, analisa o diretor. Boa parte dos detentos em Tubarão são provisórios, ou seja, aguardam condenação final.

Com um déficit de 244 mil vagas no sistema penitenciário, o Brasil já conta com 615.933 presos. Destes, 39% estão em situação provisória, aguardando julgamento. No Brasil, Pernambuco é o retrato da superlotação nos presídios. O número dobrou em 10 anos.

Presídio Feminino

Além do presídio masculino, Tubarão também conta com uma ala feminina. O prédio possui capacidade para 80 detentas e, atualmente, possui 82. Apesar de não estar superlotado como o masculino, o espaço é antigo e no ano passado, após vistoria, solicitou-se urgência na construção do novo prédio, que deveria estar pronto desde 2012. No entanto, ainda aguarda-se o lançamento do edital para obra, cancelado no início deste ano e que pode ser lançado ainda este mês.
- See more at: http://diariodosul.com.br/SITE2015/noticia/20882/Presidio-tem-150-detentos--acima-da-capacidade.html#sthash.mvSAYo3X.dpuf

Homem vai a júri popular em Laguna

A partir das 14h de hoje, um homem acusado de tentativa de homicídio senta no banco dos réus, em Laguna. O crime aconteceu em janeiro de 2012, quando o acusado fez um disparo de arma de fogo contra seu desafeto após uma discussão por causa de uma desavença com um adolescente de 14 anos.

Na discussão, o acusado foi abordado, conforme denúncia, pela mãe do adolescente e o tio do garoto, que foram esclarecer a situação. Na ocasião, o acusado se encontrava dentro da pátio da residência e a vítima na rua em frente, tendo ocorrido uma pequena discussão entre eles acerca dos fatos, momento em que o denunciado sacou uma arma de fogo que trazia consigo e efetuou um disparo em direção à vítima, atingindo-a com um tiro no pescoço.

A vítima foi socorrida por populares, recebendo atendimento médico prontamente, em tempo de salvar sua vida. Na denúncia, registra-se o delito cometido por motivo fútil, já que praticado em razão de uma breve discussão, portanto, a  sessão do Tribunal do Júri foi deferida.
- See more at: http://diariodosul.com.br/SITE2015/noticia/20886/Homem-vai-a-juri-popular-em-Laguna.html#sthash.RNZjak30.dpuf

Pedreiro morre ao cair de seis andares


Créditos: Elvis Palma/DS
Um pedreiro de 42 anos morreu na tarde de ontem, por volta das 15h30, em Laguna. De acordo com o Corpo de Bombeiros do município, o homem estava fazendo o reboco em um prédio em construção, no bairro Mar Grosso, quando aconteceu a fatalidade. A queda ocorreu porque o andaime em que ele estava quebrou ao meio.

Sandro Nunes Machado não resistiu aos ferimentos e morreu no local. No andaime, além de Sandro, estava outro pedreiro, que estava com os equipamentos de proteção e ficou suspenso quando o andaime quebrou. O Instituto Geral de Perícias (IGP) irá investigar a morte e a situação em que o andaime se encontrava.
- See more at: http://diariodosul.com.br/SITE2015/noticia/20884/Pedreiro-morre-ao-cair-de-seis-andares.html#sthash.l07lSpAm.dpuf

Dois são procurados por crime em Garopaba

Dois homens tiveram o retrato falado divulgado após um crime ocorrido no início deste mês, em Garopaba. A dupla é suspeita de ter cometido um estupro a uma mulher de 42 anos durante uma festa na cidade. A vítima alega ter sido violentada pelos dois homens, que tiveram as características físicas divulgadas.

À polícia, a vítima contou ter sido estuprada após ter saído do local depois de ter discutido com o companheiro, que também estava na festa. Desorientada, ela teria ido para casa, porém, no caminho, não sabia para onde estava indo e foi abordada pela dupla, que praticou o crime um terreno baldio.

Diante da descrição dos suspeitos pela vítima, qualquer informação sobre o paradeiro dos suspeitos deve ser repassada à Delegacia de Polícia Civil de Garopaba ou através do telefone 3254-3190.
- See more at: http://diariodosul.com.br/SITE2015/noticia/20883/Dois-sao-procurados--por-crime-em-Garopaba.html#sthash.1AZuZPqk.dpuf


terça-feira, 23 de junho de 2015

Dois são baleados durante festa ocorrida em Laguna

Um jovem de 24 anos e um adolescente de 17 anos tiveram ferimentos por arma de fogo em Laguna. Ambos estavam em uma festa quando foram alvos de tentativa de homicídio ocorrida na Praia do Gi. Conforme a polícia, as vítimas estavam em um luau.

Conforme boletim policial, o jovem de 24 anos foi alvejado por um disparo que o atingiu na orelha direita, na madrugada de domingo. Ele, que possui diversas passagens pela polícia, estava consciente durante a abordagem policial e foi conduzido ao hospital pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A segunda vítima, o adolescente de 17 anos, foi ferido na testa e também foi levado para atendimento médico. A Polícia Civil foi acionada para dar continuidade ao caso. Ainda no local foram abandonados um GM Corsa com placas de Laguna com o vidro da porta esquerda dianteira quebrado e uma motocicleta, sendo ambos apreendidos pela polícia.
- See more at: http://diariodosul.com.br/SITE2015/noticia/20876/Dois-sao-baleados-durante-festa-ocorrida-em-Laguna.html#sthash.KFrnR9cQ.dpuf

Médicos de Tubarão serão ouvidos pela Polícia Federal

Dois médicos de Tubarão, dos 27 médicos do Hospital Universitário da UFSC (HU) suspeitos de envolvimento com fraudes no sistema de controle de frequência, devem começar a ser ouvidos pela Polícia Federal (PF) em Florianópolis a partir desta semana. Eles são investigados através da Operação Onipresença.

Deflagrada em 9 de junho, a operação investiga servidores e professores alocados no hospital que teriam descumprido obrigações contratuais – principalmente atendendo em consultórios e empresas particulares durante o horário em que deveriam atuar na universidade. Os investigados possuem vínculos públicos de 60 ou 40 horas semanais de trabalho, mas durante a jornada estariam realizando atendimentos em consultórios, clínicas e hospitais particulares em prejuízo do atendimento no HU.

Além de punições administrativas, como a perda da licença, os envolvidos podem ter que ressarcir os valores que receberam sem ter trabalhado de acordo e perder os cargos públicos. Em Tubarão, foram coletados documentos durante mandado que pudessem, por ventura, comprovar o envolvimento dos dois médicos envolvidos na investigação.
- See more at: http://diariodosul.com.br/SITE2015/noticia/20873/Medicos-de-Tubarao-serao-ouvidos-pela-Policia-Federal.html#sthash.w1ugb61s.dpuf

Ontem, 22/06/2015, às 06:00

Laboratório da Unisul pega fogo na noite de sábado

Um incêndio no laboratório de Biologia do Centec, na Unisul de Tubarão, foi registrado na noite de sábado. O caso ocorreu por volta das 19h30 e foi de pequena proporção, segundo o Corpo de Bombeiros de Tubarão.

Os bombeiros de Tubarão foram acionados em seguida, chegando rapidamente ao local. Para apagar as chamas, foram utilizados 2 mil litros de água. Três bombeiros militares combateram o incêndio.

Segundo os bombeiros, o incêndio foi de pequenas proporções e, num primeiro momento, pode ser descartado incêndio criminoso.

“Ainda não sabemos as causas, mas é praticamente certo que não foi criminoso. Possivelmente foi problema elétrico, mas a perícia está analisando. Chegamos rápido ao local, o que diminuiu os prejuízos. Entre os objetos queimados estavam computadores, mesas e cadeiras”, afirma um bombeiro.
- See more at: http://diariodosul.com.br/SITE2015/noticia/20854/Laboratorio-da-Unisul--pega-fogo-na-noite-de-sabado.html#sthash.2MrhMgEx.dpuf