Páginas

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Homem atira na perna da esposa em Laguna


 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 
Um homem de 77 anos atirou na perna da própria esposa na manhã de ontem, em Laguna. A tentativa de homicídio ocorreu por volta das 6h, no centro da cidade.

Enquanto a vítima, de 74 anos, era socorrida e encaminhada ao hospital de Laguna, o marido se trancou dentro da residência, com uma arma em mãos, afirmando que iria tirar a própria vida.

As guarnições do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) e Radiopatrulha (RPs) de Laguna, que atenderam a ocorrência, precisaram negociar com o homem. O cabo Nascimento e os soldados Oliveira e Guedes, do PPT, realizaram entrada tática com escudo balístico.

Durante o primeiro contato, o homem respondeu que estava bem, porém, com ideia de tirar sua própria vida. Ao avistarem o suspeito, ele estava com uma pistola calibre 635 e uma faca.

Foram cerca de 48 minutos de negociações entre policiais e suspeito. O homem, então, largou a arma na pia e foi dominado na cozinha. Ele foi encaminhado à Central de Polícia para os procedimentos cabíveis.

Secretaria diz que não houve prejuízos.




A escola estadual Almirante Lamego, de Laguna, há anos espera por reforma e ampliação, mas o que estava próximo de ser realizado acabou virando caso de Polícia Civil. No inquérito, foram apurados crimes de violação de sigilo de proposta, fraude em licitações e improbidade administrativa.  Segundo o delegado responsável pelo caso, Flávio Gorla, os responsáveis serão indiciados e o caso será encaminhado ao Ministério Público.

“Envelopes dos três primeiros colocados haviam sido abertos antes da apresentação, como forma de favorecer a empresa quarta colocada, que apresentava proposta de mais de R$ 1 milhão em comparação com as outras três primeiras”, explica o delegado.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Regional de Laguna, Robson Caporal, através da assessoria de imprensa, há cerca de quatro meses, durante a abertura de envelopes dos habilitados no processo licitatório, a empresa reclamou sobre a falta de documento.

Nesta época, ele recém-assumia o cargo e mediante o fato determinou à comissão de licitação o cancelamento de todo o processo. “Esclarecemos, ainda, que a empresa está no direito de reivindicar, mas isso não significa que a reclamação seja pertinente. A licitação não foi realizada e prejudicou única e exclusivamente a comunidade escolar, sem causar prejuízos ao Estado ou a qualquer empresa participante”, ressaltou.

O projeto foi liberado para nova licitação. Atualmente, a escola atende 800 alunos e funciona em tempo integral.

Semáforos do Mar Grosso e Magalhães voltam a funcionar


 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 


Créditos: Divulgação PML

Acesso ao Farol depende de nova licitação


Litiane Klein 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 
Com a inauguração da Ponte Anita Garibaldi, as expectativas para o setor de turismo em Laguna são muito boas. Poderiam ser ainda melhores se o acesso a uma das praias mais procuradas da cidade, o Farol de Santa Marta, estivesse concluído, mas isso não tem nem previsão de acontecer.



De acordo com o Deinfra, a empresa que fazia a obra de pavimentação, iniciada em 2013, abandonou os trabalhos, não cumprindo contrato, que foi cancelado. Uma nova licitação terá que ser feita para que outra empresa assuma o acesso, mas deve demorar.

Isso porque o projeto será modificado e será feita a pavimentação asfáltica no lugar do uso de lajotas. O que é uma boa notícia, porém, vai atrasar mais o processo. Segundo o Deinfra, será necessário um novo licenciamento ambiental, em função da mudança do projeto. O órgão aponta que, no momento, aguarda a liberação da licença ambiental para posteriormente fazer um novo orçamento e, somente então, uma nova licitação.

O morador de Laguna Kleber dos Santos afirma que as más condições do acesso, que tem apenas 2,3km, tem afugentado muitos turistas e até outros moradores que gostam de frequentar o local. “É uma praia muito procurada, mas está terrível chegar lá. O mais irônico é que todo o restante da estrada para o Farol está pavimentado, faltando somente aquele pedacinho. Isso já poderia ter sido resolvido”, lamenta.

As condições da estrada do Farol de Santa Marta serão tema de uma mobilização de moradores no dia 10 de agosto, às 19h, na Câmara de Vereadores.

O DS fez contato com a Fatma, que não retornou sobre como está o andamento do processo de licença ambiental para a obra.

Ou seja, é grande a probabilidade de que turistas e moradores tenham que enfrentar o trecho em péssimas condições do acesso a uma das mais belas praias da região.



Problema antigo



Em fevereiro, uma manifestação no Farol de Santa Marta reuniu cerca de 50 moradores, que fecharam o acesso ao Cabo de Santa Marta pedindo ação do poder público na segurança pública, despoluição da Prainha e o término da pavimentação do acesso ao Farol.

Várias manifestações já ocorreram na SC-100, no trevo do Farol, em função da demora nas obras do ramal da comunidade – o trecho que faz a ligação da SC-100 ao Farol de Santa Marta.

Abordagens resultam em apreensão de arma e moto

Laguna
Duas ocorrências foram registradas nesta segunda-feira, no início da noite, em Laguna. Em uma delas, uma arma foi apreendida com uma mulher, além de munições e um carregador. Esta é a 27ª arma de fogo apreendida pela Polícia Militar (PM) neste ano no município. 
Horas antes, uma guarnição em rondas localizou um motociclista em atitude suspeita. Em busca de um foragido da justiça, policiais militares da Cidade Juliana encontraram uma pistola Taurus. A abordagem ocorreu por volta das 18h26min, no bairro Magalhães.

Em rondas pela região, foi localizado em uma residência um rapaz de 23 anos, procurado pela polícia. Ao ver a viatura, ele fugiu, pulando vários muros da localidade.

Os policiais, em buscas no terreno da casa, encontraram a companheira do suspeito e uma arma de calibre 380, com um carregador e oito munições.

Uma equipe de Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (Rocam) da PM, em passagem pela localidade da Malvina, observou um motociclista. Ao receber a ordem de parada, ele tentou escapar. O condutor foi alcançado e o veículo possuía várias irregularidades. O piloto foi liberado e a moto apreendida.

Os semáforos da Avenida João Pinho, esquina com Aderson Pinho Remor, no bairro Mar Grosso e do acesso à balsa, no Magalhães, próximo ao mercado Tibio, voltaram a funcionar terça-feira após a realização de alguns reparos.

De acordo com o coordenador da Guarda Municipal, Denei dos Santos, os dois semáforos receberam manutenção e novos materiais resistentes aos ventos fortes e umidade. Os semáforos no centro da cidade estão funcionando normalmente.

Alerta após as 22h

Como medida de segurança, a Guarda Municipal resolveu adotar o sinal de alerta após as 22h.

"Pedimos que os motoristas prestem muita atenção no momento da passagem pelos sinaleiros durante esse horário. A precaução pode evitar acidentes e garantir um fluxo seguro de veículos", destaca Santos.

terça-feira, 28 de julho de 2015

Jovem é baleada na perna

Ela foi socorrida pelo seu namorado e não corre risco de morrer.
Pescaria Brava

O susto foi grande ontem para as pessoas que estavam em um clube no bairro Taquaraçu, em Pescaria Brava. Uma mulher foi atingida por um disparo de arma de fogo.
A jovem de 19 anos estava em frente ao estabelecimento quando foi baleada em uma das pernas, na região do joelho, por volta das 5 horas. Ela foi socorrida pelo seu namorado de 18.

O rapaz a colocou em seu veículo e a levou para o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão. Ao chegar na instituição, uma guarnição da Polícia Militar foi acionada.

Ela contou aos policiais que não viu ninguém e nem de onde vieram os tiros. A jovem não corre risco de morrer. Conforme a Polícia Militar, não há informações concretas se o alvo era a moça ou se foi uma bala perdida de outra ocorrência.

A região contabiliza 21 homicídios neste ano. Tubarão lidera o número, com oito assassinatos. Em segundo está Laguna, com sete. Três pessoas foram mortas em Imbituba. Armazém, São Ludgero e Sangão possuem um homicídio em cada um.

Em Pescaria Brava, o último assassinato ocorreu no ano passado.

Lei para a demolição é sancionada

A destruição deverá ocorrer nos próximos dias. Porém, tudo dependerá das condições climáticas.
Jailson Vieira
Laguna
O projeto de lei complementar número 317/15, que permite a demolição do pórtico, foi sancionado pelo prefeito de Laguna, Everaldo dos Santos. Com isto, será possível dar continuidade à obra da avenida João Marronzinho, no bairro Portinho.

O secretário de obras, Renato de Oliveira, esclarece que a empresa Setep executará os serviços em breve, o que poderá ocorrer na próxima semana. “Tanto a prefeitura quanto a empresa querem a celeridade para o início dos trabalhos. As questões de demolição do pórtico e das licenças ambientais demoraram um pouco e, desta forma, o cronograma atrasou. Porém, com estes assuntos resolvidos vamos começar a tão esperada obra”, expõe.

A expectativa para a conclusão dos trabalhos na avenida é de 60 dias. “A obra está bem adiantada. Esperamos que em dois meses esteja finalizada, mas tudo dependerá das condições climáticas”, observa.

A avenida João Marronzinho será composta por pista dupla dos dois lados, que terão 3,5 metros de largura e acostamento com 1,5 metro. O lado esquerdo da via contará com ciclovia e faixa de passeio, já no lado direito terá uma faixa de passeio para pedestres. As vias serão separadas por um canteiro central de um metro.
Fosfateira

Justiça Federal recebe denúncia do MP

O objetivo é apurar se houve omissão de dados nos estudos ambientais.
Anitápolis
Com o objetivo de apurar os crimes, em razão da omissão de dados e informações referentes ao diagnóstico ambiental realizado para a instalação da Indústria de Fosfatados Catarinense (IFC), em Anitápolis, o Ministério Público Federal entrou com uma ação penal contra a empresa que elaborou o estudo do projeto e seus diretores. Ontem, a Justiça Federal recebeu a denúncia.

A ação cita a elaboração “de um estudo parcialmente falso ou enganoso, por haver omitido dados referentes ao diagnóstico ambiental da Linha de Transmissão da área de estudo do empreendimento, do Porto de Imbituba, do terminal ferroviário de expedição de superfosfato simples de Lages, bem como por não ter incluído na Área de Influência Direta (AID) do empreendimento trechos do rio Braço do Norte”.

A organização não governamental (ONG) Montanha Viva, que deu início ao movimento contra a fosfateira e propôs a ação há seis anos, requereu à justiça federal que mantenha a liminar até que o processo seja julgado. Fato que contribui para que a empresa extratora não entrasse em operação até o momento.

Conforme o advogado da ONG, Eduardo Bastos Moreira Lima, se ao final houver condenação estará comprovado que os estudos ambientais eram mal elaborados e poderiam comprometer o resultado final de todo o procedimento com riscos incalculáveis.

Os acusados têm o prazo de dez dias para apresentar a defesa. Caso considerados culpados, a pena é de quatro anos ou mais de detenção.