Páginas

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Primeiras baleias francas da temporada chegam a Laguna
As primeiras baleias francas foram vistas em Laguna. Moradores da região e a Polícia Ambiental clicaram as primeiras visitantes desta temporada no Farol de Santa Marta. No ano passado, a preferência das baleias francas foi as águas costeiras de Laguna. Este ano ainda é cedo para saber.
Oficialmente, o período de permanência das baleias nas praias do Litoral Sul catarinense começa em julho e segue até novembro. Essa é a época em que as baleias procuram as águas calmas e mais quentes para se acasalar, parir e amamentar seus filhotes.
Os mamíferos que acasalaram no ano passado estão retornando para procriar. De acordo com o Instituto Baleia Franca, o período estimado de gestação é de 12 meses. Enquanto permanecem nesta região, as baleias adultas não se alimentam.
Baseado no monitoramento que vem sendo realizado nos últimos dez anos, a bióloga do Instituto da Baleia Franca, Karina Kroch, afirma que mais de cem baleias devem chegar ao Litoral Sul (área que compreende a APA da Baleia Franca) nesta temporada. Desde 1987, são 670 baleias francas catalogadas pelo Instituto.