Páginas

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Grupo é abordado no Farol após perseguição
Após o jovem ser preso, na madrugada de terça-feira, ele informou à polícia que havia mais pessoas envolvidas no caso. Com as informações, policiais seguiram para a localidade do Farol. Lá, encontraram um grupo com seis pessoas e drogas. Os suspeitos foram levados à delegacia.
Após a abordagem, além do jovem preso após a troca de tiros, mais três pessoas foram presas por envolvimento com o tráfico de drogas. Participaram da operação policiais de Jaguaruna, Sangão, Tubarão, Laguna, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT). Duas armas foram encontradas, além de drogas.
Pescadores artesanais pedem regulamentação da profissão

Pescadores de Laguna, Imbituba, Imaruí, Jaguaruna e Pescaria Brava realizaram na quarta-feira uma manifestação na região de Cabeçudas, solicitando o reconhecimento, pelo Ministério da Pesca, da instrução normativa que regulamenta o permissionário e ordenamento dos pescadores artesanais no complexo lagunar sul.

 Com faixas e cartazes, diversos representantes das colônias de pescadores e entidades de classe dos cinco municípios que compreendem as lagoas de Imaruí, Santo Antônio, Mirim, Santa Marta, Garopaba do Sul, Camacho e seus anexos pediram o reconhecimento legal de muitas atividades exercidas nessas lagoas.
As propostas definidas na instrução normativa esperam, desde 2005, aprovação do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). A regulamentação dará aos pescadores o amparo legal para exercer sua profissão, conforme destaca a presidente da Associação de Pescadores da Região da Ilha, Maria Aparecida Ramos.
Entre as propostas definidas pelas instruções estão a regulamentação de áreas específicas para pescadores artesanais registrados, o estabelecimento de critérios e procedimentos administrativos para o exercício da pesca e o reconhecimento da pesca de algumas espécies, como o peixe parati.
Hoje, conforme dados da associação, a pesca artesanal representa 60% da produção pesqueira da região.