Páginas

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Homem mata esposa e depois tira a própria vida


Tatiana Dornelles 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 
Um crime passional chocou os moradores de Laguna ontem à noite. Um homem atirou contra a companheira e se matou na sequência, no fim da tarde de ontem. O crime ocorreu na residência do casal, no bairro Vila Vitória. 

Marcos Antônio Pereira de Oliveira, de 41 anos, atirou contra a esposa, Fernanda Nunes Vieira, de 31. Posteriormente, ele se matou. De acordo com informações da Polícia Civil de Laguna, o crime ocorreu por volta das 18h de ontem.

Os dois estavam separados, segundo informações, mas viviam voltando com o relacionamento. O local do crime estava bagunçado e, por isso, a polícia acredita que tenha havido discussão.

O corpo de Fernanda foi encontrado no sofá, enquanto o de Marcos estava no chão da sala. A informação de populares era de que a filha do casal, de oito anos, saiu da escola por volta das 18h e tentou entrar na residência pela porta da frente. Sem sucesso, ela foi para a entrada de trás e encontrou os pais mortos. Com o susto, a garota saiu correndo. Parentes que moram em frente à casa teriam ouvido os barulhos e acionaram a polícia.

Os corpos foram recolhidos pelo Instituto Geral de Perícias (IGP) de Laguna. Com este caso, somente este ano foram 22 homicídios, sendo oito em Laguna - número que iguala a Cidade Juliana a Tubarão.
Em 2013
Em junho de 2013, também em Laguna, uma loja de artigos para noivas, no bairro Portinho, foi o local de um crime passional. Três pessoas morreram baleadas. Velarmir Eloi Perônio, 60 anos, entrou no estabelecimento comercial, atirou em sua ex-mulher, Saionara das Graças Perônio, 53, e no atual marido da vítima, Marcos Rogério Gonçalves, 49. Depois, Velarmir se matou com um tiro na cabeça. Ele e Marcos morreram na hora. Saionara foi encaminhada em estado gravíssimo ao Hospital Senhor Bom Jesus dos Passos, em Laguna, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no mesmo dia.

Jovem é preso acusado de cometer estupro


 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 
Um jovem de 20 anos foi preso na quarta-feira acusado de cometer estupro. O mandado de prisão foi cumprido no bairro Floresta, em Braço do Norte, e a abordagem foi realizada pela Polícia Civil e Militar da cidade.

De acordo com o delegado Marcelo Bitencourt, ele é suspeito de cometer outro estupro contra a mesma vítima, a ex-namorada. A adolescente, inclusive, era ameaçada pelo jovem e teve que sair da cidade.

Além de ser acusado de estupro, ele ainda é suspeito de cometer outros crimes, como receptação e adulteração de motocicleta, furtos e crimes contra o patrimônio. O jovem foi encaminhado para o Presídio Regional Masculino de Tubarão.

NOTÍCIAS



07/08/2015, 06:00

Prioridades da região para 2016 são escolhidas


Litiane Klein 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 
Os representantes dos municípios das regiões de Tubarão e de Braço do Norte priorizaram para o Orçamento de 2016 a conclusão das obras do Hospital Santa Terezinha, de Braço do Norte, e a construção, ampliação e reforma das escolas na área de abrangência da SDR de Tubarão. A decisão foi tomada durante a 30ª audiência do Orçamento Regionalizado (OR), realizada ontem no Salão Nobre da Unisul, em Tubarão.

Além disso, as duas regiões também incluíram no Orçamento para 2016 a pavimentação da SC-390 (Serramar – Rodovia Aggeu Medeiros), o alargamento da pista, a conclusão do projeto do terminal de passageiros e a construção do terminal de cargas do aeroporto de Jaguaruna, a construção de uma segunda ponte no centro de São Ludgero e a pavimentação da SC-108, que liga Santa Rosa de Lima a Anitápolis.

“Nossa região tem 42 escolas, 18 mil alunos, cerca de 1,6 mil servidores e quem frequenta a escola pública são as pessoas mais carentes”, descreveu Jaime Ondino Teixeira, de Tubarão. O reitor da Unisul, Sebastião Herdt, também defendeu investimentos em educação. “É uma aposta no capital humano”, declarou.

Regional de Laguna priorizou obras rodoviárias

Os representantes dos municípios da região de Laguna incluíram no Orçamento de 2016 a pavimentação da SC-437, que liga Imaruí a Pescaria Brava, e da GRP-010, entre Garopaba e Paulo Lopes, assim como o recapeamento asfáltico do acesso sul de Laguna. A decisão ocorreu durante audiência pública do Orçamento Regionalizado (OR), realizada ontem no plenário da Câmara de Vereadores de Laguna.

“Em um universo de 44 municípios, a situação social mais precária, o IDH mais baixo está em Imaruí”, descreveu o prefeito Manoel Viana, que defendeu a pavimentação da SC-437 para potencializar o crescimento regional. “Foi uma irresponsabilidade dos gestores dos últimos 60 anos não olharem para a infraestrutura de Imaruí e Pescaria Brava”, avaliou o prefeito, aludindo à mudança no trajeto da BR-101, que antes da construção da ponte sobre o canal de Cabeçudas passava pelas cidades de Imaruí e Pescaria Brava.

Lauri Machado, presidente da Associação de Moradores da Gamboa, pediu a ajuda dos deputados para agilizar a pavimentação da GR-010. “Quando chove não entra ônibus, não entra escolar, nem o caminhão de gás”, contou o morador.

José Nei Ascari (PSD) observou que a inclusão de uma obra no orçamento não garante sua execução. “Mas é o início do processo”, declarou.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

PM aposentado é suspeito de esfaquear ex-mulher grávida


Tatiana Dornelles 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 
Um policial militar aposentado é suspeito de esfaquear a ex-mulher, grávida de quatro ou cinco meses, na madrugada de ontem em Tubarão. Até o fechamento desta edição ele estava desaparecido.

O crime ocorreu no bairro São João, por volta de 0h50 de ontem. O homem, de 49 anos, teria esfaqueado diversas vezes a ex-mulher, de 35, em frente aos filhos. Ele, que é policial militar aposentado e natural do Rio Grande do Sul, está desaparecido.

Segundo informações do comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Giovani Silveira do Livramento,  o policial aposentado estava em processo de separação e afastado do lar. “Ele já é aposentado da polícia, estava com ação correndo na Justiça e, inclusive, teria problemas psiquiátricos”, conta.

Conforme o boletim de ocorrência, a vítima estava muito agitada, com vários ferimentos no corpo. Ela foi encaminhada pelo Samu ao Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC). Os filhos menores, que assistiram à agressão, ficaram sob os cuidados da avó.

De acordo com o comandante Livramento, a mulher está fora de risco de morte e a família está recebendo toda a assistência necessária.

O delegado da Polícia Civil, André Luís Mendes, afirmou que o quadro da vítima é estável. Ela estaria grávida de quatro ou cinco meses, mas não se sabe ao certo se perdeu o bebê em decorrência da agressão.

A Polícia Militar efetuou rondas na madrugada de ontem, mas o homem não foi localizado. O caso foi encaminhado à Polícia Civil, que está investigando e já colheu depoimentos de algumas pessoas.

Conta de luz terá reajuste de 3,61%

Com o novo aumento, o valor acumulado na tarifa é de quase 95% em 12 meses.
Florianópolis
A conta de luz terá um aumento médio de 3,61% em Santa Catarina. O reajuste nas tarifas da Celesc foi aprovado ontem pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).  Os novos valores serão aplicados a partir desta sexta-feira. Serão afetadas 2,7 milhões de unidades consumidoras.

Para os consumidores residenciais, o aumento será de 3,63%. Já para as indústrias, o acréscimo será de 3,59%. É o segundo reajuste de energia neste ano, que também soma-se à cobrança de bandeiras tarifárias.

Com o novo reajuste, o aumento acumulado na tarifa é de quase 95% em 12 meses. A projeção é feita pelo diretor de relações industriais da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). No último mês, a federação solicitou a suspensão do reajuste anual em virtude da dificuldade de repassar os valores aos consumidores em período de recessão.

Ao calcular o aumento, a Agência considerou a variação de custos que a empresa teve no ano. O cálculo inclui custos típicos da distribuição, energia comprada, encargos setoriais e de transmissão.

Variação por classe de tensão
Alta tensão em média - 3,59%
Baixa tensão em média - 3,63%
Média (baixa tensão e alta tensão) - 3,61%
A baixa tensão engloba as classes B1 (residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (rural - subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (iluminação pública).

Amurel tem novo prefeito na presidência

O prefeito de Gravatal, Jorge Leonardo Nesi, assumiu a presidência da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel). Nardo, como é conhecido, ficará no cargo durante este mês. Em setembro, ele deixa o comando para dar lugar ao prefeito de Grão-Pará, Amilton Alberton, o Breca, que também ficará à frente da diretoria por um mês. O rodízio de prefeitos ocorre depois de um acordo entre os dois prefeitos e o de Imbituba, Jaison Cardoso, que retornará ao posto em outubro. O acerto foi aprovado em assembleia.

Número de procedimentos é destaque

Gravatal
A defasagem de policiais civis em Santa Catarina é um dos principais temas discutidos nas delegacias nos últimos meses. Esta situação também ocorre em Gravatal que, mesmo com um número menor do que é o ideal, possui um grande volume de trabalho realizado nos últimos meses.

“No município já contamos com quatro policiais civis e hoje somos apenas dois. Número que deveria ser seis frente à grande demanda existente na região”, informou o chefe da delegacia, o policial civil Walker Mendes Cardoso.

Ele destaca que o setor é o que apresenta o maior número de procedimentos da 5ª Delegacia Regional de Polícia de Tubarão, a qual é formada por nove delegacias, cinco de comarcas e três especializadas.

“Se somarmos as seis últimas delegacias, empatam em número de procedimentos com a nossa da Cidade Hidromineral. O número de procedimentos é brutal em comparação com a quantidade de policiais civis”, destaca Walker.

Conforme o chefe da delegacia, as dificuldades no setor resultaram em medidas extremamente importantes para a superação de desafios. “Uma delas foi a celebração do convênio entre a PC, poder público, centros educacionais e universidades da região. Isto vai possibilitar a contratação de estagiários de direito, que realizarão um atendimento ao público mais eficiente, entre outras ações executadas pelo grupo”, finaliza Walker.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Homem tenta matar o irmão durante briga


Tatiana Dornelles 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 
Uma briga entre irmãos quase termina em tragédia para uma família de Tubarão. O caso aconteceu no bairro Passagem, na noite de sexta-feira. 

Os irmãos começaram a brigar quando o mais jovem, de 24 anos, pegou uma arma e disparou. Um dos tiros foi para cima, enquanto os outros dois foram em direção ao irmão mais velho, de 37 anos.
Segundo informações da vítima à Polícia Militar, o irmão mais novo havia comprado a arma, que poderia ter sido furtada. Após começarem a discutir, ele pegou o revólver e efetuou os disparos.
Depois de atirar contra o próprio irmão, o jovem de 24 anos fugiu do local. A Polícia Militar encontrou seis munições, sendo quatro intactas e duas deflagradas.
A polícia realizou rondas nas redondezas, mas o jovem não havia sido encontrado.

Mulher morre atropelada na BR-101


 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 
Ao tentar atravessar a BR-101, uma mulher de 53 anos morreu atropelada na rodovia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Tubarão, o atropelamento aconteceu no início da noite deste sábado, por volta das 18h20, na localidade de Cabeçudas, próximo à ponte Anita Garibaldi.
A vítima, Rosa Martins, de 53 anos, foi atingida por um carro Citroën C4 que seguia no sentido Norte/Sul da rodovia federal.
O corpo da mulher foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) de Tubarão.

Pássaros silvestres são apreendidos

São Ludgero
Uma denúncia levou a Polícia Militar (PM) de São Ludgero a apreensão de dez pássaros da fauna silvestre no município. Essa é a segunda ocorrência registrada na cidade em menos de uma semana.

Uma guarnição, na manhã de ontem, após receber informações que na cidade havia um encontro de criadores de pássaros foi até o local para averiguar a situação dos animais.

No evento os policiais encontram dez pássaros sem registro e licença para criação que foram apreendidos, além de 13 gaiolas. Durante a abordagem sete homens foram conduzidos à delegacia.

No último dia 29, na localidade de Parque das Acácias, uma guarnição flagrou dois jovens, de 18 e 22 anos, em um crime ambiental. Na residência os militares encontraram sete pássaros, oito gaiolas e duas armadilhas utilizadas para capturar os animais. 

Baleias são encontradas mortas na região


Litiane Klein 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 
Duas baleias de espécies diferentes foram encontradas mortas no Litoral da região da Amurel neste final de semana. No sábado, uma jubarte encalhou na praia de Campo Bom, em Jaguaruna, e ontem uma baleia-franca apareceu sem vida na Praia do Rosa, em Imbituba.

Conforme as informações da diretora de pesquisa do Projeto Baleia-Franca, Karina Groch, a baleia jubarte encontrada em Jaguaruna pode ter morrido em função de um enredamento. “Tivemos a informação de que, ao encalhar, a baleia estava com uma rede de pesca, mas ainda não temos certeza disso”, contou.
A baleia tinha em torno de um ano de idade, media 8,5 metros e era um macho. Em junho, outra baleia jubarte foi encontrada sem vida em Jaguaruna, também enrolada em uma rede de pesca. No mesmo mês, um filhote de jubarte teve um final feliz depois de um resgate no qual conseguiram libertar o animal que esteva enredado, na praia de Garopaba.
As baleias jubarte, que estão presentes em todos os oceanos, se deslocam todo ano para as águas tropicais do Litoral brasileiro com o objetivo de se reproduzir. O maior berço reprodutivo fica em Abrolhos, região costeira do sul da Bahia.
Já a baleia-franca encontrada morta em Imbituba ontem era um filhote nascido este ano. A morte foi provocada pela colisão com uma embarcação. O animal tinha 5,20 metros de comprimento e era uma fêmea. Este foi o segundo filhote de baleia-franca encontrado morto na área da Apa da Baleia-Franca nesta temporada. Todos os anos, as baleias-francas migram para o Litoral catarinense com os filhotes em busca de águas mais calmas e quentes.

Quatro assaltos são registrados no mesmo dia

Tubarão
Quatro assaltos à mão armada foram realizados neste sábado na região. Três deles em Tubarão e um em Capivari de Baixo.

O primeiro, mais violento, ocorreu por volta das 17h30min na avenida Pedro Zapelini, no centro da Cidade Azul. Um morador da via informou a Polícia Militar (PM) que dois homens morenos, armados com uma pistola preta, em uma motocicleta CG 150 vermelha, levaram R$ 3 mil, em dinheiro. Quantia direcionada a venda de bilhetes da Trimania.

Após a chegada da guarnição, o Corpo de Bombeiros Militar também foi chamado, para socorrer o vendedor atingido com uma coronhada na cabeça por um dos bandidos, antes da fuga.

Depois de uma hora, outro assalto ocorreu na rua Severiano Albino Corrêa, no bairro Fábio Silva. Um comerciante, de 52 anos, relatou a PM de um suspeito, com capacete e moletom preto, entrou em seu estabelecimento munido de uma pistola preta e anunciou o assalto. O ladrão saiu em seguida com R$ 150,00 em cédulas e alguns doces.

Mais tarde, por volta das 22h30min, o proprietário de um bar, de 34 anos, na rua Chile, no bairro Passagem, acionou uma guarnição, após ser assaltado por dois homens. O  comerciante  relatou que os suspeitos entraram em seu estabelecimento armados e levaram sua moto Honda CB 300 com placas do município. 

Assalto em Capivari de Baixo
Por volta das 22 horas um carro foi roubado na rua Antônio Luiz Bitencourt, no bairro Alvorada, em Capivari de Baixo. Um homem que estava próximo ao Clube Pedro Afonso, chamou a PM, quando percebeu que seu carro, Astra preto, foi levado por três suspeitos armados que seguiram com o veículo em direção ao trevo do município.