Páginas

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

5º BPM - Tubarão lança parcerias com a comunidade empresarial


Na tarde desta segunda-feira, dia 10, o comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar(BPM) de Tubarão, tenente coronel Ângelo  Bertoncini, reuniu-se com empresários, membros da Prefeitura Municipal de Tubarão e o presidente da Associação Comercial e Industrial (ACIT).

Na reunião foram demonstrado interesses em novas parcerias entre poderes públicos e privados para o aumento do número de  câmeras de vídeo monitoramento na cidade.


Na oportunidade também foi apresentado ao grupo o sistema de controle e monitoramento de dados criminais e projetos para a redução de violência e criminalidade local, e também visitas as obras da Central Regional de Emergência.




Polícia Civil prende quarteto por tráfico de drogas em Tubarão PDF
Ter, 11 de Outubro de 2011 22:48
DIC_tubaro_1kg_maconha_1PTubarão – A Polícia Civil, por meio da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Tubarão, realizou uma Operação que resultou na prisão em flagrante de quatro homens – Oldair Bernardino, vulgo “Bob Marley”, 38 anos, Jackson Gomes Ribeiro, 30 anos, Indionei Pedro Martins, 44 anos, e Antonio Adriano Pereira, 41 anos – por tráfico de drogas e associação ao tráfico, ontem (10), em Tubarão.

O CASO       
DIC_tubaro_1kg_maconha_2_PA Operação foi planejada a partir de uma investigação, iniciada há alguns meses, em que foi levantado que “Bob Marley”, viria de Jaguaruna a Tubarão, auxiliado por mais dois comparsas, vender cerca de 1 Kg de maconha para outro traficante. Os Policiais Civis da DIC Tubarão já o vinham investigando, pois as informações levantadas apontavam-no como o responsável pelo tráfico de grande volume de maconha, principalmente para as cidades de Tubarão e Jaguaruna.

De posse dessas informações, inclusive que o local da transação uma obra em construção localizada no bairro São Clemente, os policiais fizeram campana para averiguar os fatos.

“Bob Marley” chegou em um veículo Ford Fiesta, com Ribeiro e Martins, por volta das 12h. O veículo se aproximou do portão de entrada da construção e estacionou. Em seguida chegou Pereira, que estava na frente da obra, e debruçou-se sobre janela do motorista do carro, para a negociação.

No momento que Pereira recebeu um grande pacote plástico dos ocupantes do Fiesta, os policiais da DIC realizaram a abordagem, pegando-os em flagrante delito.

Os quatro foram pegos com drogas. Com Pereira foi apreendido um grande tablete de maconha que recebera segundos antes e, em seu bolso, outra porção de maconha. No veículo que estava o trio, os agentes encontraram mais um torrão de maconha. Em revista pessoal a “Bob Marley” os policiais acabaram encontrando, dentro da cueca dele, mais um torrão de maconha. Ao todo, foi apreendido aproximadamente 1.048,8 Kg de maconha.

O quarteto foi encaminhado para a DIC Tubarão onde foi autuado por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Após a lavratura do flagrante todos foram encaminhados ao Presídio Regional de Tubarão.

“Colabore com a Polícia, Denuncie, Disque 181”.

Abrigos e desabrigos
Já estão fazendo 07 anos de administração do no Município de Laguna. O s abrigos  que existiam  uns foram danificados por acidentes de veículos  praticamente destruídos, outros enferrujaram e caíram ,  e ainda uns foram destruídos pelos vândalos que não são poucos.
Os abrigos de ônibus estão sendo um calcanhar de Aquiles para atual gestão, pois muito pouco esta sendo feito nesse sentido. Aguardamos mais atenção do gestor público  municipal  nesta questão  dos abrigos de ônibus, para a população não continuar no desabrigos.


quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Richard eterna saudade!



Parece que foi ontem quando conheci o Richard Caliu Bulos conhecido como Xaxá. Pessoa simples, rico culturalmente, sendo que sabia usar os seus dons Divinos. O incentivo e os primeiros passos no Jornalismo quem me deu, foi o mestre das pinturas , das charges e das palavras  e picardia o amigo Richard. Ele sempre me dizia :” Ricardo o pessoal gosta das fofoquinhas, das brincadeiras” . Quando era para escrever sério ele fazia com maestria. E quando era para debulhar o sarrafo não tinha medo sentava o porrete. Ele era uma eterna criança, mesmo intubado no hospital já  nas ultimas, ele brincava com a morte.  Ele mesmo sabia e falava,” depois que perdeu sua amada Tete a vida tinha acabado, perdido o sentido  e queria partir”. Ao eterno amigo sei que o seu aniversario foi no ultimo 06 de outubro, libriano como eu temos as mesmas características de gostar de brincadeiras mesmo nas oras mais difíceis. Ele onde escrevia tinha uma legião de admiradores e leitores. Vou ser eternamente grato pelo o incentivo e ensinamentos e legado que o mestre Xaxá  me deixou. Ao  eterno amigo você sempre  vai ficar guardado no lado esquerdo do peito e sempre quando  olho o seus quadro na parede  me lembro  aquelas simples palavras quando você vendia uma de suas obras e dizia.” Poxa safou a onça “.  Hoje Richard completaria 76 anos.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

JA AS FOTOS DO PROTESTO :

Olha!O Sind- esperto do Gilberto aproveita todas. Os demais ficam dormindo de toca. É o Sind-Giba e a luta sempre continua.

ETERNAMENTE CHACHÁ

Se estivesse ainda entre nós, Chachá, um grande artista que esta terra deu ao mundo, estaria completando 76 anos de idade. Assim postaram hoje em suas páginas do Facebook sua filha Jaqueline Aisenman, que mora na erudita Suíça e o genro Paulo Aisenman. Trabalhei com Chachá na Rádio Garibaldi, quando ela ficava ali onde é hoje o Nushe Drill Center. A Rádio ficava no 2° andar. Pois bem, Chachá, que na pia batismal da igreja de Santo Antonio recebeu o pomposo nome de Richard Calil Bulos, fazia a redação do “Jornal Falado” que eu e o Jorge Luiz de Miranda apresentávamos ao meio-dia. Tenho até hoje em lugar de destaque da minha casa, e onde passo a maior parte dos meus dias, um mini-quadro pintado pelo Chachá, com seu tema favorito: o pescador lagunense na sua luta cotidiana. (foto). Do blo g do Andre Reis.

PRAIA DE LAGUNA É DESTAQUE



Recebi da amiga, linda, hiper-inteligente, leitora contumaz da coluna e lagunense de 4 costados, Bel Machado, um belo email que aproveito pra mostrar pra vcs: Praia do Gravatá, em Laguna, é destaque no portal iG Turismo...

A praia figura entre os 19 destinos litorâneos brasileiros onde só se chega por trilha. Considerada praticamente deserta, o destaque é referente ao surfe e beleza da trilha.

A praia localizada na região da ilha, onde o principal acesso é feito pela comunidade da Ponta da Barra, reserva belezas naturais intocadas.

19 praias que valem uma caminhada

Isoladas por trilhas, nem sempre muito fáceis, praias paradisíacas garantem um contato único com a natureza

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Grupo Vida e Arte promove almoço em benefício do Hospital


No próximo dia 30, às 12 horas, o Grupo Vida e Arte do Atelier de Pintura Glaci Silva estará realizando, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, no Magalhães, mais um almoço em benefício do Hospital. Este evento estava programado para 11 de setembro, mas teve que ser transferido por diversas razões. Os ingressos, ao preço de R$ 25,00, podem ser adquiridos com as voluntárias ou diretamente na Secretaria do Hospital (falar com Beth, através do telefone 3644-3142). A renda será utilizada para aquisição de móveis para os quartos dos pacientes.

Aparelho de ultrassonografia foi instalado na Maternidade


O Hospital da Laguna passou a contar, desde a semana passada, com mais um aparelho de ultrassonografia, destinado exclusivamente ao atendimento das gestantes internadas. O equipamento, obtido graças à parceria do Dr. Vilberto Antônio Felipe, proporcionou ao setor importante aumento da sua resolutividade, especialmente no que se refere à assistência a possíveis complicações da gravidez e do parto.

Polícia Civil prende estuprador em Tubarão PDF

eloir_coelhoTubarão – A Polícia Civil, por meio da Central de Plantão Policial (CPP) de Tubarão, deu cumprimento ao Mandado de Prisão em desfavor de Eloir Coelho, 46 anos, neste sábado (08), em Tubarão.

Os Policiais realizaram a prisão de Eloir Coelho na residência do acusado, no Bairro Andrino, na tarde deste sábado. Coelho é acusado de molestar sua enteada.

Eloir Coelho teve em seu desfavor uma sentença definitiva com condenação de 7 anos e 6 meses de reclusão.

“Colabore com a Polícia, Denuncie, Disque 181”

domingo, 9 de outubro de 2011

INAUGURADO PRESÍDIO MASCULINO DE TUBARÃO




Unidade prisional no Sul do Estado tem capacidade para abrigar 372 detentos



A secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada Faraco de Luca, inaugurou dia 28 de setembro o Presídio Masculino Regional de Tubarão. “É com muita alegria e satisfação que inauguro a primeira obra de grande porte da Secretaria de Estado da Justiça de Cidadania”, disse Ada de Luca.



A solenidade também contou com a presença do governador do Estado, Raimundo Colombo, do vice, Eduardo Pinho Moreira, do secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Tubarão, Haroldo Oliveira Silva e do prefeito de Tubarão, Manoel Antônio Bertoncini.



O governo investiu R$ 6.838.589,99 na unidade prisional que será administrada em parceria com a iniciativa privada, são 135 funcionários em regime de co-gestão distribuídos em 40 postos e 18 agentes penitenciários do Estado.



“Firmo ainda aqui um grande compromisso”, anunciou Ada de Luca. “Em um ano quero entregar o novo Presídio Feminino de Tubarão com espaço para berçários e todos os cuidados necessários para que as detentas, que também precisam de condições dignas, retornem com orgulho para o seio da sociedade”, complementou a secretária.



O presídio, com capacidade para abrigar 272 detentos do regime fechado e 120 do semiaberto, tem duas enfermarias, consultórios médico e odontológico, salas para o setor administrativo, local para visitas de familiares, solários e salas de revista.



As refeições serão produzidas no próprio presídio, que tem espaços destinados para despensa e manipulação de alimentos, além de refeitório para os funcionários.



O setor de segurança conta com alojamento para a vigilância externa, duas guaritas elevadas para posto de guarda e alojamento na parte interna para agentes masculino e feminino.



A empresa responsável pela co-gestão do Presídio Masculino Regional de Tubarão, a MonteSinos, já atua há mais de nove anos em parceria com o Estado na Penitenciária Industrial de Joinville e há seis meses no Presídio Regional de Itajaí.
SC investe R$ 1 bilhão para gerar mais emprego e renda




Com recursos assegurados, programa está estruturado em: inovação tecnológica, apoio aos micro e pequenos empreendimentos, sustentabilidade ambiental e formação profissional para jovens

$alttext

Frentes do programa SC@2022 foram apresentadas pelo secretário de Desenvolvimento Sustentável



Depois de exatos nove meses que consumiram algumas centenas de horas de grandes cabeças pensantes, nasceu o SC@2022. Um programa que traz uma nova maneira de enxergar o desenvolvimento econômico estadual e que tem como meta transformar Santa Catarina em referência nacional na política de inovação com sustentabilidade.



Com recursos já assegurados da ordem de R$ 1 bilhão – R$ 600 milhões dos quais provenientes do Banco do Brasil - o Programa gestado na Secretaria de Desenvolvimento Sustentável está estruturado em quatro frentes. Cada uma delas reúne uma série de iniciativas que vão somar esforços governamentais, da iniciativa privada, de universidades e de entidades de classe, além de acordos internacionais e parcerias com grandes centros de excelência. Tudo isso para dar um salto na geração de emprego e renda em Santa Catarina, estimulando a atividade econômica de forma sustentável e com preocupação ambiental.



As frentes do programa SC@2022 foram apresentadas pelo secretário de Desenvolvimento Sustentável, Paulo Bornhausen, às lideranças da imprensa do interior, na terça-feira, dia 4. Confira as linhas gerais de cada iniciativa:



Inova@SC: a meta é 100 novas empresas da área de inovação



O Inova@SC prevê execução de programas de pesquisa, desenvolvimento e inovação, além da criação de centros de design digital, trazendo o que há de mais avançado nessa área. “É a fronteira do conhecimento nesse setor”, resume Bornhausen.



Essa frente tem no comando Sergio Luiz Gargioni, presidente da Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina, assessorado por pessoas com larga experiência internacional na área de inovação. Para atingir a meta de 100 novas empresas da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), o Estado está mapeando as incubadoras (centros de apoio à formação de empresas de base tecnológica) e os polos de inovação existentes em Santa Catarina. Empresas vocacionadas para o segmento vão receber investimento a fundo perdido para se fortalecer e projetar o Estado na área da inovação tecnológica. “Pelo menos R$ 12 milhões já estão garantidos pelo Governo federal”, revelou o secretário.



Nova Economia@SC quer formalizar 100 mil microempreendedores individuais e criar 30 mil novos empregos



Tendo no comando o superintendente do Sebrae-SC, Guilherme Ziggeli, o programa Nova Economia@SC é voltado aos microempreendedores individuais e às micro e pequenas empresas, que têm significativo peso em Santa Catarina. Nessa frente, a locomotiva é o Programa Juro Zero, que libera recursos para investimento e capital de giro com o custo do empréstimo bancado pelo Governo estadual. A vantagem adicional desse programa é o acompanhamento do empreendedor pelo Sebrae-SC. O dinheiro é repassado pelo Badesc para as 19 instituições que operam com microcrédito. O secretário de Desenvolvimento Sustentável garantiu que as primeiras contratações de empréstimo saem em novembro. Com essa iniciativa, o Estado espera formalizar cerca de 100 mil microempreendedores individuais, que irão se somar aos atuais 52 mil em atividade em SC.



Polos setoriais - Nessa mesma alçada de comando, estão projetos para o desenvolvimento de polos setoriais industriais, alavancagem da economia verde e ações em áreas de baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Não faltam recursos. Segundo Bornhausen, um fundo de investimento do Banco do Brasil vai disponibilizar R$ 600 milhões para operações de crédito para essas iniciativas. Vai funcionar à semelhança do Juro Zero, embora com um custo do empréstimo, suportado pelo Estado, um pouco mais salgado. Juros de 10%, em invés de 3,4% como no caso do microcrédito. O plano é audacioso. A partir de diagnóstico do Sebrae-SC, serão priorizadas empresas que poderão tomar empréstimos em condições diferenciadas (de R$ 100 mil a R$ 500 mil) direcionados à ampliação da estrutura de pessoal. Com o apoio técnico do Sebrae-SC, projeta-se para essas empresas um crescimento da ordem de 30%. A meta da SDS é provocar a criação de 30 mil novos empregos.



Economia verde - O estímulo à economia verde (empresas que operam em projetos de sustentabilidade, como reaproveitamento de materiais, reciclagem etc) segue o mesmo princípio de apoio financeiro, técnico e logístico. Mais uma vez, o Sebrae-SC entra como ator principal para ajudar a viabilizar e fomentar projetos vitoriosos.



Banda larga - Já para dinamizar a economia nos chamados bolsões de pobreza e em municípios de baixo IDH (90 cidades catarinenses estão com índice abaixo da média estadual), a SDS tenciona promover uma grande inclusão digital levando banda larga de graça à população, por meio de lan houses públicas, enriquecidas com serviços do Sebrae-SC. Em quatro anos, a meta é inclusão digital em 200 áreas do Estado.



Meio Ambiente Legal@SC visa tornar a Fatma mais proativa



Aqui, o comando está com o presidente da Fatma (Fundação do Meio Ambiente), Murilo Flores. A inovação é tornar a Fatma mais proativa, fazendo licenciamentos ambientais prévios, em áreas prioritárias, que poderão ser exploradas economicamente. “O objetivo é atrair investidores que terão certeza de que seus empreendimentos estão de acordo com as normas ambientais vigentes”, observou Bornhausen. Ele acentuou que o objetivo é aliar a preservação natural em Santa Catarina ao desenvolvimento, a fim de possibilitar investimentos sustentáveis e melhoria na qualidade de vida para a população catarinense.



O roteiro de ações nessa área será traçado a partir do Relatório de Sustentabilidade, prestes a sair do forno. O programa prevê também amplo treinamento de servidores de carreira para atuar no acompanhamento das questões ambientais, não só fiscalizando áreas, mas contribuido para mitigar eventuais casos de degradação. Outra iniciativa em pauta é recorrer à iniciativa privada para dar um novo rumo aos parques estaduais, utilizando a experiência dos estados de São Paulo e Minas Gerais.



EducaçãoTEC@SC caça talentos para área de tecnologia



Outro pilar de importância estratégica do programa SC@2022 é a educação. Para estimular o desenvolvimento humano de Santa Catarina de forma sustentável, o EducaçãoTEC@SC focará na formação profissional dos jovens catarinenses, mirando o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação. Essa frente tem no comando a coordenadora de projetos técnicos e parcerias da SDS, Lucia Dellagnelo, um dos mais respeitados nomes da área de ensino e pesquisa. Com estreita parceria da Federação das Indústrias de SC (Fiesc) e de todo o Sistema S (Senai, Senac, Senar), o programa tenciona fazer do Ensino Médio estadual uma fábrica de profissionais preparados para atuar no mercado de trabalho.



“Serão fornecidos cursos, de 240 horas/aula, vocacionadas de acordo com a necessidade de cada região do Estado”, assinalou Bornhausen. Também está na mira do programa a formação de cinco mil técnicos em Tecnologia da Informação. Nesse sentido, a parceira de primeira hora é a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) e também a prefeitura da Capital, onde reside o maior polo tenologico do Estado. “ Existem atualmente 560 vagas nessa área que não conseguem ser preenchidas”, comentou o secretário.