Páginas

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Estrutura será reformada

Imbituba
Ao completar três meses em que oito detentos fugiram da Unidade Prisional Avançada (UPA) de Imbituba e que há um ano o local está interditado parcialmente pela justiça, a estrutura deverá passar por reformas. Melhorias que a administração aguarda para reforçar a segurança.

“Serão instaladas placas de aço em alguns pontos da edificação, como muros, paredes e repartições. Também serão colocadas mais grades em algumas dependências e construída uma sala para advogados, além de uma reforma na cozinha”, informa o novo supervisor da unidade, Matheus de Freitas.

A ordem de serviço foi assinada na última semana com a empresa B3 Engenharia e Construções Ltda, de Florianópolis, por meio da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (SJC), financiadora da obra. O prazo previsto de conclusão é de 90 dias. Atualmente, a unidade está com 91 detentos, número abaixo dos 94 exigidos pela justiça.

Na madrugada do dia 16 de junho deste ano, oito detentos fugiram da unidade por um túnel cavado na concretagem, com cerca de um metro e com saída em um canto do pátio, na parte externa. Na parte pelo lado de dentro, os detentos tentaram disfarçar com a colocação de baldes e materiais de limpeza. Quatro continuam desaparecidos, os demais foram recapturados na mesma semana da fuga.

34 pessoas são detidas

Tubarão
Um balanço foi divulgado nesta sexta-feira pela Polícia Civil como resultado da força-tarefa realizada em agosto pela Divisão de Combate a Furtos e Roubos (DCFR), em Tubarão. Ao todo, foram presas 34 pessoas na região.

“Somente em um mês retiramos de circulação dez armas de fogo, de calibres 32, 38 e 22. Todos os armamentos eram utilizados em assaltos a pessoas ou estabelecimentos comerciais. Das 34 prisões, 25 foram através de mandados de prisão e nove detidas em flagrante por crimes como roubo, furto, receptação e estelionato”, informa o delegado responsável pela DCFR, Danilo Bessa Brilhante.

Durante o período, o delegado destacou que também foram recuperados e devolvidos a seus proprietários diversos objetos apreendidos, como veículos, bicicletas de competição, notebooks, smartphones, televisores, peças de caminhão, celulares, entre outros.

Adolescente é morto a tiros no bairro Portinho, em Laguna


 







 


Um adolescente de 16 anos foi morto a tiros ontem no bairro Portinho, em Laguna. O crime, segundo testemunhas, foi cometido por dois homens que estavam em uma motocicleta e acertaram a vítima enquanto ela caminhava na rua. Um tiro acertou o peito e outro o braço do rapaz.

Baleias são avistadas e entram no canal da Barra


 





 


Créditos: Elvis Palma/DS


Sete pares de baleias-francas encantaram turistas e moradores de Laguna na sexta-feira. No mês que é o auge da temporada desses animais no Litoral catarinense, as baleias devem continuar pela costa no fim de semana.

Segundo Pedro Castilho, professor da Udesc de Laguna, em função do vento sul, que deve continuar na região, as baleias devem ficar nas regiões protegidas desse vento, como as praias do Mar Grosso, Ribanceira, Siriú, entre outros locais do Litoral da região.
Na sexta-feira, equipes da Udesc, Projeto Baleia Franca, Polícia Ambiental e Capitania dos Portos de Laguna foram chamadas até os Molhes da Barra, em Laguna, em função de um par de baleias que entraram no canal da Barra, o que gera risco para os mamíferos. “Fizemos o monitoramento e a condução da mãe e do filhote para fora do canal. Foi tudo tranquilo, nada de mais grave ocorreu”, detalha Pedro. Um vídeo do resgate está disponível no site do DS.
Além das baleias, quem estava na região dos Molhes pôde ver também dois lobos marinhos que estavam no local. “Verificamos também estes animais, que estão bastante saudáveis”, apontou o professor.
Em agosto do ano passado, foram necessárias cinco tentativas de desencalhe para retirar uma baleia-franca do ponto mais raso da Lagoa de Santo Antônio, em Laguna, onde o mamífero ficou preso por cerca de dois dias. O filhote que a acompanha ficou desorientado e chegou a encalhar também, mas foi resgatado.
Avistagem
Quem quiser aproveitar o auge da temporada das baleias-francas para fazer um passeio de avistagem pode aproveitar o tour de baleias. Em um passeio realizado no começo do mês, 16 baleias foram avistadas nas praias da região - oito baleias mães com filhotes. Elas foram vistas nas praias da Ribanceira, em Imbituba; Siriú, em Laguna; e Gamboa, em Garopaba. Embora os passeios de avistagem com embarcações estejam proibidos, o passeio por terra é uma opção. O tour de baleias da Associação de Guias da Apa (AGTA) é realizado diariamente, independentemente do número de pessoas que irá participar. Para agendar o tour AGTA, basta entrar em contato com (48) 9948-2224, (48) 9977-6352 ou receptivobaleias@hotmail.com.

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Primeira etapa de obra é iniciada em Laguna


 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 

Créditos: Marco Bocão/Secom/DS


As primeiras estruturas do futuro Parque Municipal da Pedra do Frade começaram a ser erguidas, de acordo com a prefeitura de Laguna. Esta é a primeira etapa das obras, na qual serão construídos bloco administrativo, passarela de acesso à Pedra do Frade, pórtico de entrada e cabeamento subterrâneo. 

O trabalho começou pelo alicerce do setor administrativo, localizado a 500 metros da pedra, e ficará na entrada principal do parque. Contempla 257 metros quadrados, tendo salas administrativas, sanitários e espaço coberto.
A área total do Parque Municipal da Pedra do Frade é de aproximadamente 30 hectares, sendo a área construída nessa etapa de 830 metros quadrados.
A intenção é aproveitar a beleza do local, oferecendo mais infraestrutura para os frequentadores em um dos mais tradicionais pontos turísticos de Laguna. Localizado a oito quilômetros do Centro Histórico, entre a Praia do Gi e Praia do Sol, o costão de rochedos tem uma pedra enigmática, que atrai visitantes o ano inteiro. 
A Pedra do Frade recebeu esse nome devido à semelhança com o rosto de um padre franciscano. Com nove metros de altura e cinco de diâmetro, a pedra está apoiada sobre três pontos em um costão rochoso de inclinação de aproximadamente 45º, com outra pedra sobre ela, com tamanho reduzido.
O valor desta etapa, já licitada e que teve a empresa Magapavi como vencedora, foi de R$ 1.462.853,65, com prazo de término para 1º de março de 2016. Durante a obra, o local não será fechado para o público, apenas alguns locais de acesso serão desviados.
O prefeito Everaldo dos Santos, acompanhado pela secretária do Planejamento Urbano, Grazielle Sitônio, e pelo arquiteto responsável pelo projeto, Victor Fagundes, esteve visitando o local na última semana. Segundo ele, “o parque será o novo cartão postal do município e também irá incrementar o turismo da região”, disse o prefeito.
Everaldo, no intuito de angariar recursos para finalizar todo o complexo do empreendimento, esteve em Brasília em busca de mais recursos para as próximas etapas de conclusão do parque e para pavimentação do acesso ao local paradisíaco pela Praia do Sol até a praia do Gi.
O parque a ser implantado é uma intervenção de baixo impacto, garantindo a preservação dos recursos naturais. Os atrativos são os elementos construídos que adequarão a mobilidade do sítio com espaços e edifícios projetados para receber pessoas e contemplar a paisagem existente.

Arma é apreendida e jovem é preso em flagrante


 






 


Por volta das 4h da madrugada de sábado, uma das equipes do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) de Laguna realizava rondas táticas e preventivas na comunidade da Ponta das Pedras, quando avistou três homens em atitude suspeita.
Um deles, de 24 anos, ao perceber a aproximação dos militares, empreendeu fuga por meio dos becos, abandonando uma arma de fogo e fugindo para uma casa abandonada. Localizado, ele foi capturado e preso. A arma de fogo, um revólver calibre 38, foi encontrada no local e estava carregada com seis munições, cinco delas picotadas.
O jovem foi preso em flagrante e a arma foi apreendida, sendo a segunda em menos de 24h no município. O objeto e ele foram conduzidos à Central de Polícia para os procedimentos necessários. Com este caso, 36 armas de fogo foram apreendidas pela Polícia Militar em 2015, somente em Laguna.

Homem agride o próprio pai em Laguna


 




l
 


Mais um caso de agressão é registrado na região. Desta vez, o crime ocorreu em Laguna. A vítima, de 66 anos, levou uma facada do próprio filho, de 30, que seria usuário de drogas.
O crime ocorreu por volta das 22h de sexta-feira (11), no bairro Progresso, quando o homem de 30 anos exigiu que o pai, de 66, desse dinheiro e o mesmo se negou, já que o filho tinha a intenção de usar drogas.
O rapaz, então, partiu para a agressão e começou a desferir golpes de faca, chegando a lesionar a mão esquerda da vítima. As informações são da Polícia Militar.
A PM foi acionada, mas o agressor fugiu do local antes que os policiais chegassem. Um boletim de ocorrência com requerimento de exame de corpo de delito foi registrado.
No início deste mês, uma adolescente de 16 anos desferiu uma facada no padrasto. O crime, segundo a Polícia Militar (PM), aconteceu no bairro Morrotes, em Tubarão, por volta das 19h. A vítima, um homem de 39 anos, alegou à guarnição que ambos estavam brincando.

Polícia apreende 17 quilos de drogas em LG


 






 

Créditos: PM Laguna/DS


Considerada a maior apreensão de drogas feita este ano em Laguna, uma operação integrada entre as polícias Militar e Civil, por meio da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Laguna, desarticulou uma rede de tráfico de drogas no município. A operação teve início na tarde de sexta-feira.
A droga apreendida chegou a 17 quilos de maconha, além da apreensão de arma de fogo, R$ 6 mil em dinheiro e um motor de carro clonado do Estado de São Paulo. A operação policial faz parte de ações contra o tráfico de drogas, denominada “Região mais Segura”. Essas ações buscam retirar de circulação armas e entorpecentes, com o objetivo de garantir maior segurança à população.