Páginas

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Donos reclamam de demora em liberação
Passados cinco dias após um roubo em que um funcionário do Posto Presidente, em Tubarão, teve um malote de R$ 56 mil levado durante o crime, junto com o veículo, os proprietários do estabelecimento reclamam da demora de liberação do veículo. O carro foi encontrado uma hora após o roubo e, até então, está retido.
De acordo com a sócia-proprietária do posto de combustível, Jane Cruz, eles precisam do veículo para retomar o trabalho. “Estamos pagando diária para que o carro fique retido. Já tivemos o prejuízo do dinheiro que foi levado, por que não liberam o veículo? Quanta burocracia”, desabafa Jane.
Diante da situação, o delegado da Central de Plantão Policial (CPP), Fernando Lúcio, que investiga o caso, destaca que o veículo seguirá retido para investigação. “Vamos solicitar perícia, que é feita através do Instituto Geral de Perícias (IGP). Não depende apenas da Polícia Civil”, informa o delegado.
Além disso, Fernando comenta que o veículo servirá para colher impressões digitais para que o crime possa ser elucidado. “Quando não se tem interesse na investigação, o carro é logo liberado. Porém, não é o caso. Portanto, ele seguirá retido”, informa o delegado. Sobre o pagamento de diárias, o delegado diz desconhecer como funciona o sistema em Tubarão. “Há cidades em que as vítimas são isentas do pagamento. Mas não sei como acontece aqui”, antecipa Fernando.
Inquérito irá apurar depredação

Um inquérito policial irá apurar o ato de uma tubaronense que aparece em um vídeo quebrando vidro e depredando computadores da Farmácia Central, em Tubarão. As imagens ganharam repercussão nas redes sociais e serão investigadas. No vídeo, a mulher se descontrola e, aos berros, pede remédios para sua mãe, que há três meses não estaria sendo entregue.

De acordo com o delegado da Central de Plantão Policial (CPP) de Tubarão, Fernando Lúcio, um Boletim de Ocorrência foi registrado. “Agora, vamos instaurar um inquérito policial. A mulher deverá ser indiciada por dano qualificado e, se condenada, a pena varia de seis meses a três anos de reclusão”, informa o delegado.
No vídeo, a mulher afirma que há três meses solicita o remédio e que na farmácia sempre apresentam uma justificativa para que o medicamento não seja entregue. “Quero o remédio aqui e agora”, fala a mulher nas imagens. As pessoas pedem calma, mas a mulher se exalta. “Não quero conversar. Quero o remédio. Estou cansada”, diz a tubaronense, no vídeo que tem pouco mais de dois minutos.
Em nota após o ocorrido, a prefeitura de Tubarão, através da assessoria de comunicação, informa que a Fundação Municipal de Saúde registrou boletim de ocorrência ontem, por conta de um ato de vandalismo. Ainda na nota, segundo a presidente da Fundação, Tanara Cidade de Souza, nenhum dos medicamentos requisitados pela senhora estava em falta. “Ela veio buscar cinco medicamentos e todos seriam entregues. Ela teve essa reação quando foi alertada de que o local correto para retirar três deles é a unidade de saúde do bairro onde mora. Porém, eles seriam entregues mesmo assim”, explicou.
“Ainda que os medicamentos estivessem em falta, nada justificaria esse tipo de reação, depredando o patrimônio público. Além disso, todas as solicitações foram atendidas”, observa a diretora-presidente, através da nota enviada à imprensa pela assessoria de comunicação do governo de Tubarão.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Operação da PF cumpre mandado
A Polícia Federal, em Florianópolis, deflagrou na manhã de ontem uma operação de combate ao tráfico internacional de drogas. A ação, chamada de Eurotrip, expediu 15 mandados em Santa Catarina, dos quais 11 já foram cumpridos. Entre as cidades que foram elencadas na ação está Imbituba.
As investigações começaram em 2014, com o objetivo combater um canal de recebimento e envio de drogas para a Europa. De acordo com a PF, jovens de classe média eram recrutados para o transporte da droga em troca de quantidades “expressivas” de dinheiro. Os traficantes levavam cocaína do Brasil e retornavam com outras drogas, como ecstasy, metanfetamina e skank, que eram distribuídas para outros Estados.
Cerca de 140 policiais federais e 50 policiais militares participam da operação. A PF ainda procura outros importantes envolvidos que estão foragidos, entre eles Tiago Amaral da Costa (o Curió), Verlei Valter Júnior e Júlio Schneider - este último é da praia de Ibiraquera, em Imbituba, e estaria na Espanha.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Vereador de Laguna é Condenado:

O Juiz da 3º Vara Criminal de Fpolis, Diógenes Tarciso Marcelino Texeira. Em uma ação civil de improbidade administrativa Nº 500010821.2013.4.04.7216/SC. Autor Instituto Nacional do Seguro Nacional-INSS. Condenou o vereador Orlando Rodrigues a ressarcir aos cofres públicos a quantia de R$ 286.929,00 ( Duzentos e oitenta e seis mil novecentos e vinte e nove reais). A suspensão dos direitos políticos por cinco anos, com base na lei 12 II, da Lei nº 8.429/92. Oficie-se ao Presidente da Câmara Municipal de Laguna, considerando que o réu esta investido no cargo de vereador. Cientificando-lhe a respeito da presente sentença.

terça-feira, 26 de maio de 2015

Com acidente, bombeiros terão apenas uma viatura
Uma viatura que atendia um acidente de trânsito na BR-101, em Tubarão, foi atingida por um caminhão. O choque aconteceu na madrugada de ontem, no km 334. A viatura do Corpo de Bombeiros da Cidade Azul estava na rodovia federal para auxiliar no resgate de feridos em outro acidente, quando houve a colisão.
No primeiro acidente, um ônibus com placas de Garopaba bateu em um carro que vinha de Tubarão. Os bombeiros foram acionados. Quando prestavam o atendimento, um caminhão atingiu a viatura que estava no local. Quatro socorristas e o motorista do ônibus tiveram ferimentos leves. O acidente não chegou a gerar congestionamento, já que os veículos foram desviados pela via marginal.
Por conta do acidente, a preocupação da população era quanto ao atendimento dos bombeiros, por conta da viatura danificada. Isso tendo em vista que o quartel também possui outra viatura do mesmo porte, que está na oficina. De acordo com o relações públicas do Corpo de Bombeiros de Tubarão, o tenente André Corrêa Araújo, não há motivo para preocupação.
“Temos uma viatura que garantirá o atendimento. Não corremos o risco de ficar sem atender. Contamos com uma viatura mais antiga, que fará o trabalho necessário. A população pode ficar despreocupada. Temos um quartel bem estruturado”, destaca. O quartel contava com três viaturas, sendo a que está na oficina, a que foi atingida no acidente e a mais antiga, que deve atender a população

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Laguna recebe o espetáculo “Pessoas”
Fernando Pessoa e alguns dos seus heterônimos, como Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos, são a inspiração do espetáculo “Pessoas”. Trechos da obra do poeta português são o ponto de partida para a narração cênica feita pelo artista Sérgio Bello, de Florianópolis, que chega a Laguna.

Duas apresentações estão programadas para Laguna hoje às 14 e 19 horas, no auditório da Udesc, com entrada gratuita. Fernando Antônio Nogueira Pessoa foi um dos mais importantes escritores e poetas do modernismo em Portugal. Nasceu em 13 de junho de 1888 na cidade de Lisboa (Portugal) e morreu na mesma cidade, em 30 de novembro de 1935.
Ele utilizou em suas obras diversas autorias. Usou seu próprio nome (ortônimo) para assinar várias obras e pseudônimos (heterônimos) para assinar outras. Os heterônimos de Fernando Pessoa tinham personalidade própria e características literárias diferenciadas. A realização é do Sesc, por meio do projeto Palco Giratório. A classificação etária é de 12 anos.
Segunda-feira, 25/05/2015, às 06:00
Nos trilhos da alegria e da história
MARCELO BECKER
geral@diariodosul.com.br

Um grupo de 270 pessoas, entre adultos e crianças, fez uma viagem pelos trilhos da alegria e da história no sábado, com o passeio na Maria Fumaça do Museu Ferroviário de Tubarão. No trajeto até Laguna, quem também se encantou com a passagem do veículo a vapor que impulsionou a economia da região no século XIX foram os moradores de diversas comunidades e motoristas que passavam pela BR-101.

Às 8h os passageiros já estavam prontos para embarcar nos vagões estacionados no Museu Ferroviário. Pouco depois, o maquinista acionava o inconfundível apito a vapor, sinal de que a espetacular viagem estava para começar.
Nos assentos, as pessoas dividiam a atenção entre a paisagem e as melodias do gaiteiro que acompanhava a viagem. A interação entre o músico e os passageiros, o corre-corre das crianças pelo vagão e o apito da Maria Fumaça faziam da viagem um programa familiar inesquecível.
Em determinados lugares, o maquinista diminuiu a velocidade da locomotiva para que os passageiros pudessem observar e fotografar a paisagem. Foi assim durante a travessia no Canal de Laranjeiras, onde está a imponente ponte Anita Garibaldi.
“A passagem do trem também chamou a atenção dos moradores próximos dos trilhos em todo o percurso e também dos motoristas na ponte em Laguna, já que o trem passa bem ao lado da BR-101”, explica a presidente do Museu Ferroviário e organizadora do passeio, Lorilza Mateus de Oliveira.
O desembarque em Laguna foi nas proximidades da escola Nininha Guedes dos Reis, na localidade de Barbacena, onde os passageiros foram recepcionados por alguns moradores e puderam conhecer e comprar vários produtos do artesanato local. Entre a ida e a volta, o passeio durou cerca de quatro horas.
No próximo dia 13 de junho o Museu Ferroviário de Tubarão irá promover um novo passeio na Maria Fumaça. O destino será o Centro de Jaguaruna.
Neste dia o comércio local estará promovendo o “Dia D” e as lojas ficarão abertas em horário especial. A intenção dos organizadores do passeio é iniciar a viagem pela manhã para que os passageiros possam almoçar  nos restaurantes do Centro de  Jaguaruna.