Páginas

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Ação Direta de Inconstitucionalidade / laguna

Venho com enorme felicidade relatar que a Lei que consede isenção de IPTU para as familias de Baixa renda foi considerada constitucional pelo Tribunal e consequentemente foi julgada inconstitucional a ação do prefeito de Laguna que tentou derrubar esta lei veja em anexo:

keli cordeiro oliveira,na luta pelo bem,do povo de laguna.




22/07/2011 13:55

Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina

Pesquisar por : Pesquisar por nome completo
Nome parte
:


Dados do Processo
Processo 2010.016352-3 Ação Direta de Inconstitucionalidade
Distribuição DESEMBARGADOR ELÁDIO TORRET ROCHA, por Sorteio em 25/03/2010 às 20:04
Órgão Julgador ÓRGÃO ESPECIAL
Origem Laguna
Objeto da Ação Declarar a inconstitucionalidade da Lei Complementar n. 159 de 19/06/07.
Número de folhas 0
Última Movimentação 20/07/2011 às 14:00 - Julgamento por Acórdão

Última Carga Origem: Órgão Especial (Divisão de Secretarias) Remessa: 17/06/2011
Destino: Desembargador Eládio Torret Rocha Recebimento: 20/06/2011
Partes do Processo (Principais)
Participação Partes ou Representantes
Requerente Prefeito Municipal de Laguna
Advogado: Adriano Teixeira Massih (8089/SC)
Requerido Município de Laguna
Advogado: Gelson Luiz de Souza (21096/SC)
Requerido Câmara de Vereadores do Município de Laguna
Movimentações (Últimas 5 movimentações)
Data Movimento
20/07/2011 às 14:00 Julgamento por Acórdão
Decisão: por maioria de votos, julgar improcedente o pedido. Vencidos os Exmos. Srs. Des. Jaime Ramos, Des. José Volpato de Souza, Des. Sérgio Roberto Baasch Luz e Des. Fernando Carioni que votaram pela procedência do pedido. Custas legais.
20/07/2011 às 14:00 Improcedente
06/07/2011 às 14:00 Julgamento Adiado
Data da pauta: 20/07/2011
20/06/2011 às 12:14 Recebido pelo gabinete
17/06/2011 às 18:18 Remessa ao gabinete
Incidentes e Recursos
Não há Incidentes e Recursos vinculados a este processo.
Documentos Publicados
Não há Documentos Publicados


Os resultados apresentados são de caráter informativo, não substituindo avisos ou intimações publicados no Diário de Justiça
v1.6.0-0

Tomada de Laguna contada pelo Twitter pelo DC entra em uma nova fase

Tomada de Laguna contada pelo Twitter pelo DC entra em uma nova fase
Nesta sexta, Giuseppe Garibaldi e sua frota chegam a Santa Catarina e naufragam em Jaguaruna
O Diário Catarinense está tuitando a chegada da revolução farroupilha em Santa Catarina por meio dos personagens que viveram a história. A saga, que começou a ser recontada em junho deste ano pelo Twitter, entra em uma nova fase a partir desta sexta-feira, quando completam 172 anos do dia que Giuseppe Garibaldi (@gpgaribaldi) e sua frota entraram em Santa Catarina e naufragaram no litoral.

Siga a lista no Twitter
Assista ao vídeo-teaser do projeto

Nesta madrugada, a pequena frota de Garibaldi chega a Passo de Torres — limite entre SC e RS — e alcança o litoral da então província de Araranguá pelas 16h — onde hoje é a cidade de Jaguaruna. Já próximo da Vila de Laguna, o barco do revolucionário naufraga e todos companheiros conterrâneos ao italiano morrem, em um momento que marcará Garibaldi para sempre.

Conhecido hoje como Laje da Jagua, o local é propício ao surfe e recebe campeonatos internacionais. Para conhecer o que estava por baixo do mar, uma equipe de surfistas resolveu fazer uma exploração subaquática e localizou o ponto em que o barco de Giuseppe teria batido e naufragado. Segundo o fotógrafo da equipe Jaime Redivo Jr, no local ainda ocorrem acidentes com barcos e surfistas desavisados.




As próximas duas semanas da saga mudam a história de Laguna. A cidade se torna um marco para a Revolução Farroupilha quando parte da província catarinense deixa de pertencer ao Império e vira a República Catarinense – ou Juliana, por ter sido proclamada em julho.

Conheça todos os personagens


Quando Ana vira Anita

No projeto especial, Ana de Jesus Ribeiro ganha um perfil no Twitter (@anajesusr) e narra a chegada de revolucionários na sua Vila de Laguna. Saída de um casamento fracassado com o sapateiro da cidade, Ana se apaixona pelo italiano Giuseppe Garibaldi, que a chama carinhosamente de Anita. Ele a transforma em uma das mulheres mais famosas do mundo ao levá-la para lutar pela independência do sistema vigente no Brasil, no Uruguai e na Itália.

Base histórica

Para reconstituir a história que marcou Santa Catarina, o Diário Catarinense pesquisou fundo documentos, cartas trocadas, ofícios expedidos, jornais e livros de memórias. Muitos acontecimentos são esperados ao longo dos próximos cinco meses, além da Tomada de Laguna, que acontece no dia 22 de julho: o transporte de dois grandes barcos por terra no Rio Grande do Sul, o naufrágio de um dos barcos em Jaguaruna, a proclamação da República Juliana, a retomada de Laguna pelos legalistas e o dia que Ana vira Anita Garibaldi.

Polícia já tem suspeito de matar garota de programa no Sul de Santa Catarina

Caso não teria relação com o assassinato de outra mulher na semana passada
A polícia já tem um suspeito de ter assassinado uma garota de programa, cujo corpo foi encontrado nesta quarta-feira em Santa Rosa do Sul, no Sul de Santa Catarina. A mulher de 29 anos foi violentada e asfixiada.

A identidade do suspeito não foi divulgada para não atrapalhar as investigações. A polícia acredita que a mulher não tenha sido morta na cidade, mas apenas o corpo deixado lá. A vítima apresentava vários hematomas no rosto.

Segundo as investigações, indícios apontam que o crime não teria relação com a morte de outra garota de programa, encontrada na semana passada em Balneario Gaivota, a 15 quilometros de Santa Rosa do Sul. O primeiro caso tem caracteristicas diferentes: a mulher foi executada e não houve violência sexual. A polícia ainda desconfia que o assassinato tenha sido premeditado.

O corpo da mulher encontrada em Santa Rosa do Sul foi liberado na manhã desta quinta-feira. A mãe e a irmã da vítima, que moram em Laguna, fizeram o reconhecimento.

Segurança

Corpo de suposta garota de programa é encontrado na BR-101

Familiares de R.S.J., 29 anos, natural de Laguna, estarão nesta manhã no Instituto Médico Legal (IML) de Araranguá com o objetivo de reconhecer o corpo encontrado na manhã de ontem em Santa Rosa do Sul. A Polícia Militar foi acionada, por volta das 7h50min, por um morador do Bairro Glorinha, que iria levar a filha ao colégio, quando encontrou o corpo da mulher às margens da BR-101, caído em um barranco próximo ao viaduto.

O IML constatou asfixia como causa da morte. Suspeita-se que a vítima seja garota de programa, já que foram localizados diversos preservativos próximos ao corpo. Policiais civis chegaram ao nome de R., já que em uma pochete próximo ao corpo foi encontrado um carnê de um estabelecimento comercial.

A Polícia Militar, que também esteve no local, constatou um ferimento no olho direito do cadáver. Foi averiguado que contra R., havia um mandado de prisão em aberto pelo crime de furto. A perícia também constatou hematomas na região anal. Conforme a PM, ela estava com as calças arriadas quando foi localizada.

Segundo informações da investigação, a mulher atuava como garota de programa em um posto de gasolina situado no trevo de Itapirubá, próximo a Garopaba.



Colombo oficializa investimentos na região

Ampliar Imagem
O governador do Estado, Raimundo Colombo, chegou na tarde de hoje a Criciúma para tornar oficial os investimentos que serão feitos nas áreas de Infraestrutura e Saúde. Acompanharam Colombo na comitiva o vice-governador, Eduardo Pinho Moreira e o secretário estadual da Saúde, Dalmo de Oliveira, além de lideranças da região.

A chegada foi tumultuada. Professores da rede estadual de ensino, indignados com a aprovação do PLC 026/11, se colocaram no caminho do governador e de deputados.

Durante o discurso no auditório da sede da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), Colombo ressaltou que fez o que estava ao alcance do Governo para satisfazer às exigências salariais do Magistério. Afirmou que a crise na educação é um fenômeno mundial, em virtude da rapidez com que evoluem os métodos de ensino e aprendizado.

Explicou, também, a importância dos investimentos na área Infraestrutura, que devem minimizar os problemas que a indústria catarinense tem enfrentado em relação ao real excessivamente valorizado, que desfavorece a exportação.

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, enfatizou a importância do investimento que estimulou o Hospital São José a dar continuidade na administração do Hospital Municipal Infantil Santa Catarina. Ele agradeceu aos vereadores, ao secretário do Sistema de Saúde e ao Governo estadual, por ter sido, de acordo com Salvaro, "o primeiro a reconhecer a responsabilidade do Estado em relação o (Hospital) Santa Catarina".

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Mais câmeras de segurança:

O Ministério da Justiça, através da Secretaria de Direito Econômico - Conselho Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos, assinou o convênio com o município para implantação de um sistema de monitoramento, via câmeras, dos prédios e praças do centro histórico de Laguna.

O valor do repasse é de R$ 400.000,00, com um contrapartida do município de R$ 75.534,86.

O Governo Municipal está elaborando o edital para dar início ao processo de licitação para a instalação do projeto, que prevê a implantação de um Circuito Fechado de TV (CFVT) e monitoramento dos principais prédios históricos, bem como, fornecer segurança aos moradores.

Ao todo serão 18 câmeras. Com o objetivo de colocar o CFTV em funcionamento será necessária a contratação de empresas para realização de assistência na implantação do projeto, instalação dos equipamentos, configuração, testes e realização de treinamento dos Guardas Municipais que farão a operação do sistema.


a festa julina promovida pelo cras,movimentou vila vitoria

O que é o Cras?

É o Centro de Referência de Assistência Social, também conhecido como Casa das Famílias. É a “porta de entrada” dos usuários na rede de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). É uma unidade pública responsável pela oferta de serviços de proteção social básica de assistência social às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social.
Seus programas, projetos, serviços e benefícios devem se destinar à população em situação de risco social.

O que é oferecido no Cras?

- apoio às famílias e indivíduos na garantia dos seus direitos de cidadania, com ênfase no direito à convivência familiar e comunitária;
- serviços continuados de acompanhamento social às famílias ou seus representantes;
- visita e entrevista às famílias que estejam em situações de risco e quase-risco;
- acolhida para recepção, escuta, orientação, referência e encaminhamentos;
- palestras voltadas à comunidade ou à família, seus membros e indivíduos;
- oficina de convivência e de trabalho socioeducativo para famílias, seus membros e indivíduos, ações de capacitação e de inserção produtiva;
- campanhas socioeducativas, reuniões e ações comunitárias, articulação e fortalecimento de grupos sociais locais.

Editorial

Bem amigos leitores,nesta edição estaremos abordando alguns temas de interesse de nossa coletividade, com a informação nua e crua, além das colunas ‘’Liberdade de Expressão’’ com Bruno Cardoso, Varal de Poesia, Fique por Dentro, dados do Instituo Geral de Policia, números de presos da cadeia pública, números de processo que tramitam na Vara criminal, quantas pessoa nasceram e foram a óbito no mês de junho. E também alguns destaques como a matéria da rádio familitária, e leia ainda Secretaria Regional foi invadida por alienígenas, as matérias ‘’Promotor Aposentado’’, ‘’Ao tempo e ao vento’’, ‘’A greve continua companheiros’’, ‘’Praça iluminada’’, ‘’ Salada de frutas’’, ‘’Consul Geral do Japão visitou o nosso hospital’’, ‘’recurso para instalação da UTI’’, ‘’Camburão Malagueta’’, ‘’As Malaguetinhas’’, ‘’Fatos&Fotos,’’ em destaque Claudinho do PT, e ainda as colunas ‘’Vida e Saúde’’ e ‘’Mensagem de fé e Esperança’’ da Igreja Adventista. Quero, por fim, agradecer os convites recebidos da Secretária de Saúde Tanara Cidade, Regina Ramos Presidente do Hospital e do Gerente da Educação Sandro Cunha. Agradeço também os elogios recebidos pela edição passada deste jornal, o que aumenta cada vez mais a nossa responsabilidade de bem informar.

Secretaria Regional invadida por alienígenas

Estive visitando a Secretaria Regional de Laguna , situada no Centro Administrativo Tordesilhas, e confesso que fiquei surpreso com o pequeno número de lagunenses que ali labutam nesta tão importante Secretaria. São apenas os de carreira, mas nos cargos de confiança a maioria são estrangeiros alienígenas. Foi uma invasão e não temos armas nem o antídoto para combatê-los, pois são todos apadrinhados políticos. Fiquei mais abestalhado ainda quando um vereador que tem o seu filho de gerente neste cabidão de empregos falou com todas as letras que achava certo que a Secretaria fosse transferida para Imbituda, já que ficaria mais centralizada. É por isso que realmente a cidade demora muito crescer, já que vem aquela velha primícia ‘’primeiro os meus para depois os seus”. Teve um que exercia um cargo de chefia que ganhou uma bicanca na bunda e foi parar no Ceal, outros foram transferidos de setores e por aí vai... A loirosa Bia quiseram transferi-la, mas não conseguiram, pois com sua língua ferina soltou os cachorros e botou pra quebrar e aí entrou o dedo e a mão da Deputada Dirce e tiveram que engolir a loirosa goela a baixo. Os indicados do Vereador Tono foram todos escorraçados. Até quando estes mandos e desmandos irão continuar?

Aposentado!!!

O nosso badalado e carismático promotor Dr. Rui Vlademir Soares de Sousa, depois de rejeitar varias transferências e promoções ao longo de sua histórica carreira, foi transferido com promoção para a comarca de Criciúma, no início do mês de junho, mas não esquentou nem a cadeira, pois já se aposentou e continua morando na terrinha. Este Lagunista, que foi agraciado pela câmara de vereadores municipal com o título de cidadão Lagunense, sempre pautou em defender o interesse da coletividade, quando estava à frente da curadoria do meio ambiente e crime contra a vida, deixando um legado de dinamismo nos tribunais do júri, travando grandes e memoráveis embates com advogados e tribunos de renome do Estado. Era realmente uma aula de direito penal e criminal. E quando era para pedir a absolvição não titubeava e se fosse para criticar o sistema assim o fazia. Tinha uma particularidade na sua maneira de estudar qualquer processo, e ia sempre ao local do crime para se situar na localização do fato em questão. Perdemos um grande profissional e um digno representante do ministério público. Desejamos ao nosso estimado promotor uma boa e merecida aposentadoria.

Chegando na terrinha

Já está atuando na primeira promotoria do meio ambiente e crime contra a vida a promotora Roberta Mesquita Oliveira que atualmente se encontra de férias. Desejamos a esta nobre represetante do Parquet sucesso nesta nova caminhada.

Ao tempo e ao vento

Os nossos agricultores do distrito de Ribeirão, que desde o início da década de 80, estão ali com sua feirinha comercializando os seus produtos naturais e ortogranjeiros estão abandonados ao tempo e ao vento. Esles merecem um lugar adequado com estrutura dentro do nosso mercado público:

A greve continua companheiros!

Essa queda de braço continua: de um lado o governador com todo o seu estafe, dando com uma mão e tirando com a outra e do outro lado o radicalismo de alguns professores, deixando os lideres sindicalistas sem saber o que fazer. E por outro lado os estudantes de férias e com praticamente o ano letivo indo a banca rota. Afinal se formos colocar na balança esta queda de braço quem perdeu como sempre foi a sociedade e os estudantes. Chega de radicalismo, pois já está na hora de termos o consenso e o bom senso de ambos os lados para chegar a um denominador comum.

Praças iluminadas

Foi um trabalho ardo e dedicado dos funcionários e eletricistas da prefeitura. O eletricista Jair e Leonardo e também do pedreiro Bernardo, em duas semanas deram conta do recado e tudo ficou pronto para a festa do Totonho. E foi resolvido o problema da má iluminação de um cartão-postal de nossa cidade: as docas do Centro Histórico onde foram colocados 10 postes proporcionando um lindo e belo visual das docas e também da lagoa Santo Antônio com os fios subterrâneos. E ainda de lambuja já terminaram a praça onde está situada a lanchonete Destak no Balneário Mar Grosso.
Draga

O gestor da administração atual, Celio Antônio, falou no programa de rádio do veterano jornalista e puxa saco mor Batista Cruz, que, finalmente, já começaram os trabalhos de dragagem do local e da orla da beira do cais e também da Lagoa.


Olha a draga ai gente! Depois de tantas promessas e emoções, a realidade.



A draga atuará na área entre o supermercado Angeloni e o antigo Zilmar.
O local de decantação da areia retirada do fundo da lagoa (bota-fora), é a antiga arena do espetáculo ‘’ A República em Laguna’’, nas proximidades do Centro Administrativo.

Emprego pra chuchu na terrinha
Vem sendo badalada na mídia da região a matéria sobre a criação de 800 vagas de trabalho em Laguna e região. Parceria com Sine e o consórcio/Camargo Correa/Martins/Construbase, que vai atuar na construção da Ponte da BR 101 sobre o canal de laranjeiras em Cabeçudas.

Cônsul Geral do Japão visitou o nosso Hospital



Visita do Cônsul Geral do Japão
No dia 1º. de julho, às 16 h, o Hospital da Laguna recebeu a visita do Cônsul Geral do Japão em Curitiba, Sr. Noboru Yamaguchi, e de sua esposa, a Sra. Yuko Yamaguchi. Ele veio fazer a entrega oficial do equipamento de digitalização do Serviço de Radiologia, adquirido recentemente pelo Hospital com recursos do Governo Japonês. Diversas autoridades fizeram-se presentes à cerimônia.
Convênio para instalação da UTI

No dia 08 de julho, a direção do Hospital da Laguna esteve na sede da Secretaria de Estado da Saúde, em Florianópolis, para entregar toda a documentação necessária à celebração do convênio, no valor de R$ 400 mil, para as obras de instalação da Unidade de Terapia Intensiva. Segundo informações da Gerência de Convênios, o Secretário Dalmo Claro de Oliveira pretende formalizar o convênio nos próximos dias.

Camburão Malagueta

Polícia Civil cumpre doze Mandados de Busca em Laguna

Sex, 08 de Julho de 2011 17:27



A Polícia Civil, por meio da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Laguna, cumpriu 12 Mandados de Busca e Apreensão no comércio da cidade visando à apreensão de produtos falsificados ou pirateados. Das buscas realizadas resultaram na apreensão de mais de 600 CDs e DVDs de Vídeos, músicas e jogos.


Na Operação, também foram apreendidas toalhas, camisetas e bandeiras de diversos times de futebol, falsificadas. Ainda, foram apreendidos 2 HDs externos, 2 Gravadores de mídia e 1 Notebook que servia para gravar mídias sob encomenda. Foram ouvidos 6 proprietários de lojas comerciais, os quais responderam a Termos Circunstanciados.

Cultivando maconha



Na data de hoje (08), a DIC de Laguna cumpriu Mandado de Busca e Apreensão na residência de Pedro Schmidt, após ter recebido denúncia anônima de que ele estaria cultivando pés de maconha na sua casa. De posse do Mandado, os Policiais da DIC em conjunto com os policiais militares do PPT e P2 se dirigiram até a Rua Rubi e lá encontraram no quarto do suspeito um sofisticado sistema de cultivo de 10 pés de maconha em vasos individuais, com plantas de até 1 metro de altura, as quais estavam sob um sistema de iluminação artificial e irrigação comandados por um temporizador eletrônico.


Juntamente com o produto estavam vários produtos de adubação e também para implementar a maconha quando esta estivesse sendo preparada e seu volume tivesse que ser aumentado.

Operação Morro da Gloria


A Polícia Civil através da Divisão de Investigações Criminais de Laguna, com apoio do SAER, da Polícia Militar de Laguna e do Canil da PM de Criciúma, cumpriu cinco Mandados de Busca e Apreensão em residências localizadas no Morro da Glória, nesta cidade.
Foram apreendidos dois revólveres calibre 38, sendo um de seis polegadas marca Taurus e outro de duas polegadas marca Rossi, além de 24 munições intactas. Quatro pedras de crack e dezoito gramas de maconha e R$ 424,00 em espécie. Foram presos em flagrante GIULIANO ALVES SIMPLÍCIO – (42 ANOS), PETERSON PEREIRA SABINO – (26 ANOS) encaminhados para a UPA de Laguna e responde por Termo Circunstanciado LUAN SABINO – (19 ANOS).
As armas apreendidas são suspeitas de que foram usadas em homicídios ocorridos nesta cidade no período do último ano. No outro dia conhecido no mundo policial Calcinha subiu o morro e levou uma tremenda surra. Foi tachado como cagueta.

DIA NACIONAL DO BOMBEIRO MOVIMENTA TORNEIO EM LAGUNA





Na comemoração do Dia Nacional do Bombeiro (02 de julho), foi realizado na última sexta-feira, 01 de julho, um Torneio de Futebol na cidade de Laguna entre os quartéis de Bombeiros na jurisdição do 8º Batalhão de Bombeiros Militar. O evento contou com a participação de Bombeiros Militares e Comunitários das cidades de Laguna, Imbituba, Tubarão, Braço do Norte, Jaguaruna, Garopaba e Capivari de Baixo. A equipe de Braço do Norte sagrou-se campeã na partida disputada com a OBM de Laguna, ficando em terceiro, a equipe de Capivari de Baixo. Após o torneio foi oferecido um almoço de confraternização entre as equipes, com um cardápio de frutos do mar. O evento, contou ainda com a participação de várias autoridades da região. O Comandante do Corpo de Bombeiros de Laguna, 1º Tenente BM Diogo de Souza Clarindo, agradeceu a presença e o apoio de todos aqueles que contribuíram para o sucesso do evento.
Ronaldo Castro volta a aterrorizar
Conhecido no mundo do crime desde o final da década de 70, Ronaldo Castro vulgo Alemão já puxou uma cadeia da danada, estava cumprindo pena no Presidio de Tubarão quando conseguiu fugir em meado do mês de maio do ano em curso, junto com mais três comparsas. Segundo denúncias, Castro estava cometendo assaltos no Morro da Glória. Um policial passava caminhando, quando dois marginais saíram armados do meio do mato para cometer o assalto, em seguida veio uma viatura de apoio e Castro meteu bala na policia , houve troca de tiros e os marginais pularam o muro e garraram o mato. Castro conhece o Morro como fosse a palma de sua mão, pois quando assaltava se escondia no Morro e dava um trabalho danado para ser pego. O seu comparsa de 19 anos foi preso no Morro da Gloria e próximo tinha uma barraca montada com cobertores para noites de frio. A polícia fez cerco no Morro mas não conseguiu prender o marginal.

As malaguetinhas

*Dener, o motora da Secretaria de Obras, quando recebe o pagamento ou quando o seu clube de coração Santos joga é uma feste ré uma bobaginha aqui, outra ali e uma acola.
*Menina veneno continua movimentar o mundo das drogas no Alagamechom.
*E o casal no Estreito continua agitando numa boa.
*A vereadora e secretaria da Saúde Tanara Cidade ganhou o aval de seu partido no encontro Municipal do PT. E a maioria decidiu lançar candidatura própria da Advogada Tanara para ser pré-candidata a prefeita, ela embarcou na onda Dilma. Em seu discurso ela falou que está acontecendo em torno de 20 obras na cidade, realizadas pelo então Prefeito Celio Antônio, e que a maioria do partido não sabe e desconhece as obras.
*Claudinho do PT falou à reportagem que é 100% Tanara e vai até o fim do túnel. Esperamos que encontre luz.
*No Bar do Celso, Ferrinho anda sumido, mas ele vai ganhar passe livre no Bar se fizer as pazes com a Valdeci, esposa do Celso. Vamos aguardar o desenrolar deste episódio.
*Estiveram prestigiando o concorrido almoço festivo de aniversário do Restaurante Recanto: Ferrinho, João Batista Barreiros, o Barrerito e este jornalista. Toninho como sempre alegre e sorridente, pois encheu o bolso de dim dim.
*O Prefeito Celio Antônio, segundo informações, reatou a amizade com o seu antigo amigo e vizinho e uns dos fundadores do PT em Laguna, o Itamar do Bar.
*O lobão, o cachorro vira-lata, dócil e mascote da Secretaria de Obras, foi atropelado e foi socorrido pela carrocinha da Secretaria da Saúde com tratamento vip. O lobão vai ser castrado e trazido para o seu habitat natural.
*Os jornalistas João Carlos Wilke e Álvaro de Oliveira foram vistos constantemente conversando dentro do carro do motora Quilica, que está sempre bem informado.
*O rádio jornalista, Álvaro de Oliveira, está passando por sérios problemas de saúde, esperamos que em breve se recupere e retorne as suas atividades jornalista com todo o vapor. Estamos torcendo por isso.
*O primeiro foi Vânio Santos e agora o Barrerito aderiu à moda do blog. Dizem que o nome e a pressão estão subindo.
Vânio Santos ou Vânio Pop foi escolhido para festeiro do Totonho, na dura certa não vai faltar gel em seu cabelo.
*O jovem André Luiz, o príncipe da tarde, vem comandando o seu programa musical na Difa com noticias e a participação de uma gama de ouvintes. Quitutes e bolinhos não faltam para o café da tarde e ainda conta com a participação da Janice com o festival de besteirol.Vale a pena curtir.
*Quilica, sempre esbanjando elegância, está com sua clientela cada vez mais selecionada. É somente classe A. Chinelada não tem vez.
*O Gilberto, do Sindpesca Laguna, ficando fora do processo eleitoral da Colônia de Pescadores, pois seu Antônio da Colônia de Pescadores deu uma surra nos seus oponentes: obteve mais de 440 votos.
SindigibaXSindpesca. A criatura se voltou contra o criador. Osmani levou uma rasteira de Giba que de bobo não tem nada, fundou o Sindpesca/Laguna e já foi para Brasília tratar da regulamentação. E usou os meios de comunicação para alertar os pescadores para não pagarem os famosos boletos.
*A briga da tesoura continua. Desta feita Dario, correu e botou a tesoura no saco e foi montar o salão no Bairro Esperança. Ele montou um salão de beleza que é de primeira linha.
*O cara não pagou a pensão e pediu socorro para a loirosa, a sua amasia, pois foi em cana em prisão civil. A dívida é de R$ 2.000,00 reais. A loirosa pediu dinheiro emprestado para sua filha e até para o seu ex-marido. E o vagal foi liberado no final da sexta feira. Teve mais sorte que juízo.
*Domingos do PSDB informou à reportagem que não vai ser mais candidato a vereador e disse ainda que o PSDB continua rachado. E que o atual presidente Wilsinho além de segurar um cargo de confiança para sua esposa na SDR, quer arrumar uma bocada no estado para uns dos seus filhos.
*O gaúcho da pensão falou à reportagem que um dos seus terrenos foi tomado na mão grande e tem um policial envolvido na encrenca e vai botar quente. Doa a quem doer.
*Duas jovens alugaram uma barraca na festa do padroeiro, e nem estavam com a barraca aberta ainda dois policiais invadiram a barraca e prenderam as jovens alegando que teriam denúncia sobre a venda de DVD piratas. E o responsável pelos aluguéis das barracas da festa havia informado às jovens que não teriam problema em vender os tais DVDS.Elas responderam um Termo Circunstanciado e foram liberadas e perderam a mercadoria, ficando no prejuízo. Será que este rigor é para todos, tendo em vista geral ou em quaisquer outras festas a pirataria rola solta. Bem, é aquele velho ditado: “Aos amigos as beneficies da lei, aos inimigos os rigores da lei”.
*O ex- vereador e presidente da casa do povo, João Batista dos Santos, está sem partido e não pretende seguir mais a carreira política. Seus negócios estão indo de vento e popa. Agora está com uma lanchonete anexa à padaria Kipão, situada no Bairro Progresso. Claro que sua esposa de longas datas, Flora, para todas as horas está sempre presente.
*Lu Dog’s está vendendo o seu ponto com sua vasta clientela. Ela faturou nos 5 dias de carnaval R$ 20.000,00 reais. É pegar ou largar. Maiores informações ligue já para 36446204 e faça um bom negócio.
*O Secretário Deca, depois de decretar a operação Alagamar, Esperança e Cabeçuda, dividiu novamente suas equipes de trabalho para atender a grande demanda dos Bairros. Está fazendo um portão nos fundos da Secretaria de Obras. Entram os veículos por um portão e saem os veículos pelo outro portão.
*Giovana, a guerreira, sempre a frente da lanchonete, com sua simpatia e cortesia no atendimento, é leitora assídua do jornal ‘’A malagueta’’. Vamos inspirar naquele velho ditado “atrás de um grande homem existe uma grande mulher”. Por isso que Baiano está de bem com a vida, está sempre alegre e sorridente e comanda as noites no Bairro Portinho, não tem para ninguém a e sua lanchonete está sempre lotada.
*Para aqueles que perderam a eleição e querem defender os pescadores com unhas e dentes, tem o distrito de Pescaria. Lá daria para abrir uma Colônia de Pescadores, um Sindpesca e também um Unipesca para tratamento da saúde do pescador. E ai todo mundo vai ficar satisfeito.

Fatos&Fotos

O nosso destaque deste mês é o secretário sem pasta e o homem dos acertos e desacertos políticos. O cara consegue ter acesso a todos os partidos políticos. Estamos falando de Claudionor Dias Pereira, suplente de vereador com 272 votos, e vai assumir em setembro na vaga do vereador Zezo. Claudinho do PT, como é conhecido, promete fazer uma revolução na câmara de vereadores e, claro, terá o apoio de sua amiga Ministra das Relações Institucionais, a Catarinense Ideli Salvati. Claudinho continua a afirmar que irão acontecer mudanças no Porto Pesqueiro, pois este está em fase de transição, saiu da Codesp e passou para o Ministério da Pesca.



Na foto Claudinho com a Presidenta Dilma.
Este jovem e simpático casal, Claudio e Ana e seu filhote João Pedro, vieram de Floripa diretamente para terrinha e com seu autêntico café Italiano estão movimentando o Centro administrativo Tordesilhas servindo almoço e o melhor da arte do café expresso e cappuccinos de segunda a sexta feira das 08:00 às 21:00 horas. E, claro, são leitores do jornal ‘’A malagueta’’

O gerente regional de Educação Sandro Cunha

Na foto o gerente de educação Sandro Matias Cunha



sempre gentil e cortez com a imprensa, nos recebeu em seu gabinete e nos informou que vai fazer de tudo para instalar uma escola técnica ou Cedup aqui na terrinha. O local ainda não sabe, mas concorda com o jornalista que o educandário ideal seria o CEAL.

O presidente da casa do povo


vereador Everaldo dos Santos, bem assessorado vem surpreendendo a todos, pois promoveu grandes momentos importantes e solenes naquela casa legislativa. Sempre trazendo temas importantes a serem tratados pelos Edis.
Na foto, a antiga sede do Clube 7 de setembro. A segunda sede mais antiga de Santa Catarina e que foi fundada no Bairro de Magalhães hoje está demolida. O seu atual Presidente, Mario Mecânico, procurou a Secretária Tanara para fazer um contato para que ali seja feito um PSF do Campo de Fora. Mas por duas vezes foi mal atendido por sua secretária.




Sacolão de empregos

Se você está desempregado e quer trabalhar, não durma de toca, procure a agência do sistema nacional de empregos Sine em Laguna, situado na praça República Juliana Nº010 Centro ou pelo fone 36441122. Ela está oferecendo as seguintes vagas:
VAGAS ABERTAS:

Assistente Administrativo.
Chapeiro.
Costureira Industrial.
Cozinheira.
Empregado Doméstica.
Operador de Motoniveladora.
Operador de Retro-Escavadeira.
Operador de Trator de Esteira.
Repositor de mercadorias.

INFORMAÇÃO: O SINE de laguna já está cadastrando trabalhadores em especial na área da construção civil nas várias funções para obra de duplicação da BR 101 em especial para construção de ponte de cabeçudas.
Interessados comparecer no SINE com Carteira de Trabalho, Identidade, CPF.

Elvis Palma
Supervisor Regional SINE
Responsável Posto de Atendimento de Laguna SC
Fone: (48) 8427-1325

Vida e saúde

O PODER DA BANANA
Contendo três açúcares naturais; sacarose, frutose e glucose, combinados com fibras a banana lhe dá uma reserva instantânea de energia. Pesquisas provam que somente 2 bananas dão energia para 90 minutos de trabalho pesado. Não admira a banana ser o fruto mais consumido entre os atletas. Mas energia não é o único benefício que a banana traz, ela ajuda a prevenir um substancial número de doenças, entre as quais:
Depressão: De acordo com recentes estudos, a maioria das pessoas que habitualmente sofrem com depressões sentiram-se substancialmente melhor depois de comerem uma banana. Isto acontece porque a banana contém um tipo de proteína que o corpo converte em serotonina, substância que ajuda a relaxar e faz sentir melhor.
Anemia : Fortes em ferro, as bananas estimulam a produção de hemoglobinas e ajudam em caso de anemia.
Pressão Arterial: Este fruto tropical é muito rico em potássio e pobre em sal sendo perfeito para descer a pressão arterial.
Cérebro: 200 estudantes comeram uma banana ao almoço e ao lanche e provou-se que o potássio presente no fruto ajudou-os a melhorar a sua concentração.
Obstipação: Ricas em fibras, a inclusão de bananas nas dietas ajuda a normalizar o trânsito intestinal, permitindo debelar os problemas sem o uso de laxantes.
Dor de cabeça: Uma das maneiras mais rápidas de curar uma dor de cabeça é fazer um batido de banana com mel. A banana acalma o estômago e com a ajuda do mel aumenta os níveis de açúcar no sangue enquanto o leite acalma e hidrata todo o seu sistema.
Cansaço matinal: Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevados, combatendo o cansaço.
Picadas de insetos: Quando for picado por um inseto, experimenta esfregar a zona afetada com a parte de dentro de uma casca de banana. A irritação vai acabar.
Úlceras : A banana é usada nas dietas contra as desordens intestinais pela sua textura suave e por causa de ser um fruto muito macio. É o único fruto que pode ser comido sem causar distúrbios mesmo nos casos mais graves. Ela também neutraliza a acidez excessiva e reduz a irritabilidade criando uma camada nas paredes do estômago.
Fumar : As bananas podem ajudar quem quer deixar de fumar. As vitaminas B6 e B12, o potássio e o magnésio que contêm, ajudam o corpo a recuperar dos efeitos da falta de nicotina.
Stress: O potássio é um mineral vital que ajuda a normalizar o batimento cardíaco, que auxilia a ida do oxigénio para o cérebro e que regula a repartição de água pelo corpo. Quando estamos 'estressados' o nosso metabolismo altera-se reduzindo os níveis de potássio. Podemos ajustá-los com a ajuda deste fruto, rico em potássio.
Comparando-a com a maçã, tem o quádruplo das proteínas, o dobro dos hidratos de carbono, três vezes mais fósforo, cinco vezes mais vitamina A e ferro e o dobro das outras vitaminas e minerais. É um fruto rico em potássio e uma das mais saudáveis comidas existentes.

Uma mensagem de fé, amor e esperança

Uma coluna da Igreja Adventista do Sétimo Dia
É-nos impossível, por nós mesmos, escapar ao abismo do pecado em que estamos mergulhados. Nosso coração é ímpio, e não o podemos transformar. "Quem do imundo tirará o puro? Ninguém!" Jó 14:4. "A inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser." Rom. 8:7. A educação, a cultura, o exercício da vontade, o esforço humano, todos têm sua devida esfera de ação, mas neste caso são impotentes. Poderão levar a um procedimento exteriormente correto, mas não podem mudar o coração; são incapazes de purificar as fontes da vida. É preciso um poder que opere interiormente, uma nova vida que proceda do alto, antes que os homens possam substituir o pecado pela santidade. Esse poder é Cristo. Sua graça, unicamente, é que pode avivar as amortecidas faculdades da alma, e atraí-la a Deus, à santidade. Disse o Salvador: "Aquele que não nascer de novo"- não receber um novo coração, novos desejos, propósitos e motivos, que conduzem a uma nova vida - "não pode ver o reino de Deus." João 3:3. A ideia de que basta desenvolver o bem que por natureza existe no homem, é um erro fatal. "O homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente." I Cor. 2:14. "Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo." João 3:7. Acerca de Cristo diz a Escritura: "Nele, estava a vida e a vida era a luz dos homens" (João 1:4), e "nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos." Atos 4:12.

Rádio Familitária!

Estava passando pela rua quando um jovem me falou:
- Meu caro jornalista você sabia?
Eu respondi:
- Do quê?
E o jovem me respondeu:
- É que em uma cidade que fica no litoral sul do Brasil existe uma Rádio Familitária.
-Mas de onde você está tirando isso?
-Sim, eles se instalaram clandestinamente e ficaram uns 10 anos funcionando e ainda responderam a inquérito policial na Polícia Federal e tiveram o aparelho de transmissão recolhido e ainda tem uma multa na Anatel que ainda não saldaram. Hoje estão funcionando legalmente, mas montaram uma associação onde se associam somente parentes e a diretoria é constituída por membros da mesma família: é pai, filho, genro, nora, marido e mulher que comandam também a programação da rádio. E ainda não cumprem a lei nº2.615/98 que diz:
Rádio Comunitária é um tipo especial de emissora de rádio FM, de alcance limitado a, no máximo, 1 km a partir de sua antena transmissora, criada para proporcionar informação, cultura, entretenimento e lazer a pequenas comunidades.

Trata-se de uma pequena estação de rádio, que dará condições à comunidade de ter um canal de comunicação inteiramente dedicado a ela, abrindo oportunidade para divulgação de suas ideias, manifestações culturais, tradições e hábitos sociais.

A Rádio Comunitária deve divulgar a cultura, o convívio social e eventos locais; noticiar os acontecimentos comunitários e de utilidade pública; promover atividades educacionais e outras para a melhoria das condições de vida da população.

Uma Rádio Comunitária não pode ter fins lucrativos nem vínculos de qualquer tipo, tais como partidos políticos e instituições religiosas. Os camaradas são tão cara de pau que não prestam conta e ainda não fazem eleições. Desse jeito está tudo ilegal. Que pais é esse!

Fique por Dentro

Estamos abordando em mais uma edição para você ficar por dentro dos números de atendimento feitos pelo Instituto Geral de Polícia realizados no mês de junho deste ano em curso, executados pelas simpáticas e atenciosas Peritas Criminais Amenar e Fernanda. Amenar fechou com 11 atendimentos e 8 laudos e Fernanda com 9 atendimentos e 4 laudos perfazendo um total de 20 atendimentos e 12 laudos.Já no serviço de identificação, setor onde a experiente e eficiente Solange Bento domina e atende as regiões de Imbituba, Garopaba e Imaruí foram confeccionadas até o mês de junho 436 carteiras de identidade, perfazendo o montante dos três municípios até o presente momento 3.480 carteiras. Já no Instituto Médico Legal não obtivemos acesso, haja vista que a servidora nos informou que repassaria as informações somente com ordens superiores. Desde sua criação o IML (Instituto Médico legal) não vem prestando um serviço de qualidade à população da região de Laguna, tendo em vista que o médico legista de Tubarão atende uma vez por semana os municípios de Laguna, Imbituba , Garopaba e Imaruí. E às vezes não vem e a população fica esperando. E quanto à antipática funcionária, esta trabalha para o atendimento ao publico três vezes por semana e tem o descaramento de colar na parede os dias de atendimento à população, o que resulta realmente em uma falta de respeito ao cidadão.
Já na Unidade Prisional o nosso Cadeião Público no mês de Junho fechou com 104 presos, sendo 54 provisórios, 47 condenados em regime fechado e semiaberto e são 09 mulheres presas em Laguna cumprindo pena no Presidio Feminino de Tubarão.
Total de processos no mês de Junho que tramitam na Vara Criminal cujo Juiz titular é Renato Muller Brati: são atualmente 1.600 processos tramitando. Nasceram e foram registrados no cartório local 21 meninas e 10 meninos perfazendo um total de 31 crianças nascidas em Laguna. E foi registrado o óbito de 14pesoas, cujos nomes são: Marcio Venâncio Catarina, Nei de Pieri, Marcio Wendhausen, Antônia Barbosa Albino, Laura Cordova Vieira, Francisca Severina de Castro, Antônio José Cardoso, Aneida Isabel Estácio, Iraci Florentino Cordeiro, Inocêncio Pacheco Mafra, Valdemar Francisco, Edina Kleim Bonn, Rosevaldo Cunha Alfredo e José Waldomiro da Silva.

Soneto do amigo

Soneto do amigo

Enfim, depois de tanto erro passado
Tantas retaliações, tanto perigo
Eis que ressurge noutro o velho amigo
Nunca perdido, sempre reencontrado.

É bom sentá-lo novamente ao lado
Com olhos que contêm o olhar antigo
Sempre comigo um pouco atribulado
E como sempre singular comigo.

Um bicho igual a mim, simples e humano
Sabendo se mover e comover
E a disfarçar com o meu próprio engano.

O amigo: um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minha alma multiplica...
Vinicius de Moraes