Páginas

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Barco naufraga em Laguna e pescadores são resgatados.

Um barco de pesca industrial com cerca de 25 metros de comprimento naufragou por volta das 4h desta sexta-feira nas proximidades da Ilha dos Lobos, em Laguna. Os oito ocupantes conseguiram avisar pelo rádio a uma outra embarcação que estava nas proximidades e foram resgatados na ilha pelo Corpo de Bombeiros.
O naufrágio ocorreu por conta de uma pane no sistema elétrico do barco. Quando todos os equipamentos e aparelhos deixaram de funcionar a embarcação ficou à deriva. Os oito pescadores relataram o problema a um outro barco, vestiram os coletes salva-vidas e pularam no bar.
Os barco acabou batendo pouco depois nas pedras da ilha e afundou. Os pescadores ficaram aguardando pelo resgate na própria Ilha dos Lobos. Dois deles tiveram ferimentos leves e foram levados ao Hospital Senhor Bom Jesus dos Passos.
A Capitania dos Portos vai investigar o acidente.

Zenon: passado e presente do futebol


Guilherme Simon 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 
Todo mundo queria uma foto com Zenon. O ex-jogador tubaronense esteve na cidade para participar de um encontro com ex-atletas e ex-dirigentes na noite de ontem, no Amistoso Pub, no Farol Shopping. Em entrevista ao DS, o craque, que começou a carreira no Hercílio Luz e chegou à Seleção Brasileira, falou um pouco sobre sua trajetória e fez uma rápida análise sobre o cenário atual do futebol na cidade.

“A única vez que o vi um time daqui fazer sucesso nos últimos anos foi quando o Tubarão disputou a Copa Sul-Minas, e foi quando só havia um clube”, afirmou Zenon. Ele disse também que acompanha as campanhas dos times da Cidade Azul e que acredita que falta estrutura para que eles possam ser fortes novamente. “Além disso, sei que existe essa questão da rivalidade, mas hoje em dia o futebol precisa de parceiros”, observou o ex-jogador.

Considerado um dos maiores atletas que a cidade já teve, Zenon vê o título com lisonja. “Eu fico muito feliz de ser reconhecido dessa forma pelas pessoas. Tentei representar a cidade e o Estado da melhor forma possível quando joguei. Acho que consegui cumprir esse objetivo”, disse.

Zenon falou, ainda, sobre os momentos que mais marcaram a sua carreira profissional. Segundo ele, não há nada que se compare com as vezes em que defendeu a camisa verde-amarela. “Acho que tive bons momentos em todos os clubes, mas, sem dúvidas, a passagem pela Seleção Brasileira foi um momento ímpar na minha vida”, afirmou o craque.

Ao fazer um paralelo com a vida dos jogadores nos dias de hoje, Zenon acredita que antigamente o esporte era mais competitivo para os atletas. “Era muito mais difícil conseguir se destacar porque havia muitos jogadores de qualidade”.

Aos 61 anos, Zenon trabalha como comentarista esportivo em uma emissora de TV da cidade de Campinas, em São Paulo, onde mora. Em Tubarão, ele costuma vir para visitar a mãe e rever os amigos, em encontros como o da noite passada. “Eu fico envaidecido de estar aqui relembrando a minha carreira com ex-companheiros. É um momento de muita alegria”.

O bate-papo foi mediado pelos comunicadores Paulo Garcia e Milton Alves. Além de Zenon, outros ex-jogadores e dirigentes do Hercílio Luz e do Ferroviário, times que marcaram época no futebol regional, estavam presentes.

Trajetória

Zenon de Souza Farias nasceu em Tubarão e começou a carreira aos 17 anos, jogando pelo Hercílio Luz. Durante duas décadas atuando como meia armador, o atleta defendeu várias equipes dentro e fora do país. Teve passagens pelo Avaí e Guarani (SP), onde foi um dos principais jogadores da campanha do time que conquistou o Brasileiro de 1978, marcando gol nas finais.

Pela habilidade e precisão nos lançamentos e cobranças de falta, Zenon chegou à Seleção Brasileira. Teve, ainda, passagens pelo Al-Ahli, da Arábia Saudita, Corinthians, Atlético-MG, Portuguesa e Maringá. O jogador conquistou títulos em praticamente todos os clubes em que atuou. O último time defendido por ele foi o São Bento de Sorocaba, em 1991, quando encerrou a carreira. Mas o fato não o impediu de participar de quatro Copas do Mundo com a Seleção Brasileira máster, então comandada pelo locutor Luciano do Valle, e ser tricampeão (1989, 1991 e 1995).

NOTÍCIAS



21/08/2015, 06:00

Comunidade pede reabertura da Barra de Cabeçudas


 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 
Devido ao estreitamento do canal da ponte de Cabeçudas, em Laguna, que possui apenas 80 metros de largura, as lagoas de Imaruí e Mirim, em Imbituba, sofrem com a dessalinização das águas, o que afeta diretamente a produção de camarões e, consequentemente, a sobrevivência de milhares de famílias que dependem da atividade pesqueira na região.
Para tentar solucionar a situação, a comunidade pesqueira e algumas lideranças entregaram ao superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Vissilar Pretto, um documento que solicita a elaboração de uma medida compensatória com a retirada do aterro ou então a abertura de galerias profundas que possibilitem uma maior passagem de água e, assim, a ressalinização das lagoas.

O deputado estadual Neodi Saretta, presidente da comissão de Pesca da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, participou da reunião para debater a possibilidade de reabertura do aterro da ponte. A reunião foi solicitada pelo secretário de Pesca e Aquicultura de Imaruí, Luciano Boico, da qual participaram Volnei Tomé, do Sindicato dos Pescadores; o presidente da Associação de Pescadores de Imaruí e Região, Marciano Ribeiro da Silva, e Oclides Rodrigues, do Instituto de Políticas Públicas e Sociais (fotos).


Segundo o secretário da Pesca, Luciano Boico, “este é só início das atividades”. “Pretendemos visitar outros órgãos e fazer uma ação integrada entre todos os envolvidos para que desta vez o processo inicie e termine com obras concretas”, diz Boico.

NOTÍCIAS



21/08/2015, 06:00

Homem é preso com peças furtadas


 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 
Um homem de 37 anos, de Tubarão, foi preso na Cidade Azul pelo crime de receptação qualificada. Isso porque foram apreendidas com o acusado peças de veículo automotivo furtados. Essas peças seriam vendidas para terceiros.

A prisão aconteceu na noite de terça, após denúncias feitas à Divisão de Combate a Furtos e Roubos (DCFR). No local, centralizado bairro Humaitá de Cima, os policiais encontraram, em um depósito, as peças automotivas que vieram de veículos com registro de furto/roubo do Estado de São Paulo.

Após os procedimentos pertinentes, o homem foi encaminhado ao Presídio Masculino de Tubarão. Se condenado, o acusado pode pegar de três a oito anos de reclusão e multa.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

UPA de Laguna passará por mudanças


Alvo de constantes inspeções, tendo até mesmo celas interditadas este ano, conforme a direção, a Unidade Prisional de Laguna será submetida a uma série de ações a fim de resolver os problemas de superlotação, infraestrutura e insalubridade do espaço. As mudanças devem acontecer através do Estado, que aceitou acordo judicial proposto pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

O acordo foi proposto em audiência de conciliação de uma ação civil pública proposta pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Laguna, após sucessivas vistorias nas quais o Corpo de Bombeiros, a Vigilância Sanitária e engenheiros do município atestaram a situação crítica da Unidade Prisional Avançada de Laguna.

Conforme o diretor da Unidade, Aderson Pinho Remor Filho, no que diz respeito à superlotação, o espaço, que permite a permanência de 79 presos, atualmente está com 124 detentos, ou seja, quase o dobro da capacidade permitida. “Mesmo com todo o esforço do departamento, fazendo melhorias, a situação era bastante crítica”, informa o diretor.

Localizada no centro da cidade, ao lado de uma universidade e de outros prédios públicos, os laudos apontam excessiva insalubridade e risco acentuado de acidentes e de fugas em massa, em função da falta de manutenção na edificação da unidade prisional e do número excessivo de presos.

Na ação civil pública, a promotora de Justiça Sandra Goulart Giesta da Silva detalha os problemas apresentados nos laudos, que põem em risco a segurança e a saúde dos funcionários e dos presos. Ela ressalta que, apesar de destinar-se apenas a presos provisórios, é grande o número de condenados que deveriam estar em outros tipos de estabelecimentos prisionais. Com o acordo judicial, o Estado deverá tomar uma série de providências no prazo máximo de 180 dias, a fim de sanar as irregularidades.

Iluminação da ponte em LG gera contradição


 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 
O Dnit informou ontem que a prefeitura de Laguna assumiu a iluminação da Ponte Anita Garibaldi e tudo estava resolvido. Poucos minutos depois, o governo municipal informou que vai continuar questionando a definição sobre a despesa com a energia ao órgão.

Na segunda-feira encerrou o contrato com o Consórcio Sadenco/Quantum, responsável pela iluminação da ponte. De acordo com o Dnit, em contato com o chefe da Agência Regional da Celesc de Tubarão, engenheiro Giocondo Tasso, e com o prefeito Everaldo dos Santos, ficou acertado que o município vai assumir o custo, algo em torno de R$ 12 mil/mês.

Ainda segundo o Dnit, desde a criação da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (Cosip), em 2002, o órgão não incorpora em seu orçamento anual verbas para iluminação de rodovias. “Não existe outra alternativa para a iluminação pública de segmentos que não seja o desembolso de recursos pelos próprios municípios envolvidos, através da Cosip ou da concessionária local”, informa o Dnit.

Já a prefeitura informou que a procuradoria do município irá entregar um ofício ao superintendente do órgão, Vissilar Preto, questionando a definição sobre o sistema de iluminação da ponte. “Acredito que vamos encontrar uma saída. Posso garantir que vou lutar até o fim para que o município não pague, mas não vamos deixar a ponte às escuras. Acho errado um investimento como esse não ter R$ 10 mil para pagar a conta”, disse o prefeito Everaldo dos Santos.

Laguna já tinha informado que não iria assumir o compromisso com o pagamento da iluminação, não apenas por questões orçamentárias, econômicas e financeiras, mas também por restrição legal. “O município de Laguna não tem como assumir, por falta de amparo legal, a iluminação, até porque, segundo o caput do art. 358, a iluminação pública no município de Laguna é tida como aquela realizada dentro das vias sob responsabilidade e fiscalização do próprio município, o que não é o caso da ponte”, completou.

Dois acusados de estelionato são presos na região


 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 
Uma mulher e um homem foram presos na terça-feira, acusados de praticar estelionato. Em Tubarão, uma mulher de 50 anos, natural de Ituporanga, foi presa pela equipe de policiais civis da Divisão de Combate a Furtos e Roubos, em cumprimento a um mandado de prisão decorrente de sentença condenatória pelo crime.

A prisão aconteceu na residência de uma conhecida da acusada, localizada no Centro de Tubarão. A proprietária da casa, a princípio, tentou ocultar a presença da condenada, porém, sendo advertida da possibilidade de responder criminalmente pelo crime de favorecimento pessoal, permitiu a entrada dos policiais civis para que efetuassem a prisão.  Após os procedimentos cabíveis, a condenada foi encaminhada ao Presídio Feminino de Tubarão.

A segunda prisão ocorreu em Gravatal. Por volta das 18h, a Polícia Militar (PM) da cidade foi acionada para atender uma briga em um bar no bairro Bela Vista. No local, a guarnição constatou que um homem havia sido vítima de um golpista e que o mesmo acabou agredindo o acusado.

O homem, segundo informações da polícia, se passava por funcionário de um frigorífico e dizia que conseguia vender carne por um preço bem abaixo do valor de mercado. Várias pessoas deram um adiantamento em dinheiro para a compra da carne, no entanto, nunca receberam o produto. O autor dos golpes repassava que seu nome era Jhon. Contudo, a polícia descobriu o nome era falso e que ele possuía várias passagens criminais.

Comunidade pesqueira pede reabertura

A dessalinização das águas das lagoas afeta diretamente a produção de camarões.
Imaruí
Devido ao estreitamento do canal da ponte de Cabeçuda, em Laguna, que possui apenas 80 metros de largura, as Lagoas de Imaruí e Mirim, em Imbituba, sofrem com a dessalinização das águas, o que afeta diretamente a produção de camarões e, consequentemente, a sobrevivência de milhares de famílias que dependem da atividade pesqueira na região.

Para tentar solucionar a situação, a comunidade pesqueira e algumas lideranças entregaram ao superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Vissilar Pretto, um documento que solicita a elaboração de uma medida compensatória com a retirada do aterro ou então a abertura de galerias profundas que possibilitem uma maior passagem de água e, assim, a ressalinização das lagoas.

O deputado estadual Neodi Saretta participou ontem de uma reunião com Vissilar para debater a possibilidade de reabertura do aterro da ponte. A reunião foi solicitada pelo secretário de pesca e aquicultura de Imaruí, Luciano Boico, Volnei Tomé, do Sindicato dos Pescadores, e o presidente da Associação de Pescadores de Imaruí e Região, Marciano Ribeiro da Silva.

“A abertura do canal é importante para garantir a fonte de renda das famílias que dependem da pesca”, destacou o deputado.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Jovem é amarrada em matagal

Uma jovem de 21 anos está buscando, junto à polícia, o homem suspeito de estuprá-la na noite de domingo. O crime aconteceu por volta das 21h, no Centro de Capivari de Baixo. A vítima estava caminhando na avenida Nações Unidas quando foi atacada, arrastada, amarrada e obrigada a fazer sexo oral no suspeito.

Conforme relato da vítima à polícia, ela seguia nas proximidades do Parque Ambiental Tractebel quando percebeu que estava sendo seguida. Alguns metros à frente, o agressor a alcançou e lhe atacou com um golpe conhecido como “mata-leão”, ou seja, quando a vítima é agarrada pelas costas, tendo o pescoço imobilizado.

Em seguida, a jovem foi arrastada para um matagal. “No local, segundo a mulher, ela foi amarrada e, posteriormente, teve a roupa tirada pelo suspeito. Logo após, ela teria sido obrigada a praticar sexo oral no homem”, informa um policial civil. A vítima, ao tentar resistir ao crime, foi agredida pelo homem e teve várias lesões.

Após cometer o crime, o suspeito fugiu e deixou a jovem no matagal. Mesmo debilitada, a vítima conseguiu se soltar e foi até a avenida, onde pediu ajuda. Para a Polícia Civil, após registrar o Boletim de Ocorrência (BO), a vítima descreveu o agressor como sendo um jovem com cerca de 30 anos, 1,70 metros, pele clara e forte.

Com a descrição do suspeito, a Delegacia de Polícia de Capivari de Baixo, após o registro do BO, deu início às investigações. Até o fechamento desta edição, nenhum suspeito havia sido preso.

NOTÍCIAS



17/08/2015, 06:00

Homem é espancado e achado em estado grave



Um homem de 30 anos quase morreu ao ser espancado na sexta-feira. Ele foi encontrado em estado grave em uma gruta. A vítima foi encontrada por pessoas que passavam pelo local e ouviram os gemidos.

A Polícia Militar foi acionada e, ao chegar ao local, notou que a vítima havia sido espancada e estava em estado grave. Ele foi conduzido pelo Corpo de Bombeiros ao pronto-atendimento de Capivari, mas devido à gravidade teve que ser transferido ao Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão. O caso foi encaminhado à Polícia Civil para investigação e procedimentos cabíveis.