Páginas

sexta-feira, 20 de novembro de 2015


Homem é esfaqueado durante briga

No mesmo município um monitor do estacionamento rotativo foi agredido com um soco.
Silvana Lucas
Laguna
Dois homens foram feridos em atos de violência, em diferentes situações, ontem à tarde em Laguna. Um homem foi esfaqueado durante uma briga, por volta das 15 horas, na comunidade de Barbacena e uma hora depois, um monitor do estacionamento rotativo foi agredido com um soco por um motorista, no Centro.

Uma discussão entre dois internos, um de 20 e outro de 22 anos, em uma clínica de dependentes químicos resultou em uma tentativa de homicídio. Um dos rapazes durante a briga pegou uma faca que estava na cozinha e feriu o colega com um golpe no abdômen.

O ferido foi conduzido pelos socorristas do Corpo de Bombeiros Militar ao Hospital Senhor Bom Jesus dos Passos e o agressor encaminhado pela Polícia Militar à delegacia da Divisão de Investigação Criminal (DIC).

Por volta das 16 horas, um funcionário, de 28 anos, do Consórcio Zona Azul Brasil/Serrada - empresa responsável pela cobrança do estacionamento rotativo na Cidade Juliana - ao notificar o condutor de veículo estacionado na avenida Engenheiro Colombo Machado Sales, por exceder o tempo de tolerância, foi agredido com um soco no rosto.

A situação chamou a atenção de muitas pessoas que passavam pela via. Uma viatura da Polícia Militar esteve no local. “Mesmo que uma pessoa não concorde com as regras definidas para utilização das vagas de estacionamento, definidas por lei municipal, não lhe dá o direito de agredir um trabalhador que apenas cumpri com seu dever”, ressaltou a gerente do consórcio, Anna Cláudia Germano.

O monitor foi encaminhado à unidade de saúde e após os procedimentos médicos realizou um boletim de ocorrência. O motorista não foi localizado.

Motociclista é assaltado

Jaguaruna
Dois assaltos a mão armada ocorreram na região. Na madrugada de ontem o crime ocorreu em Jaguaruna e no dia anterior, durante o dia, uma residência foi invadida em Garopaba.

Um homem de 22 anos foi assaltado após sair do trabalho e seguir para casa em Jaguaruna. O crime ocorreu na Estrada Geral Olho D’Água, na comunidade de Esplanada.

Por volta das 3 horas o  trabalhador de uma  cerâmica em Sangão seguia em uma Honda CG 125 cilindradas, roxa, modelo 1997, quando foi surpreendido por dois homens que ocupavam também uma motocicleta, esta de 150 cilindradas, vermelha.  Durante o assalto, um dos ladrões apontou uma arma de fogo e o fez parar o veículo.

Ao descer da motocicleta a dupla subtraiu sua carteira contendo documentos, alguns valores em dinheiro, e um deles roubou a motocicleta. Em seguida os dois motorizados fugiram em direção a Morro Grande, na cidade vizinha.

No dia anterior, em Garopaba outro assalto chamou a atenção dos policiais. Por volta das 12 horas a Polícia Militar do município recebeu uma ligação com a informação de um assalto em uma residência. O imóvel, localizado na Estrada Geral do Siriú, foi invadido por quatro homens, todos armados e encapuzados.

O proprietário relatou aos policiais que os bandidos entraram na casa exigiram dinheiro e agrediram os moradores com coronhadas. Eles receberam certa quantia, amarraram o casal e as duas filhas e fugiram em um Palio, com placas do R

Policial salva banhistas da morte

Ao verificar uma ocorrência criminosa um soldado entrou nas águas para salvar dois irmãos que se afogavam na Praia do Gi.
Silvana Lucas
Laguna
Por pouco um rapaz de 21 e uma adolescente de 16 anos, moradores de Laguna, não morreram ontem à tarde nas águas da Praia do Gi. O salvador dos jovens foi o policial militar Luiz Felipe Guedes Paines de Almeida, que mesmo fardado, em uma ação rápida, conseguiu alcançar os irmãos e retirá-los ainda com vida.

Por volta das 16 horas, Luiz Felipe e David Garcia Silva, soldados da Radiopatrulha (RP) receberam a informação da Central Regional de Emergência (CRE) que o posto de salva vidas localizado nas proximidades do Laguna Tourist Hotel foi arrombado. Ao verificarem a situação da edificação, avistaram uma mulher na beira da praia que pedia socorro.

“Quando vi que uma senhora estava desesperada pedindo para salvar seus filhos que se afogavam, sai correndo. Larguei pelo caminho camisa, colete, cinto e armamento. Tentei tirar o coturno, sem conseguir de imediato. Entrei na água calçado mesmo e segui em direção ao jovem, que estava mais próximo”, relata Luiz Felipe.

O militar narra que o rapaz mesmo sem saber nadar conseguiu se equilibrar e alcançar uma faixa de areia onde se apoiou com os pés e pediu para que ele salvasse a irmã que estava mais ao fundo.

“Avistei a moça que passava a arrebentação e visivelmente não conseguia mais se manter na superfície. Nadei muito e ao me aproximar  precisei me equilibrar entre as fortes ondas que quebravam e o desespero da jovem. Neste tempo a ajuda de David foi imprescindível, além de cuidar das armas ele acionou os socorristas”, explica o militar.

Depois da água
Já em terra uma viatura do Corpo de Bombeiros Militar de Laguna socorria o rapaz. A jovem trazida pelo policial precisou de atendimento médico e Luiz Felipe precisou de cuidados. “Quando cheguei à areia minha cabeça doía muito. Ao final nós três fomos encaminhados ao Hospital Senhor Bom Jesus dos Passos para verificações médicas, procedimento que felizmente, em seguida fomos todos liberados”, comemora o militar.

Reconhecimento
Após o atendimento médico o comandante da Guarnição Especial de Polícia Militar do município, tenente-coronel Jefer Francisco Fernandes recebeu em seu gabinete os militares envolvidos na ocorrência. Luiz Felipe foi enaltecido pelo ato de coragem e bravura e por ter arriscado sua própria vida para salvar a vida de outros cidadãos.io Grande do Sul.

terça-feira, 17 de novembro de 2015


Em carta, prefeito de Laguna pede perdão a servidores


 





 



Esclarecimentos sobre uma entrevista a uma rádio de Tubarão, onde, de forma equivocada, o prefeito de Laguna teria utilizado termos que levaram algumas pessoas a imaginarem e publicarem em uma rede social um suposto descontentamento do prefeito com o funcionalismo da Prefeitura de Laguna.
“Eu, Everaldo dos Santos, prefeito de Laguna, venho a público primeiramente ratificar meus agradecimentos a toda população de Laguna pela confiança em mim depositada, que me proporcionou a oportunidade de gerir nossa querida e amada Laguna, como também salientar, mais uma vez, que não medirei esforços até meu último dia de gestão, para que tudo aquilo proposto em campanha seja colocado em ação. Também gostaria de fazer alguns esclarecimentos sobre o fato citado acima.
Como é de conhecimento de muitos, há alguns dias foi divulgado em uma rede social uma entrevista que concedi por telefone a uma rádio de Tubarão, onde de forma impensada, reconheço que usei termos desapropriados para responder perguntas sobre o tema que estava sendo tratado, o pagamento dos servidores. Então, perante a população de Laguna, esclareço que:
1º Estamos passando por um momento financeiro delicado por consequência dos constantes atrasos e redução dos repasses Federais e Estaduais;
 2º Estamos passando por um período crítico em nossa cidade devido às obras de saneamento básico, que é de responsabilidade do Governo do Estado e da Casan, cabendo ao município a fiscalização. Cobramos continuamente do Estado e da Casan o bom andamento da mesma, mas também gostaria de ressaltar que, depois de concluída, essa obra vai melhorar e muito a qualidade de vida da nossa população;
3º Como prefeito, não estou medindo esforços para buscar constantemente, junto aos governos Federal e Estadual recursos que possam trazer benefícios ao nosso município;
4º No dia da entrevista, estava em uma ligação discutindo sobre o planejamento para a temporada de verão, onde naquela ligação algumas coisas não fluíram da forma que projetamos, então confesso que estava nervoso com aquela situação. Após esta ligação, concedi a citada entrevista e, por uma infelicidade, tentei explicar um assunto que já me causa desconforto há muito tempo, assunto esse que já recebi inúmeras reclamações de lagunenses e visitantes, que é o atendimento um pouco equivocado que "alguns" (meia dúzia)  funcionários prestam à população.
Então, mais uma vez, digo e repito o que pretendo esclarecer quando me referi ao funcionalismo: estava me reportando a esta pequena gama de servidores que, como em qualquer empresa, nossa Prefeitura infelizmente tem que aprender a lidar. Porém eu, Prefeito Everaldo, sou humano e reconheço meus erros, por isso estou aqui, pois senti a necessidade desse esclarecimento, pois sem perceber generalizei meu contexto. Posso garantir que em nenhum momento meu raciocínio era dirigido a todo funcionalismo, jamais defendi a ideia onde os servidores não devem reivindicar os seus direitos, tampouco sou a favor do fim da estabilidade.
Como já mencionei acima, fortaleço novamente que durante a entrevista me referia a este pequeno grupo, o qual realmente e infelizmente não faz jus aos seus cargos e rendimentos, porém, diferentemente de uma empresa privada, devido à estabilidade, temos que suportar esses desafetos e desleixo com a profissão e a comunidade. Essa era minha linha de pensamento, que soou equivocada e inocentemente minha colocação acabou parecendo um discurso generalizado. De forma humilde, estou aqui na posição de prefeito, mas também de ser humano que ri e chora, que agrada e desagrada, que acerta e erra. Portanto, seria infantilidade estar omisso a este fato.
Reconheço, reitero e venho a público pedir perdão primeiramente a todos os funcionários públicos e, consequentemente, a toda a população de Laguna pelas palavras que geraram todo esse mal-entendido.
5º Despeço-me desejando a todos muita saúde, paz e alegria, e dizer que a Prefeitura de Laguna sempre estará de portas abertas para a sua população.
Laguna, 16 de Novembro de 2015
EVERALDO DOS SANTOS
PREFEITO DE LAGUNA

Praia do Sol, em Laguna, vai ganhar um portal em 2016


 
c






 

Créditos: Divulgação prefeitura de Laguna


Após o primeiro contato entre membros da direção da Associação dos Moradores da Praia do Sol e profissionais do setor de licitações e da Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Laguna, a construção de um portal no trevo de acesso à Praia do Sol poderá iniciar logo no início do próximo ano. Os recursos, segundo o presidente da associação de moradores, Isaías Vargas Filho, o Quica, estão garantidos por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Luiz Fernando Vampiro.

“Ainda não temos o valor total, mas deverá girar entre R$ 30 e R$ 50 mil. Queremos injetar esta verba em uma obra na entrada do balneário. Uma escultura deverá ser anexada junto ao portal”, detalha.

O assessor de projetos da prefeitura, Laércio Freitas, orientou a direção da associação sobre os procedimentos e documentação necessária para o repasse dos recursos.

“Primeiro, é necessário protocolar a intenção de projeto, após será dado todos os encaminhamentos. O importante é garantir a obra”, frisa. Um novo encontro poderá ser marcado ainda para dezembro.

A Praia do Sol tem grande extensão de orla e é considerada um reduto de tranquilidade. É uma das mais procuradas por visitantes durante a alta temporada em Laguna. Conta com uma grande faixa de areia dourada e batida, o mar é levemente agitado, apresentando boas ondas a maior parte do tempo.

De águas claras, é ideal para o banho e prática de esportes náuticos como surfe e bodyboard. No verão, é comum ver jovens jogando futebol e vôlei na areia, enquanto outros visitantes aproveitam para fazer uma caminhada.

Prefeitura espera mais de 10 mil motociclistas no Moto Laguna


 





 


O secretário de Turismo de Laguna, Henio Cardoso, recebeu da diretoria do Moto Laguna o projeto do evento, já tradicional na cidade.
Os motociclistas abrem a temporada de verão no município e este ano a 18ª edição do Moto Laguna será realizada de 9 a 13 de dezembro, na avenida Beira-Mar, no Mar Grosso. A comissão organizadora acredita num público superior a 10 mil motociclistas, distribuídos em mais de 200 motoclubes.
“Estamos aguardando um público geral que ultrapassa 100 mil pessoas”, salienta o presidente do Moto Laguna, Nilson Algarve. Com a finalização da construção da Ponte Anita Garibaldi, a Secretaria de Turismo aponta um crescimento de 30% de visitantes.
A diretoria do Moto Laguna esteve na Secretaria para tratar dos últimos detalhes, com o secretário de Turismo e o comandante da Polícia Militar, tenente-coronel Jeffer Francisco Fernandes.
O presidente Nilson Algarve entregou ao governo municipal a solicitação oficial de apoio, principalmente para a área estrutural e a sinalização. O secretário Henio adiantou que a prefeitura já está providenciando as solicitações. “Evento importante para a cidade. Vamos estar juntos”, declarou.
O comandante Jeffer informou que solicitou um aumento do efetivo de soldados para os dias do evento, também a equipe com motos, cavalaria e guarnição de choque. Fernandes salientou a importância da colocação de placas para sinalização das vias nos arredores do complexo do evento.
Mais de 12 bandas deverão contagiar o público, além de motos que chegam a custar R$ 100 mil e chamam a atenção de admiradores. Um simulador de corrida de moto deve encorajar os apaixonados por motovelocidade. Outra será um bar nas alturas, ou drink aéreo: um guincho vai levar os clientes para saborear uma bebida a mais de 40 metros do chão. Não poderiam faltar shows com acrobacias wheeling e a pista free style.

Trabalhadores buscarão pagamentos na Justiça











 


Ex-funcionários da empresa Beckhauser Malhas, de Tubarão, realizaram um protesto ontem em frente à fábrica, após serem demitidos sem o pagamento dos direitos trabalhistas. Ao todo, a empresa dispensou cem empregados na semana passada.

O aviso da necessidade das demissões, feitas em função da crise e de fatores econômicos, conforme apontou a empresa, havia sido feito ao Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Vestuário de Tubarão há cerca de 25 dias, mas, aponta o presidente da entidade, Carlos Zamparetti, a informação era de que todos os direitos seriam pagos.