Páginas

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Polícia Civil prende mais um integrante da quadrilha que opera o tráfico de drogas em bairro de Tubarão


PDF

Tubarão – A Polícia Civil, por meio da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Tubarão, deu cumprimento no último Mandado de Prisão relacionado à investigação sobre o tráfico de drogas no Bairro São Martinho, na manhã desta sexta-feira (21), em Tubarão. Foi preso Sandro Darcy Leandro, 33 anos, acusado de emprestar propriedade para quadrilha investigada.

O Caso

Na tarde de quinta-feira (20), os Policiais já haviam efetuado a prisão do homem apontado como principal chefe da organização criminosa que domina o tráfico de drogas do bairro São Martinho, Diego Leandro Amaral, 22 anos.  O líder da quadrilha já havia fugido de uma abordagem policial feita no dia 08 de setembro no “Morro da Guampa”. Naquela ocasião três pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Os integrantes da quadrilha são apontados como responsáveis por diversos crimes graves ocorridos nos últimos anos, dentre eles alguns homicídios. A prisão de Sandro Darcy Leandro foi a última prisão da Operação.  

Sandro foi encaminhado para a DIC Tubarão e posteriormente para o Presídio Regional de Tubarão, onde se encontra a disposição da justiça.

“Colabore com a Polícia, Denuncie, Disque 181”
 

Tubarão - Policiais do 5º BPM prendem três homens acusados de assalto a posto de combustível



Na última quinta-feira, dia 20, o Central de Emergência (Copom) foi informada sobre um assalto a um posto de combustível, ás margens da BR101 na cidade de Tubarão.

Imediatamente as informações foram repassadas a todos os policiais, onde uma viatura que trafegava em direção ao centro localizou o suposto veículo utilizado na fuga.

Foram feitas várias tentativas de abordagens, entretanto os suspeitos não obedeceram a ordem de parada  e atiraram contra os policiais. Na fuga os mesmos realizaram várias manobras perigosas na tentativa de se evadir, entretanto acabaram colidindo contra um muro de uma residência no bairro Passagem.


Na abordagem realizada foi encontrada no veículo uma pistola calibre .45, dinheiro e cheques  do assalto bem como um aparelho de som.
Os três homens, de 26, 40 e 45 anos, foram presos em flagrante e encaminhados a central de polícia.
 




Pedido de licença é requerido


Este é o primeiro passo para o início da dragagem e desassoreamento do canal de Laranjeiras. A abertura do canal é necessária para que as balsas possam acessar os pontos da obra.

 

O consórcio Camargo Corrêa/M.Martins/Construbase, vencedor da licitação para a construção da nova ponte de transposição do canal de Laranjeiras, em Laguna, deu um importante passo para concretizar as autorizações à dragagem do canal.
 
A abertura é necessária para a passagem das balsas, que levarão os trabalhadores, equipamentos e materiais ao ponto de obras. O grupo fez o requerimento da Licença Ambiental Prévia (LAP) esta semana, junto à gerência regional da Fatma em Tubarão. Agora, o órgão ambiental analisará a documentação.
 
Não existe como determinar um prazo para a liberação. Até porque não se trata de uma simples assinatura ou vistoria. O consórcio iniciou os procedimentos para licenciar a obra no dia 11 de agosto. Com a LAP ‘em mãos’, é expedida a Licença Ambiental de Instalação (LAI).
 
O documento garante que o gripo pode iniciar a instalação do canteiros de obras para iniciar o trabalho. Por fim, é expedida a Licença Ambiental de Operação (LAO), que autoriza o serviço. Paralelamente a isso, segue em análise, na Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama), as licenças referentes ao canteiro de obras, que será implantado no bairro Cohab.
 
O terreno, de 11 hectares, fica às margens da SC-436 e segue até a Lagoa de Santo Antônio dos Anjos. O grupo deu início aos processos junto à Flama no dia 15 de julho. A implantação do canteiro de obras do consórcio está orçada em R$ 50 mil. Para a construção da ponte, o consórcio já tem a prévia. Agora, é esperada a de instalação, que o Ibama poderá liberar em breve, e depois a de operação.
 
Saiba mais l qual a diferença entre as licenças ambientais
 
♦ Licença Ambiental Prévia (LAP)
É a licença concedida na preliminar de planejamento, uma vez cumpridos os requisitos básicos a serem atendidos durante a localização, instalação e operação. As leis de uso do solo municipais, estaduais ou federais devem ser observadas pelo empreendedor.
 
♦ Licença Ambiental de Instalação (LAI)
É concedida após a aprovação do projeto executivo com todos os requisitos atendidos por este projeto.
 
♦ Licença Ambiental de Operação (LAO)
É necessária para o início das atividades do empreendimento. Será concedida após as verificações do cumprimento dos requisitos condicionantes previstos na licença de instalação por órgão responsável.

Adeus a Ênio marcado por fortes emoções


A morte precoce do radialista sensibilizou muitas pessoas. Na missa de corpo presente, ontem à tarde, muitas lágrimas.


Centenas de pessoas estiveram na Igreja Matriz do bairro Morrotes, ontem à tarde, para dar o último adeus ao jornalista Ênio Batista, que faleceu quarta-feira à noite, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico. 
O espaço foi pequeno, em função da expressiva participação da família, dos amigos, colegas de profissão e lideranças políticas e empresariais. A missa de corpo presente, às 16 horas, foi marcada por momentos emocionantes. Homenagens foram feitas ao radialista, que partiu repentinamente, o que causou muita tristeza a todos. 
 
As palavras do padre Avelino de Souza foram contagiantes. Suas mensagens de fé e esperança, ao falar do comunicador, provocaram lágrimas. Era visível a grande quantidade de pessoas que chorava e lamentava a precoce partida do comunicador. 
 
Não é para menos. Tinha apenas 43 anos e era muito popular, carinhoso com os amigos e incansável quando ajudava alguém, seja no âmbito profissional ou pessoal. Dono de uma personalidade forte, Ênio era polêmico e ‘brigava’ por suas opiniões. Abraçava muitas causas e não tinha ‘papas na língua’ ao manifestar suas ideias e objetivos. 
 
“Todos os domingos, religiosamente, salvo algumas exceções, aqui estava o Ênio, em seus instantes de oração e fé”, lembrou o padre. O coral municipal de Tubarão participou da missa com músicas belíssimas. O radialista era um admirador do grupo.  
 
Após a missa, o sepultamento ocorreu no Cemitério Municipal de Armazém, no jazigo da família. Ênio nasceu em Várzea das Canoas, em Gravatal.  Ele deixou esposa e três filhos, os garotos Tahuam, 17 anos, Rhuan, 12, e Ênio Manoel, 2.  
 
Vida profissional dedicada
Ênio Batista trabalhava na Rádio Bandeirantes AM, onde coordenava o departamento de Jornalismo. De segunda a sexta-feira, apresentava o ‘Bom Dia Bandeirantes’, às 6h50min. Aos sábados, conduzia o ‘Frente a Frente’, às 10 horas, programa tradicional de debate, existente há muitos anos.
 
Polivalente e com o dom da comunicação, atuava como âncora, repórter e também no departamento comercial. Há mais de 20 anos na área, Ênio foi açougueiro antes de virar comunicador. Nesta época, descobriu a sua aptidão e sua verdadeira vocação. Fez a faculdade de jornalismo na Unisul. Atuou na mídia impressa, como repórter e colunista, e assessor de imprensa nas prefeituras de Tubarão e Capivari de Baixo. 
 
E foi no rádio, sua grande paixão, onde ele mais se dedicou. Trabalhou nas três emissoras AM de Tubarão e na Rádio Eldorado, de Criciúma. A política também falava alto em seu sangue. Era inclusive um dos pré-candidatos a vereador pelo PSDB nas eleições do próximo ano.
 
Cinco dias de angústia e  expectativa após a internação
Na última sexta-feira, no início da tarde, Ênio Batista sentiu-se mal, foi encontrado caído no banheiro de sua residência e levado ao Hospital Socimed, em Tubarão, onde foi constatado que havia sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico. Naquele momento, iniciava a sua luta pela vida. À noite, ainda estava consciente e conversava com um pouco de dificuldade. 
 
No entanto, foi submetido a uma cirurgia no cérebro, na madrugada de domingo, por volta das 3 horas, quando foi colocado em coma induzido, e já respirava com ajuda de aparelhos. Seu quadro clínico agravou-se nos dias seguintes e o caso ficou crítico. 
 
Na quarta-feira, já havia perdido os sinais vitais, ainda possuía irrigação sanguínea no cérebro, mas não respondia mais a qualquer tipo de reflexo. E, às 21h37min, Ênio não resistiu e faleceu. Neste instante, sua esposa Marli estava ao seu lado, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
 

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Morre o jornalista Ênio Batista

O sepultamento será hoje à tarde, no Cemitério Municipal de Armazém. Antes, a missa de corpo presente, no Morrotes.
20 de Outubro de 2011 às 01:10min


A imprensa tubaronense está de luto. Aos 43 anos, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico, o radialista Ênio Batista não resistiu, ontem à noite.
Ele morreu às 21h37min, no Hospital Socimed, onde estava internado desde sexta-feira, dia em que se sentiu mal. Na madrugada de domingo, foi submetido a uma cirurgia no cérebro, quando foi colocado em coma induzido e respirava com a ajuda de aparelhos.

Durante a tarde de ontem, a situação do jornalista ficou ainda mais crítica. Ele entrou em coma natural, perdeu todos os sinais vitais e não respondia mais a qualquer tipo de reflexo. Chegou a ter febre constante de 42 graus e necessitou de medicação para manter a pressão arterial.

Às 18 horas, familiares e amigos participaram de um ato ecumênico de oração, no Centro Municipal de Cultura. O momento, de muita comoção, foi conduzido pelo padre Auricélio Costa e pelo pastor Nilson Lopes Júnior.
“Sempre que o Ênio me convidava para ir ao seu programa, ele se emocionava muito quando eu falava de esperança. E esta era uma de suas características, junto com a alegria que transmitia a todos”, contou o padre Auricélio.

O velório ocorre na Funerária Santa Terezinha, no bairro Oficinas. A missa de corpo presente será realizada às 16 horas, na Igreja Matriz do bairro Morrotes, local frequentado por ele todos os domingos. O sepultamento ocorrerá no Cemitério Municipal de Armazém, onde estão os seus pais.
Ênio deixa esposa e três filhos: Tahuan, 17 anos, Rhuan, 12, e Ênio Manoel, 2.

Uma intensa vida profissional

Ênio Batista trabalhava na Rádio Bandeirantes AM, onde coordenava o departamento de jornalismo. De segunda a sexta-feira, apresentava o ‘Bom Dia Bandeirantes’, às 6h50min. Aos sábados, conduzia o ‘Frente a Frente’, às 10 horas, programa tradicional de debate, existente há muitos anos.

O comunicador exercia várias funções, pois tinha o dom da comunicação, como âncora e como repórter. Também atuava no departamento comercial. Há mais de 20 anos na profissão, passou pelas três emissoras AM de Tubarão e em outras cidades, como Criciúma, na Rádio Eldorado AM, .
A política era outra de suas paixões, área em que também já trabalhou. Era um dos pré-candidatos a vereador pelo PSDB nas eleições do próximo ano.

Através das redes sociais, os amigos deixaram depoimentos

“Recebo com profunda tristeza a notícia. Partiu cedo. Fará falta”.
José Nei Ascari, Deputado estadual.
“Realmente, mais uma nota triste para o rádio de Tubarão e região. Ele tinha temperamento próprio, marca de sua atividade no rádio. Lamento”.
Julio Cesar Knoll, Desembargador.
“Lamentamos sua partida tão precoce, mas tenho certeza de que ele deixa seu exemplo às novas gerações. Vá em paz, Ênio. Fostes um grande lutador, justo e incansável nas causa de nossa sociedade”.
Haroldo de Oliveira Silva, o Dura, Secretário de desenvolvimento regional em Tubarão.
“Vá em paz, amigo. Você escreveu sua história pessoal, familiar e profissional. Honrou-me conceder-lhe o título de jornalista”
Valter Schmitz, Pró-reitor de desenvolvimento e inovação institucional da Unisul.


 

Mais fotos

  • familiares e amigos participaram de um ato ecumênico ontem, horas antes da morte.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Polícia Civil elucida homicídio em Tubarão


Polícia Civil elucida homicídio em Tubarão PDF

Homicdio_tubarao_1PTubarão – A Polícia Civil, por meio da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Tubarão, elucidou, nesta segunda-feira (17), o homicídio ocorrido no sábado (15), no Bairro São Cristóvão, em Tubarão, que teve como vítima João Batista Machado, 50 anos.

Após diligências no local e por meio de informações levantadas, os policiais da DIC chegaram a Fernando Borges Sumariva, 19 anos, morador do bairro onde ocorreu o crime. O jovem, encontrado em sua residência, ontem, foi levado à Delegacia, onde, em interrogatório, acabou confessando o crime.

Homicdio_tubarao_2PDurante o interrogatório,  Sumariva disse que o crime foi decorrente da reação dele à agressão iniciada pela vítima. Machado teria pedido dinheiro a ele momentos antes do crime, mas ele negou a dar. Minutos depois, quando  acabou cruzando com a vítima nas proximidades da estátua de São Cristóvão, Machado teria partido para cima de Sumariva para agredi-lo com uma garrafa. Ele então reagiu, conseguiu retirar a garrafa da vítima, e passou a desferir socos na cabeça de Machado.

Depois de ser atingida pelo primeiro soco, a vítima caiu e foi novamente golpeada por alguns socos. Segundo o acusado, pessoas que se encontravam nas proximidades do local do crime teriam gritado e ele fugiu, voltando para casa. Ele ainda informou que ambos estariam sob influência de bebidas alcoólicas.

Homicdio_tubarao_3PLogo após a oitiva, Sumariva e os policiais foram até o local do crime, onde o autor mostrou como ocorreu o homicídio (simulação na foto ao lado). Os agentes verificaram que a sandália que o acusado usava tinha as mesmas características das marcas de pegadas encontradas no local dos fatos.

As sandálias e as roupas – com manchas de sangue – que Sumariva usava no momento do crime foram apreendidas e serão encaminhadas para a perícia.

Sumariva foi indiciado por homicídio. No final das investigações a Autoridade Policial poderá representar medida cautelar para garantir o bom andamento do Inquérito policial.  

Os trabalhos investigativos foram realizados pelos Agentes de Polícia Civil da DIC e foram coordenados pelos Delegados Marcos Ghizoni e Adriano Almeida.

“Colabore com a Polícia, Denuncie, Disque 181”.

Tubarão: 33 novos policiais militares são formados na 8ª RPM



Aconteceu na manhã da última sexta-feira, dia 14, a solenidade de formatura do Curso de Formação de Soldados (CFSd) da 8º Região de Polícia Militar (RPM), em Tubarão.
A solenidade teve início com um culto ecumênico celebrado pelo capelão da Polícia Militar, tenente-coronel capelão Valdemar Groh, na Associação da Polícia Militar  Ruy Stockler de Souza.
 
A formatura militar aconteceu na sede do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) na cidade de Tubarão. Participaram do evento o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Nazareno Marcineiro, o diretor de Instrução e Ensino, coronel  Cesar Luiz Dalri, o comandante da 8ª RPM, tenente-coronel James do Amaral, além de outras autoridades, imprensa, familiares e amigos.


Os soldados recém formados atuarão na área de abrangência da 8ª RPM, que compreende os municípios de Tubarão, Braço do Norte, Laguna e  Imbituba.
O curso teve inicio no dia 01º de março deste ano, totalizando 1500 horas aulas. Durante quase  oito meses de curso, os formandos foram submetidos a uma gama de conhecimentos atinentes a atividade policial. Para que isso fosse possível se fez necessário montar toda uma estrutura técnica-logística capaz de suprir as necessidades dos alunos.
O aluno destaque foi  o aluno soldado Ronaldo Michels, primeiro colocado do curso, com a média de 9,36,  que recebeu das mãos do comandante-geral uma lembrança.

Os novos policiais militares receberam os Kit’s operacionais compostos por:
• Uma pistola PT 100,
• Quatro carregadores,
• Munição,
• Um par de algema,
• Uma tonfa,
• Um espargidor de Spray de pimenta,
• Um cinto de guarnição com coldre,
• Suportes para carregadores, algema e tonfa,
• Placas de colete balístico com três capas.




“Para nós, é muita emoção, a gente recebe uma oxigenação e esta juventude misturada com muita energia contagia os demais. Estamos dando condições para que façam carreira na Polícia MIlitar”, destacou o comandante-geral.


Ao final da formatura, os novos soldados receberam os familiares e autoridades em um almoço  servido na Associação Ruy Stockler de Souza, no bairro São João. A noite aconteceu um baile, onde instrutores foram homenageados.
  
(Publicado por soldado Marília M. Dal-Toé - Seção de Comunicação do 5º BPM : :Fotos: sargento Altair)

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

57 auto escolas são fechadas em Santa Catarina


Detran fecha 57 autoescolas em Santa Catarina
Wanderlei Salvador
Auto Escola Auto Escola / Foto: Arq. Jornal O Barriga Verde
Estabelecimentos têm até 30 de julho para formar turmas em andamento
 
Por ordem do Tribunal de Justiça de SC e da Procuradoria Geral do Estado, 57 autoescolas foram descredenciadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Segundo o gabinete do diretor-geral do órgão, Vanderlei Rosso, as escolas terão até o dia 30 de julho para formar as turmas já matriculadas.
O assessor jurídico do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de SC (Sindemosc), Noel Tavares de Jesus, explica que a medida serve para uniformizar a formação de motoristas no Estado.
— Hoje temos duas situações: os centros antigos e os que funcionam por meio de liminares. A ideia é padronizar o serviço — diz Noel.
Com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que entrou em vigor em 1998, a formação de motoristas passou a ser concessão pública. Em SC, a Lei nº 13.721/2006 estabelece que os centros de formação de condutores (CFC) devem passar por uma licitação promovida pelo Detran.
— Isto gerou revolta dessas autoescolas, que na ocasião estavam em processo de credenciamento. E resultou em ações na Justiça que garantiram, por liminares, o funcionamento. Agora a ação foi cassada — disse Noel.
O assessor jurídico do Detran/SC, Marco Antônio Santos, garantiu que os alunos já matriculados nesses CFCs não serão prejudicados.
— As autoescolas têm até o dia 30 de julho para concluir a programação de aulas e atuais turmas — disse.
SC tem cerca de 440 CFCs e todas terão que se adequar à lei.
— Em 30 dias, está previsto o lançamento de um edital, do qual as autoescolas que foram fechadas poderão participar — destacou o assessor.

Dois homens são presos após assalto a padaria em Tubarão



Policiais Militares do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Tubarão prenderam na tarde do último sábado, dia 15, dois homens de 26 e 33 anos, após assaltarem uma padaria localizada no bairro São João.



 Os policiais localizaram o veículo utilizado na fuga e abordaram os acusados. Com eles foram encontradas duas tocas tipo bala clava, faca, os produtos roubados e uma réplica de uma pistola calibre 380.
Os dois homens foram presos em flagrante e encaminhados a central de polícia.

Verão chegando e o horário mudou.



O horário de verão, que começou  no (domingo (16), vai terminar uma semana mais tarde no ano que vem. Isso porque na data prevista para o fim do horário, o terceiro domingo de fevereiro, será o feriado de Carnaval.

De acordo com o decreto que instituiu o horário de verão, quando há coincidência entre o dia previsto para o término da hora de verão e o domingo de Carnaval, o encerramento deve ser no domingo seguinte, que cairá no dia 26 de fevereiro. O objetivo é evitar que, em meio a um feriado, a população acabe se esquecendo de ajustar os relógios.

Uma novidade deste ano é a adesão da Bahia, a pedido do governador do estado, Jaques Wagner. Ele solicitou a inclusão com o objetivo de manter o governo baiano alinhado ao horário de Brasília.

Amanhã (domingo), os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão adiantar seus relógios em uma hora. O horário de verão é adotado todos os anos nesta época por causa do aumento na demanda de energia, motivado pelo calor e pelo crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. No verão, os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao sol, e a luminosidade natural pode ser mais bem aproveitada adiantando a rotina das cidades em uma hora.


- O Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional de Bancos (Fenaban) chegaram a um acordo na sexta (14), no segundo dia de negociações, na capital paulista, sobre reivindicações da categoria que está em greve há 18 dias.

Segundo Lourenço Ferreira do Prado, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (Contec), a Fenaban propôs um reajuste de 9% nos salários e na Participação nos Lucros e Resultados (PLR), além de aumento de 12% no piso da categoria.
Os bancários, que reivindicavam 12,8% de reajuste, aceitaram a proposta feita hoje (15), na reunião no hotel Maksoud Plaza, e, com isso, obtiveram 1,2% de aumento real nos salários.

Prado declarou que o Comando Nacional recomendará aos sindicatos de todo o país o retorno ao trabalho. A proposta pelo fim da greve será votada, segundo ele, em assembleias que ocorrerão entre segunda e quarta-feira. “A maioria dos sindicatos deve fazer as assembleias na segunda-feira e a volta ao trabalho deve ocorrer na terça-feira”, declarou Prado.



s

ESTRADA DO FAROL




O prefeito em exercício Luís Fernando Schiefler Lopes esteve na comunidade do Farol de Santa Marta. O motivo da visita foi a solicitação de lideranças da comunidade para que providências fossem tomadas pela prefeitura quanto a dificuldade de tráfego na estrada, por conta do avanço das dunas na principal via de acesso.

Já deveria ter começado as obras de pavimentação do trecho, mas os entraves burocráticos (APA da Baleia Franca) por incrível que pareça continua dificultando. Lá em Fernando de Noronha, um arquipélago quase no meio do Oceano Atlântico, distante 545 quilômetros de Pernambuco, tem um asfalto que é uma beleza (foto). Lá, eles não tem uma APA...Não seria hora de a APA rever seus conceitos? E olha que lá eles mantém um programa de preservação das tartarugas (ameaçada de extinção). Sorte deles que não tem uma APA, senão...

domingo, 16 de outubro de 2011

FICHA LIMPA NELES!

A  eleição em Laguna da mais uma reviravolta. Desta feita os vereadores  Orlando Rodrigues e Everaldo dos Santos foram condenados  em  Ação Civil Publica  Nº04001001837-9. Onde  a condenação  dos réus teve base na lei nº 8.429-92 artigo 10 e 12inciso II. Considerado ato de improbidade administrativa. Determinando  que fosse  restituído o erário publico valores que superam  a mais de R$ 6.000,00 reais para cada  vereador. A pergunta que fica no ar? Se com a lei de ficha limpa  vai melar as pretensões politicas de Everaldo e Orlando? Essas interpretações vão ficar a critério  da justiça eleitoral? Ainda esta pedente o cumprimento da execução,

Gaúcho agora é Humanista




O terrível e destemido Ronaldo Chaves montou  o partido humanista  aqui na terrinha e também em Pescaria Brava. Por aqui vai sair na cabeça de chapa candidato a prefeito sujeito a coligações.


Cleo e a Perereca
Segundo os corneteiros de plantão o vereador Cleosmar, estaria implantando uma radio  comunitário também  conhecida como radio perereca em Barreiros. Cleo também diz que dinheiro não é problema é a solução.