Páginas

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Dois fugitivos do Casep foram transferidos de TB

Três internos fugiram do Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep) de Criciúma ontem. Dois deles foram transferidos de Tubarão para a cidade. Um dos fugitivos foi detido por suspeita de envolvimento em homicídio. Outro é suspeito de cometer um furto e outro teria envolvimento em um assalto.

A fuga aconteceu quando um dos adolescentes rendeu um agente educador com uma faca, por volta das 11h50. No local havia quatro internos e três educadores que ficam desarmados. Os três fugiram no veículo da instituição e o agente foi liberado no estacionamento. O automóvel do Casep foi encontrado abandonado no bairro Maria Céu.
- See more at: http://diariodosul.com.br/SITE2015/noticia/21035/Dois-fugitivos-do-Casep-foram-transferidos-de-TB.html#sthash.hpSniyzG.dpuf
 


Redução de maioridade é aprovada

Apenas 24 horas após o plenário rejeitar a redução da maioridade para crimes graves, a Câmara dos Deputados colocou novamente o tema em votação e aprovou, na madrugada de ontem, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz de 18 para 16 anos a idade penal para crimes hediondos, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte.

Para virar lei, o texto ainda precisa ser apreciado mais uma vez na Casa e, depois, ser votado em outros dois turnos no Senado. A votação da madrugada se deu com 323 votos favoráveis, 155 contrários e 2 abstenções. Eram necessários ao menos 308 votos a favor para a matéria seguir tramitando.

Pelo texto, os jovens de 16 e 17 anos terão que cumprir a pena em estabelecimento penal separado dos menores de 16 e maiores de 18. Durante a segunda votação para a redução da maioridade penal, 15 dos 16 deputados da bancada catarinense mantiveram seus votos. Apenas Celso Maldaner (PMDB) mudou sua posição. De contrário em um primeiro momento, o deputado votou a favor na madrugada de quarta-feira.
- See more at: http://diariodosul.com.br/SITE2015/noticia/21037/Reducao-de-maioridade-e-aprovada-.html#sthash.PbAB1fsU.dpuf 


Bombeiros e PMs fazem rapel em prédio


Créditos: Marlon Fotografia/DS
Adrenalina e treinamento fizeram parte de uma atividade alusiva ao Dia do Bombeiro, realizada ontem, em Tubarão. Cerca de 20 profissionais, entre eles bombeiros e policiais militares, fizeram rapel em um dos maiores edifícios de Tubarão. O exercício aconteceu durante toda a manhã.

 De acordo com o relações públicas do Corpo de Bombeiros de Tubarão, tenente André Araújo, o simulado teve como função treinar os profissionais para um salvamento em altura. “É uma situação bastante difícil de acontecer, mas precisamos estar preparados para tudo”, destaca o tenente.

No treinamento, conforme pode ser conferido no vídeo exibido no canal do DS (www.youtube.com/user/diariodosulweb), os profissionais realizaram várias descidas pelo lado de fora do prédio. “É um salvamento que, se for feito, é um risco e tanto para a vítima e para o bombeiro. Temos todo o aparato que pode nos auxiliar em ocorrências como essa”, informa o bombeiro.

Ao todo, conforme Araújo, foram 70 metros de descida. Cada bombeiro e PM pode fazer duas descidas durante o rapel. As atividades em alusão ao Dia do Bombeiro seguem no sábado, no Parque Ambiental da Tractebel, em Capivari de Baixo.
- See more at: http://diariodosul.com.br/SITE2015/noticia/21034/Bombeiros-e-PMs-fazem-rapel-em-predio.html#sthash.Wy6GypZG.dpuf

Bombeiros de Laguna realizam Operação Alerta Vermelho


Créditos: Divulgação/Bombeiros Laguna
O Corpo de Bombeiros de Laguna iniciou nesta semana a Operação Alerta Vermelho. A atividade, promovida por ocasião do Dia do Bombeiro, consiste na visitação de residências com a distribuição de cartilhas para prevenir acidentes e incêndios.

Já foram visitados o Bairro Barbacena, Portinho e Vila Vitória, com aproximadamente 100 residências atendidas. - See more at: http://diariodosul.com.br/SITE2015/noticia/21051/Bombeiros-de-Laguna-realizam-Operacao-Alerta-Vermelho.html#sthash.sBNN2Tv8.dpuf

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Jovem de 20 anos é alvejado por três tiros

Depois de Imbituba registrar um homicídio no domingo, Sangão foi o alvo na noite de segunda-feira. Um jovem de 20 anos foi alvejado por três tiros no bairro Morro Grande. A tentativa de homicídio foi registrada por volta das 19h45, segundo a vítima relatou aos policiais. 

Conforme a polícia, o jovem contou que estava numa festa da igreja do Morro Grande quando dois homens em uma moto de cor preta passaram por ele e efetuaram vários disparos. Três tiros atingiram o jovem - um no braço esquerdo, outro na lombar e o terceiro na coxa direita da vítima.

O homem foi levado para o hospital por familiares e posteriormente transferido para Tubarão com lesões graves, mas fora de perigo. Segundo a vítima, o autor do crime mora em Jaguaruna e é um desafeto seu. Segundo a guarnição, não foi possível identificar o tipo de arma usada no fato. O caso segue sob investigação da Polícia Civil.
- See more at: http://diariodosul.com.br/SITE2015/noticia/20982/Jovem-de-20-anos-e--alvejado-por-tres-tiros.html#sthash.rXzNA815.dpuf

Tubarão registra dois assaltos em uma hora

A noite de segunda-feira contou com o registro de dois assaltos com uso de violência. O primeiro crime aconteceu por volta das 19h30, no bairro Humaitá de Cima, quando dois homens invadiram uma farmácia e anunciaram o assalto. Segundo a vítima, um deles estava armado com uma faca e teria feito ameaças.

Segundo a polícia, ambos usavam um capacete e após pegar o dinheiro do caixa, fugiram a pé, em direção à rua que fica atrás da farmácia. Do local foram levados cerca de R$ 1.000 e sete frascos de perfume de diversas marcas. No mesmo dia, cerca de uma hora depois, outro assalto foi registrado no bairro Morrotes.

O crime, conforme a vítima relatou à polícia, aconteceu quando dois homens com uma moto de cor grafite lhe abordaram e pediram sua carteira e seu celular. Em seguida, um deles deu um soco na boca da vítima, de 16 anos. O garoto pediu ajuda a um morador, que acionou a polícia.
- See more at: http://diariodosul.com.br/SITE2015/noticia/20984/Tubarao--registra-dois-assaltos-em-uma-hora.html#sthash.rYiFefI7.dpuf

Policiais são treinados para uso de carabina


Créditos: Lougans Duarte/DS
Para manuseio de novas carabinas recém-chegadas a Tubarão, 16 policiais do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM) participaram ontem de um treinamento no stand de tiro do Clube Caça e Tiro de Tubarão. Ao todo, cerca de 40 PMs serão treinados.

De acordo com o responsável pela instrução, major Dante Chierighini, mais duas turmas serão treinadas para o uso do novo armamento. “São armas mais leves e de fácil manuseio aos policiais que são treinados. Os próximos treinamentos, com mais duas equipes, devem acontecer neste mês ou em agosto”, antecipa o major.

Ainda segundo o major, a carabina é uma arma calibre.40. “Com os policiais sendo treinados, os profissionais estarão mais equipados para a proteção da sociedade”, informa Chierighini. Os próximos profissionais a receberam a instrução são PMs que atuam na radiopatrulha.
- See more at: http://diariodosul.com.br/SITE2015/noticia/20983/Policiais-sao-treinados-para-uso-de-carabina.html#sthash.BIE0GaTA.dpuf

Jovem golpeia com faca e é liberado após prisão

Um jovem de 23 anos é acusado de golpear um homem com uma faca na madrugada de ontem. O crime aconteceu, conforme a polícia, em São Ludgero, quando a vítima foi atingida no abdômen. O agressor foi identificado e preso pela Polícia Militar (PM), contudo, irá responder inquérito em liberdade.

De acordo com a PM de São Ludgero, por volta de 0h15 a guarnição foi acionada para se deslocar até o pronto-atendimento da cidade, onde um homem estava ferido. No local, a guarnição foi informada de que o fato havia ocorrido em Dona Jordina e que o autor estaria no local.

Chegando ao endereço, a PM viu um jovem saindo do local em uma moto. Desconfiando da atitude do motociclista, foi realizado um acompanhamento tático e o condutor foi abordado. Com ele foram encontradas duas facas, sendo que o mesmo ainda teria confessado a autoria do crime e relatou aos policiais que a intenção era matar a vítima.

O acusado foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Braço do Norte, mas acabou sendo liberado posteriormente, já que a delegada que estava de plantão entendeu que não era caso para prisão em flagrante e abriu um inquérito policial para apurar o caso. A vítima, de 31 anos, foi transferida para o Hospital de Braço do Norte, sem risco de morte.
- See more at: http://diariodosul.com.br/SITE2015/noticia/20974/Jovem-golpeia-com-faca-e-e-liberado-apos-prisao.html#sthash.l6Oq9SGQ.dpuf

A exemplo de Bombinhas

A prefeitura de Laguna quer implementar na cidade a taxa de entrada para turistas, a exemplo do que já acontece em Bombinhas, também no Litoral catarinense. Com isso, o dinheiro arrecadado seria revertido em melhorias no município. Por estar em elaboração, detalhes como valores e forma de pagamento ainda não foram pensados. Se for mesmo implantado - o que está em estudo de viabilidade -, o pedágio deve começar a ser cobrado já na próxima temporada. O que se espera, pelo menos, é que o valor não seja abusivo. Caso contrário, muita gente pode deixar de ir para Laguna.

Insônia Produtiva

Os alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unisul participaram do 3ª Insônia Produtiva. O evento promove uma competição saudável a fim de integrar e mostrar um pouco do dia a dia das profissões. Ao todo, foram sete equipes inscritas e mais de 100 pessoas presentes. A vencedora foi a equipe F1, formada por alunos dos primeiros semestres de Publicidade e Jornalismo. A equipe vencedora ganhou um final de semana no Laguna Tourist Hotel.

O fator Edinho 

Para compreender a formação de chapas na próxima eleição e a orientação estadual que pode ser decisiva, uma figura central é o deputado federal Edinho Bez. Seu mandato deve-se ao governador Raimundo Colombo, que muito penou para incluir um deputado federal em seu secretariado e abrir espaço para Edinho, primeiro suplente da aliança entre PSD e PMDB. Vale lembrar que os deputados federais que queriam ser secretários não agradavam o governador e os que agradavam não queriam ser secretários. Foi preciso muita conversa para que João Paulo Kleinubing topasse abrir espaço a Edinho.



Insegurança

Como suplente no exercício do mandato, Edinho deve sua atuação política a Colombo. Como ele se portará no ano que vem? Se algum dos titulares se eleger prefeito, Edinho assume a titularidade na Câmara. As candidaturas de João Rodrigues em Chapecó e do próprio Kleinubing, em Blumenau, portanto, lhe interessam.



Composição


Outro cenário é se esses não se candidatarem e o governador pedir a Edinho que o PMDB apoie determinado nome em Tubarão. Poderia o deputado suplente contrariar um pedido de quem sustenta seu mandato? Ou negar uma candidatura nessa situação?



Sinais 

O filho da suplente de vereadora Beth Xuxa foi recentemente nomeado para um cargo na Câmara de Vereadores de Tubarão. Coincidência ou não, Beth já garante que permanece no PSDB.

Antecipação de 13º 

O governador Raimundo Colombo anunciou ontem a autorização para o pagamento de 50% do 13º salário de 2015 para todos os servidores do Estado no dia 17 de julho. Com isso, o governo do Estado vai colocar na economia R$ 2,1 bilhões em apenas um mês.

Pronatec

Estão abertas as inscrições, até 3 de julho, para cursos técnicos gratuitos do Pronatec. Por meio do Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica), o candidato concorre às vagas a partir do desempenho no Enem. A Unisul oferece dois cursos no campus de Tubarão. O campus Tubarão disponibiliza 50 vagas para o curso Técnico em Logística, no período noturno, com 800 horas/aula. Outras 50 vagas estão abertas para o curso Técnico em Segurança do Trabalho, também noturno, com 1.200 horas/aula. Podem participar do processo seletivo Sisutec as pessoas que prestaram Enem, que não tenham zerado na redação e que concluíram o ensino médio em escola pública ou particular, com bolsa integral. As inscrições devem ser efetivadas no site do Sisutec. O resultado da seleção será divulgado no dia 7 de junho.
- See more at: http://diariodosul.com.br/SITE2015/noticia/20978/A-exemplo-de-Bombinhas-.html#sthash.eSkzXtAf.dpuf

terça-feira, 30 de junho de 2015

Jovem golpeia com faca e é liberado após prisão

Um jovem de 23 anos é acusado de golpear um homem com uma faca na madrugada de ontem. O crime aconteceu, conforme a polícia, em São Ludgero, quando a vítima foi atingida no abdômen. O agressor foi identificado e preso pela Polícia Militar (PM), contudo, irá responder inquérito em liberdade.

De acordo com a PM de São Ludgero, por volta de 0h15 a guarnição foi acionada para se deslocar até o pronto-atendimento da cidade, onde um homem estava ferido. No local, a guarnição foi informada de que o fato havia ocorrido em Dona Jordina e que o autor estaria no local.

Chegando ao endereço, a PM viu um jovem saindo do local em uma moto. Desconfiando da atitude do motociclista, foi realizado um acompanhamento tático e o condutor foi abordado. Com ele foram encontradas duas facas, sendo que o mesmo ainda teria confessado a autoria do crime e relatou aos policiais que a intenção era matar a vítima.

O acusado foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Braço do Norte, mas acabou sendo liberado posteriormente, já que a delegada que estava de plantão entendeu que não era caso para prisão em flagrante e abriu um inquérito policial para apurar o caso. A vítima, de 31 anos, foi transferida para o Hospital de Braço do Norte, sem risco de morte.
- See more at: http://diariodosul.com.br/SITE2015/noticia/20974/Jovem-golpeia-com-faca-e-e-liberado-apos-prisao.html#sthash.djym40Ad.dpuf

Homens armados invadem restaurante

Seis homens armados são acusados de cometer um assalto em um restaurante de Jaguaruna, localizado no bairro Morro Azul. O crime aconteceu nas proximidades da BR-101, por volta das 21h de domingo. Ainda durante a abordagem, um caixa do estabelecimento foi agredido com uma coronhada na cabeça.

De acordo com o boletim policial, as vítimas relataram que os seis homens portavam revólveres e uma arma maior. Do local, levaram dinheiro do caixa, joias da família e um carro de um dos clientes, usado para a fuga. O sexteto teria chegado ao estabelecimento em um veículo Corsa de cor vermelha, com placas de Araranguá, que também foi furtado no domingo.

 Ainda segundo o relato das vítimas à polícia, os assaltantes portavam um rádio com frequência da Polícia Civil e Militar. Na fuga, os acusados abandonaram os carros na BR-101. Mesmo após rondas, os suspeitos não foram encontrados.
- See more at: http://diariodosul.com.br/SITE2015/noticia/20973/Homens-armados--invadem-restaurante-.html#sthash.ofUugMbv.dpuf

Arma e drogas são apreendidas em Tubarão

Uma abordagem a um veículo no bairro Passo do Gado, em Tubarão, na madrugada de ontem, resultou na apreensão de drogas, arma e munições. No veículo, com placas de Pescaria Brava, seguiam dois ocupantes, um deles com 20 anos e com passagens por tráfico e receptação.

A abordagem aconteceu através do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Em seguida, a guarnição se deslocou até a casa do homem de 20 anos. Na residência foram encontrados no guarda-roupa de um dos cômodos 82 pedras de crack; 223 gramas de maconha; um revólver calibre .22; sete cartuchos do mesmo calibre; um colete à prova de balas da PM; uma tonfa; uma balança de precisão, além de material para embalar a droga.

Continuadas as buscas, foram encontrados duas caixas de som; duas placas de veículo, as quais estavam com registros de furto; uma serra; um blu-ray player; uma calculadora HP e dois telefones celulares. Diante dos fatos, os envolvidos e todo o material apreendido foram entregues na Delegacia de Polícia para os procedimentos cabíveis. Com essa apreensão totalizam-se 30 armas de fogo apreendidas neste ano de 2015 na região do 5º BPM.
- See more at: http://diariodosul.com.br/SITE2015/noticia/20972/Arma-e-drogas-sao--apreendidas-em-Tubarao.html#sthash.el71Aosh.dpuf

Comerciante é morto com facada

Daiane Fernandes

policia@diariodosul.com.br



Um comerciante de Imbituba foi morto no final da noite de domingo. Luiz Carlos Costa, 50 anos, não resistiu aos ferimentos após ser atingido por um golpe de faca no peito. O crime aconteceu no bairro Nova Brasília e foi flagrado por uma testemunha que estava nas proximidades.

Conforme relato da polícia, Luiz era dono de um estabelecimento que vendia lanches. Por volta das 23h40, foi abordado por um homem, que anunciou o assalto. Durante o crime, o suspeito desferiu um golpe de faca na vítima e veio em direção à testemunha.

Na abordagem, o suspeito exigiu os pertences pessoais da testemunha, sendo que esta lhe entregou sua carteira com dinheiro e documentos. O suspeito, após pegar os pertences, saiu correndo. O proprietário da lanchonete foi socorrido, mas chegou ao Hospital São Camilo sem vida.

A polícia trabalha com a informação de que o crime foi um latrocínio, ou seja, roubo seguido de morte. Ontem, um dos foragidos da fuga na Unidade Prisional Avançada (UPA) de Imbituba, ocorrida no dia 16, foi recapturado. Informações davam conta de que ele seria o suspeito do crime. No entanto, a testemunha dos fatos não o reconheceu.

Homicídios na Amurel

A morte de Luiz Carlos completa o 21º homicídio do ano na região da Amurel. Tubarão lidera com oito assassinatos, seguido de Laguna, com sete; Imbituba, com três; Armazém, Sangão e São Ludgero, com uma morte cada uma.
- See more at: http://diariodosul.com.br/SITE2015/noticia/20971/Comerciante-e-morto-com-facada-.html#sthash.iZ9PAI6j.dpuf

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Mulher é presa por subornar policiais em LG

Uma mulher de 31 anos foi presa na madrugada de sábado ao tentar subornar policiais militares da cidade para que liberassem seu veículo. A acusada, segundo a polícia, ofereceu R$ 200 para que os PMs a liberassem depois que ela foi flagrada dirigindo sob o efeito de álcool, enquanto trafegava pela BR-101.

Conforme a polícia, as imagens da tentativa de suborno foram registradas pelos militares. O flagrante aconteceu após uma denúncia de que uma mulher embriagada teria seguido em direção à BR-101, sentido a Tubarão. A abordagem ao veículo foi realizada na ponte de Cabeçudas, onde os militares flagraram o automóvel transitando a 20km/h em zigue-zague. Durante a abordagem, a condutora saiu do automóvel e, cambaleando, ofereceu dinheiro para que fosse liberada. Nesse momento, um dos policiais militares deu voz de prisão por corrupção ativa.

A mulher já possuía passagem pela polícia e foi presa em flagrante por dirigir sob efeito de bebida alcoólica e corrupção ativa, além de ser enquadrada pelo crime de falsidade ideológica, pois omitiu dos policiais seu verdadeiro nome.
- See more at: http://diariodosul.com.br/SITE2015/noticia/20956/Mulher-e-presa-por--subornar-policiais-em-LG.html#sthash.HQPb5GkA.dpuf
 

NOTÍCIAS



29/06/2015, 06:00

Policial Militar de folga auxilia prisão

Um policial militar de folga auxiliou na prisão de um homem no sábado, em Laguna. Conforme boletim, o PM observou um homem conduzindo uma bicicleta de procedência duvidosa. Em seguida, repassou as informações à Central de Emergência, através do 190.

Uma guarnição de radiopatrulha (RP) se deslocou para o local, abordando o suspeito no bairro Progresso. O homem relatou ter furtado a bicicleta do estacionamento de um supermercado. O homem e a bicicleta foram entregues na Central de Polícia para providências cabíveis.
- See more at: http://diariodosul.com.br/SITE2015/noticia/20957/Policial-Militar-de-folga-auxilia-prisao.html#sthash.bl1OBIRr.dpuf

Criança perde mãe e avó em acidente na BR-101

Daiane Fernandes

policia@diariodosul.com.br



Um acidente fatal tirou a vida de duas mulheres na madrugada de sábado, em Laguna. Elisete Terezinha Cardoso de Sousa, 62 anos, condutora do veículo, e sua nora, Michele Figueiredo dos Santos, 31 anos, morreram na colisão. Um menino de nove anos, filho de Michele, ficou encarcerado e foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros com vida.



De acordo com a guarnição que atuou no resgate, o menino de nove anos estava no banco traseiro de veículo no momento do choque. Para retirá-lo foi necessário fazer o desencarceramento e, após todos os procedimentos, a criança - que relatou sentir forte dores na região do tórax - foi encaminhada ao Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, onde se recupera.

O acidente aconteceu por volta das 5h de sábado, quando Elisete, que conduzia o Gol com placas de Cocal do Sul, realizou uma ultrapassagem e teria provocado o acidente envolvendo dois caminhões na BR-101, Km 315, próximo ao aterro da Ponte de Cabeçudas, em Laguna.

Segundo informações da polícia, após a ultrapassagem, o Gol colidiu com um caminhão e capotou em seguida. O menino, a mãe e a avó estariam seguindo para o Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis. Michele estava levando o filho para morar com ela na Bahia, sendo que o menino atualmente morava com a avó.
- See more at: http://diariodosul.com.br/SITE2015/noticia/20954/Crianca-perde-mae-e-avo-em-acidente-na-BR-101.html#sthash.iDWFkAon.dpuf

Incêndio mobiliza bombeiros

Um incêndio registrado na tarde de ontem, em Jaguaruna, mobilizou os Bombeiros Voluntários da cidade. O fogo teve início por volta das 14h e atingiu a vegetação no bairro Encruzo, nas proximidades do quartel. Para o local foi deslocada uma viatura com três bombeiros, sendo constatado que o fogo atingia uma área de 500 metros quadrados. 

No local não havia residências, porém, com o forte vento, as chamas se espalharam rapidamente, o que demandou trabalho rápido dos combatentes para controlar os focos e evitar que se propagassem por uma área ainda maior. Os bombeiros utilizaram abafadores e levaram cerca de 30 minutos para debelar o fogo.
- See more at: http://diariodosul.com.br/SITE2015/noticia/20955/20955/Incendio-mobiliza--bombeiros-.html#sthash.FOIfVwzH.dpuf