Páginas

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Mulher morre com suspeita de H1N1
Litiane Klein
geral@diariodosul.com.br

Uma tubaronense de 54 anos faleceu na terça-feira pela manhã em Araranguá, para onde foi transferida com suspeita de Influenza A (H1N1). Conforme os dados da Dive, se o caso for confirmado, será a primeira morte por H1N1 no Sul do Estado em 2015, além do primeiro caso da doença na região.

A informação de que a paciente era um caso suspeito de Gripe A foi confirmada pela Vigilância Epidemiológica da Regional de Saúde de Araranguá ao DS na terça à tarde. Conforme o órgão, o material para análise foi coletado e enviado para Florianópolis, onde são realizados os testes para confirmar ou não a doença.
Ao consultar a Dive/SC terça à tarde, o DS recebeu da assessoria de imprensa a informação de que nenhum caso de suspeita havia sido comunicado no Sul do Estado. A regional de Saúde de Tubarão também não tinha informações sobre o caso – nem a Vigilância Epidemiológica, nem o gerente regional, Dalton Marcon. A prefeitura informou que não foi notificada sobre o referido caso, mas segue fazendo orientações e campanha da Vacinação da Gripe. Havendo uma notificação, o município realizará todos os procedimentos recomendados pelo Ministério da Saúde. “Como a pessoa faleceu em Araranguá, a notificação de suspeita parte daquele município”, alegou o gerente.
A mulher faleceu no Hospital Regional de Araranguá e o corpo chegou a Tubarão na terça. O sepultamento ocorre quarta, no cemitério Horto da Saudade. Até o fim da tarde de terça não havia informações mais detalhadas sobre por que a paciente foi transferida para outra cidade, nem se ela pertencia a algum grupo de risco para H1N1 ou se havia tomado a dose da vacina.
Até o momento estão confirmados dois casos de morte no Estado, ambos em Videira, por H1N1. Um óbito por Influenza B foi registrado em Florianópolis.
Em 2014, Santa Catarina registrou 174 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza, dos quais 13 evoluíram para óbito. Em relação a 2013, houve uma queda de 65% nos casos e óbitos, já que em 2013 foram 492 casos, com 42 mortes. Das 174 pessoas que desenvolveram síndrome respiratória por Influenza em 2014, 151 (87%) pertenciam a um dos grupos prioritários para vacinação e metade desses (75) não tinham sido vacinados.
Drogas são apreendidas

A Guarnição do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em rondas pelo bairro Passo do Gado, na terça-feira, abordou um adolescente de 16 anos. Com ele foram encontrados 42 pedras de crack e R$ 372,50. Diante dos fatos, o menor foi encaminhado até a Delegacia da Criança, do Adolescente e de Proteção à Mulher e ao Idoso (DPCAPMI) para os devidos procedimentos legais.

Rodeio no CTG do Tio Preto inicia quarta
De quarta-feira até domingo, dia 7, Pescaria Brava será sede de um dos mais tradicionais eventos da tradição campeira: 3º Rodeio Crioulo Nacional de Pescaria Brava e 36º Rodeio Crioulo Nacional de Laguna. O evento será no CTG do Tio Preto.

Durante os dias de rodeio a intenção é promover a cultura, a tradição artística, as mais variadas provas campeiras e muita dança. Haverá, ainda, a comercialização de potros quarto de milhas e paint horse.
Nesta quarta-feira, véspera de feriado, haverá apresentação de Os Serranos e Dick e Ana Paula. Na quinta, o show é por conta de João Luís Corrêa e na sexta-feira, dia 5, Garotos de Ouro e Neguinho e Emanuel.
No sábado é a vez de Dick e Ana Paula e Marca dos Pampas. Já no domingo, dia 7, novamente haverá show de Marca dos Pampas.
O rodeio estava marcado para abril deste ano, mas o CTG ficou impedido de realizar por ter que acatar uma recomendação da Cidasc, em virtude da ocorrência de um foco da doença chamada Mormo no município de São Cristóvão do Sul, em Santa Catarina.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Começa Festa de Santo Antônio em LG
Considerado o maior evento religioso do município de Laguna, a Festa de Santo Antônio dos Anjos chega à sua 339° edição. O evento teve início ontem e se estende até 14 de junho.

As comemorações iniciaram com a missa de abertura e a tradicional carreata, percorrendo as principais ruas do centro e bairros. Diversas pessoas acompanharam o evento. “Sempre participamos. Tenho muita fé em Santo Antônio e também é uma festa linda, que une as famílias e as pessoas de Laguna”, opina Teresinha Almeida.
A Carreata de Santo Antônio foi acompanhada pelos motociclistas de Laguna, Caep, Irmandade de Santo Antônio, Festeiros 2015 e devotos. Hoje, às 19h30, ocorre a primeira trezena cantada e rezada em latim e também haverá o sorteio da imagem de Santo Antônio que peregrinou nas comunidades.
 Amanhã, a programação inclui, às 19h30, a trezena de Santo Antônio dos Anjos e às 20h45, apresentações com Thiago Santhiago e Márcio José Rodrigues, no Cine Teatro Mussi, e apresentação de vídeo elaborado pelo Projeto de Extensão “Comunidade Retrô: Mediadores do Patrimônio”, da Udesc Laguna.
Na quarta, as crianças podem se divertir com a festa junina que ocorre às 20h45, no Centro Cultural. A trezena ocorre também às 19h30.
Engarrafamento nos molhes

Creditos: Elvis Palma
Um engarrafamento foi registrado na tarde de ontem nos molhes de Laguna. Diversas pessoas resolveram passear até o farolzinho, gerando congestionamento. Nas redes sociais, muito foi debatido sobre a proibição de tráfego de veículos no local, deixando a visitação livre para pedestres.






Segunda morte por Gripe A é registrada
Mais uma morte por Influenza A H1N1, doença conhecida como Gripe A, foi registrada no Estado, novamente na região Oeste. Um homem de 39 anos morreu na tarde de quinta-feira em um hospital de Xanxerê, mas era morador de Videira, onde foi confirmada a primeira morte pela doença. Ele estava internado desde 4 de maio.
A primeira morte deste ano por Gripe A foi confirmada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) no dia 11 de maio, em Videira. O homem estava há aproximadamente duas semanas internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital de Videira e não resistiu.
Uma morte por outro caso de gripe forte, por complicações do vírus Influenza B, foi registrada no dia 14 de maio. Uma mulher foi vítima em Florianópolis. De acordo com a Dive, em 2015 foram confirmados 22 casos de complicações causadas por vírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave por influenza em SC. Em 2014, Santa Catarina registrou 174 casos e 13 pessoas morreram. Dos 22 casos deste ano, 12 foram confirmados pelo vírus Influenza A H3N2 – sendo um em Laguna e um em Tubarão -, oito pelo vírus Influenza A H1N1, um pelo vírus Influenza B e um por Influenza A, ainda com subtipo indefinido.
A campanha de vacinação contra a gripe iniciou em 4 de maio e segue até o dia 5 de junho. A vacinação foi prorrogada justamente pela baixa procura das pessoas que pertencem aos grupos de risco - crianças que tenham de seis meses a menos de cinco anos, gestantes, mulheres que deram à luz há no máximo 45 dias, pessoas com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, indígenas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além da população privada de liberdade e de funcionários do sistema prisional.

Jovem é preso em Capivari com drogas
No sábado de manhã, por volta das 10h30, um veículo Uno branco, com placas de Tubarão, foi abordado com denúncias de que estaria transportando drogas. O caso ocorreu no bairro Caçador, em Capivari de Baixo.
O carro foi abordado pela Polícia Militar e foram encontrados indícios de drogas. Um jovem de 22 anos que estava no carro, após ser questionado se possuía drogas em sua residência, confessou que sim e autorizou a polícia, por escrito, a entrar em sua casa.
Em revista no interior da casa, foram encontradas duas gramas de cocaína e 18,3 gramas de maconha, além de um celular Samsung com visor trincado e várias mensagens de texto indicando comércio de tóxicos.
O jovem foi preso, conduzido e entregue, junto com as drogas apreendidas, na Delegacia de Capivari de Baixo para os procedimentos cabíveis.