Páginas

sábado, 17 de agosto de 2013


Pescaria Brava: universitários têm transporte gratuito
Agora, estudantes universitários de Pescaria Brava, que se deslocam para estudar nas Universidades de Capivari de Baixo e Tubarão, contam com transporte gratuito. Com este benefício, a Prefeitura Municipal tem o objetivo de cumprir o compromisso de construir um futuro de oportunidades para os jovens.

O prefeito Antônio Honorato Filho, justifica a ação pela preocupação com o futuro dos jovens de Pescaria Brava. Para ele, é importante que o serviço seja inteiramente gratuito. "Esta ação mostra o compromisso com os nossos jovens, que estão desenvolvendo sua condição intelectual para construir um futuro melhor não só individualmente, mas ajudando no progresso do nosso município. É mais uma vitória de nossa administração. Não podemos pensar em juventude sem pensar em educação”, afirmou.

Até o momento, 30 pessoas realizaram sua inscrição. Para quem ainda não fez seu cadastro para o uso do transporte, deve comparecer na Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do município, munido dos seguintes documentos: cópia do RG e CPF, duas fotos ¾, comprovante de residência, extrato de matrícula e atestado de frequência.

uatro homens são presos por estupro em uma semana.

Q
Dois casos distintos de estupro foram desvendados e os supostos autores foram presos na sexta-feira na região. É impossível dizer qual deles é o mais repugnante. Em Laguna, quatro crianças foram vítimas do agressor. Em Gravatal, uma mulher com deficiência física e mental teria sido violentada pelo próprio irmão.
O acusado de cometer os crimes contra as crianças foi preso por volta das 6h30 de sexta-feira no bairro Estreito, em Florianópolis, onde ele reside. O garçom, de 47 anos, viajava todos os fins de semana para Laguna, exclusivamente para violentar as vítimas, de 10, 11 e duas de 12 anos.
“Ele aproveitava que tem familiares aqui e vinha todos os fins de semana para Laguna. A professora das crianças desconfiou, conversou com elas e nos acionou. Isso há três dias. Reunimos os depoimentos, provas e conseguimos o mandado de prisão temporária, que foi cumprido nesta sexta-feira”, comenta a delegada responsável pelo caso, Madge Branco.
Após ser preso, o garçom foi levado para a Unidade Prisional Avançada (UPA) de Laguna. “Agora, vamos buscar mais provas durante os 30 dias da prisão temporária para solicitar uma prisão preventiva”, adianta a delegada.

Apontado por estupro é o próprio irmão da vítima.
A vítima do estupro descoberto em Gravatal, de 50 anos, tem deficiência física e mental. O acusado de abusá-la é o próprio irmão, de 48 anos. Ele também foi preso na sexta-feira, desta vez em uma ação das polícias Militar e Civil do município, onde o crime é apurado.
O mandado de prisão preventiva contra o suposto agressor foi cumprido na casa dele, no bairro São João, em Tubarão. “Os abusos foram informados recentemente para a Polícia Civil e, durante as investigações, constatamos que isso estaria ocorrendo há aproximadamente dois anos”, comenta um policial militar.
Outro irmão da vítima, de 51 anos, também chegou a ser detido. Ele é investigado por conivência, o que ainda não foi confirmado. “Ele poderia saber que os abusos aconteciam e não fez nada. Mas isso ainda precisa ser checado porque ele é um trabalhador e sempre cuidou da família, inclusive do pai”, aponta o policial.

Outras prisões por violência sexual .
Nesta semana, outros dois homens foram presos por estupro na região. Em Tubarão, um acusado de 56 anos foi capturado pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso na segunda-feira. Em fevereiro, o acusado foi preso pela primeira vez por abuso sexual praticado contra menores, recebeu o benefício de liberdade provisória em março, não cumpriu todos os requisitos e voltou a ter a prisão decretada. Outro homem de 49 anos foi preso em Laguna, também no início da semana. Ele teria abusado de duas crianças em São José.

terça-feira, 13 de agosto de 2013


Coluna de Terça Feira 13.08.2013.
Jovem é preso após enganar namoradas .
Duas pessoas foram presas e dois adolescentes apreendidos ontem à tarde pela Polícia Civil de Braço do Norte. Entre o quarteto está um jovem acusado de estelionato. Ele enganava as namoradas até conseguir receber bens materiais das vítimas.
Segundo as investigações, o acusado de 28 anos mantinha relacionamentos com mulheres da região de todo o Vale. “Ele jurava amor e fazia com que elas confiassem nele, até passar objetos para o nome do rapaz. Algumas faziam financiamento e compravam carros, entregando para o acusado”, aponta um investigador.
Além do mandado de prisão contra o jovem, os policiais civis cumpriram outra ordem contra uma mulher acusada de tortura. Ela agredia a filha adotada. Dois adolescentes também foram apreendidos. Um por furto e outro pelo mesmo crime, mais tráfico. Os garotos foram levados para o Casep de Criciúma. A mulher foi para o Presídio Feminino de Tubarão e o homem, para o Presídio Masculino do município.

Malotes com R$ 8 mil são furtados .
Um arrombamento no Supermercado Althoff foi constatado no início da manhã de ontem, em Tubarão. Foram furtados malotes com R$ 8 mil. A Polícia Militar foi acionada, esteve no local e fez rondas, mas nenhum suspeito foi encontrado.
Por volta das 6h10 de ontem, funcionários perceberam que a porta central de vidro e a porta que dá acesso ao escritório haviam sido arrombadas. Do local foram levados diversos malotes com dinheiro. “O estabelecimento não possui monitoramento, nem sistema de alarmes, portanto, não há indícios de suspeitos. Pode ter sido alguém que já conhecia o supermercado”, comenta um policial.
Homem é preso acusado de estupro .
Um homem de 38 anos foi preso ontem pela manhã em Criciúma acusado de estupro de vulnerável. A vítima é uma menina de nove anos. O acusado era próximo da família dela e se aproveitava da confiança adquirida para cometer os abusos durante três anos. Ele foi encaminhado para o presídio com mandado de prisão preventiva.
CPI das Águas deve ser criada hoje na Alesc .
A criação da CPI das Águas deve ser protocolada hoje na Alesc pela deputada Ângela Albino (PC do B), que propôs à comissão para analisar as municipalizações dos serviços de água e esgoto. A iniciativa conta com 19 assinaturas de deputados estaduais para a sua criação. O mínimo necessário para instituir os trabalhos é 14 assinaturas.
Além de Palhoça, que foi o ponto de partida para o pedido de CPI que vai investigar a municipalização dos serviços de água no Estado, duas outras cidades serão analisadas: Tubarão e Itapema. A deputada está elaborando um calendário para visitar as cidades que tiveram o contrato rescindido com a Casan. “Vamos partir dos municípios que rescindiram contrato com Casan, de forma unilateral, e que esteja em discussão judicial. Por isso, em breve, vamos a Tubarão e Itapema”, ressalta.
Com a prisão do ex-secretário palhocense Caco Fernandes, o pai, Carlos Alberto Fernandes, e o empresário, Luiz Fernando Oliveira Silva (Dentinho), por suspeita de corrupção na renovação do contrato entre a autarquia Águas de Palhoça e a empresa terceirizada Raiz, a instalação de uma CPI passou a ser cogitada. A empresa tem contratos em outras 23 cidades de Santa Catarina. Pelo regimento, o requerimento da CPI das Águas deve ser apresentado ao presidente Joares Ponticelli (PP), que determina a publicação e fixa um prazo de duas sessões para que as bancadas indiquem os representantes. A comissão tem 120 dias para concluir a investigação, prorrogáveis por mais 60.