Páginas

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Foragido do presídio de Tubarão é recapturado


 





 

Créditos: DCFR/DS

Festival de pipas vai colorir o céu de Laguna

Laguna
Mais de 45 pipas, pandorgas ou papagaios, conforme a expressão popular, são confeccionadas pelos alunos da Escola de Educação Básica Elizabeth Ulysséa, do bairro Portinho, em Laguna. Papel, cola e varetas de madeira ganham inúmeras formas e tamanhos.

O festival de pipas da escola será realizado na próxima terça-feira, às 10h30min, no pátio da unidade - que atende mais de 120 alunos de 7 a 12 anos. As crianças já começaram a produção com ajuda dos professores. As rabiolas têm um tratamento especial para ver qual será a mais colorida e rápida.

A intenção da escola é estudar, debater, esclarecer, refletir e valorizar a atividade de soltar pipas. Essa brincadeira atravessou gerações e atrai crianças e adolescentes até hoje.

Atualmente, grande parte da diversão da criançada é dominada pela tecnologia. O objetivo é fazer os pequenos gostarem de brincadeiras simples, de antigamente, que estimulam a imaginação. “O projeto já vem colhendo bons resultados com a participação de todos, uns ajudando os outros na confecção das pipas. Tem muito professor também que voltou a ser criança”, brinca a gestora Juliana Fagundes. Todas as medidas de segurança serão tomadas.

[Saúde] Outubro Rosa reforça o combate ao câncer de mama

Postada em 01/10/2015 às 12:28:14

Interação:

[Saúde] Outubro Rosa reforça o combate ao câncer de mama
Outubro é o mês oficial de combate ao câncer de mama. Este ano, dentro das programações do Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde, Rede Feminina de Combate ao Câncer e Sesc promovem ações alusivas à campanha, com missa, palestras, ginástica, caminhada e distribuição de material informativo.
Abaixo está a programação completa. Saiba mais sobre o câncer de mama:
Câncer de mama:
O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Ocorre o crescimento anormal das células mamárias, tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos mamários. O câncer da mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Programação Outubro Rosa:
Dia 04/10/15 (domingo) 19h – Missa na Matriz Sto. Antônio
Solicitamos doação de alimentos não perecíveis para os assistidos da Rede.
Dia 09/10/15 (sexta) 8:30h – Ginástica laboral no centro histórico
Dia 10/10/15 – Sábado legal do comércio de Laguna
14h – Praça Paulo Carneiro (em frente ao mercado municipal)
Encontro de mulheres com distribuição de panfletos preventivos.
Dia 16/10/15 (Sexta) 8h – Caminhada na praia do gravatá
8h – Caminhada pelos pontos históricos da cidade - centro
19:30h – Cine Teatro Mussi - Palestra com Michele Fernandes Bonilla
Tema: Prevenção e Autoestima
Dia 30/10/15 (sexta) 8h – Caminhada pela orla Mar Grosso .

Um homem de 27 anos, que estava foragido do Presídio Masculino Regional de Tubarão, foi recapturado na manhã de ontem. O detido pela Divisão de Combate a Furtos e Roubos estava no bairro Passagem, em Tubarão, cumpria pena por tráfico de drogas e teve sua sentença condenatória proferida pelo Poder Judiciário.
No mês de abril, o homem teve concedido o benefício da saída temporária, contudo, não retornou no tempo determinado. Segundo a polícia, ele tem passagens pelos crimes de tráfico de drogas e roubo.

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Lanchonete e casa são destruídas por incêndios


 





 

Créditos: Bombeiros de Laguna/DS


Um incêndio destruiu um estabelecimento comercial em Laguna, na manhã de ontem, e uma residência na noite de terça-feira, em Armazém. Em Laguna, de acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade, por volta das 7h30 a Central de Emergência foi informada que uma lanchonete, localizada no Farol de Santa Marta, encontrava-se em chamas.
Assim, foi deslocada uma viatura para o local, que encontrou o estabelecimento tomado pelo fogo. Além disso, havia o risco de as chamas se propagarem para as residências vizinhas. Foram utilizados aproximadamente 6.500 litros de água para controlar as chamas, proteção de áreas adjacentes e rescaldo.
Em Armazém, o incêndio aconteceu na noite de terça-feira, onde uma residência localizada no bairro São Francisco foi destruída pelo fogo. A família perdeu todos os seus objetos, roupas, móveis e alimentos. Morava na residência uma mulher com três filhos. Ninguém

Dois jovens envolvidos em homicídios são detidos

Tubarão
Dois jovens com antecedentes criminais e suspeitos de envolvimento em homicídios foram apreendidos nos últimos dias na região.  Um deles em Tubarão e o outro, no fim de semana, em Laguna. Ambos foram encaminhados ao Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep) da Cidade Azul.

Na manhã de ontem, em Tubarão, um grupo de policiais civis da Divisão de Combate a Furtos e Roubos (DCFR) cumpriu um mandado de busca e apreensão. O jovem de 18 anos é suspeito de participar de um assassinato ocorrido em Jaguaruna no início do ano passado.

O suspeito também possui passagens por tráfico de entorpecentes e por tentativa de homicídio. Na época dos delitos, ele era adolescente, motivo pelo qual agora foi encaminhado ao Casep da cidade, que acolhe os menores infratores até os 21 anos, com o tempo máximo de permanência de até três anos.
Em Laguna, no último sábado, um jovem de 17 anos, suspeito de assassinar Antenor Santos dos Reis, de 44 anos, com um tiro no dia 3 de março deste ano, foi apreendido pela Polícia Militar (PM). Em uma ronda realizada por uma guarnição da radiopatrulha no bairro Magalhães, o suspeito foi localizado. Após a abordagem e identificação, ele conseguiu escapar ao pular vários muros de residências e foi preso pouco depois em um cerco realizado por uma equipe do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT).

Prefeito poderá sofrer impeachment

A decisão foi tomada pelo TJSC devido à falta de pagamento de indenizações, e créditos de fornecedores e prestadores de serviço.
Laguna
O prefeito de Laguna, Everaldo dos Santos, pode ser cassado e impedido de participar da próxima eleição. O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) determinou à Câmara de Vereadores da Cidade Juliana que um processo de impeachment seja aberto contra o chefe do executivo.

A decisão foi tomada devido à falta de pagamento das indenizações de precatórios, e créditos de diversos fornecedores e prestadores de serviço. A iniciativa da denúncia partiu do Ministério Público após o prefeito ser intimado várias vezes para efetuar o pagamento de forma parcelada, o que não ocorreu.

Conforme o procurador jurídico do município, Adriano Teixeira Massih, o valor de R$ 1 milhão não foi pago. “Acredito que os vereadores devam solicitar informações ao prefeito antes de qualquer decisão. Não é que ele não quer pagar. Não tem como ser pago. Estamos em conversação com o TJ para tentar o parcelamento da dívida em seis vezes”, explica.

No processo também é determinado que as contas municipais sejam bloqueadas e que os repasses dos governos federal e estadual sejam sequestrados para que o TJ efetue o pagamento aos credores.

Além das penas previstas, o município também foi incluído no Cadastro de Entidades Devedoras Inadimplentes (Cedin) - com isso a prefeitura não poderá mais adquirir empréstimos e receber repasses. A ação julga que Everaldo tenha cometido três crimes: prevaricação (quando o funcionário público deixa de cumprir com a obrigação e visa satisfazer o interesse pessoal), improbidade administrativa e de responsabilidade. 

Energia da ponte pode ser cortada

Priscila Loch -contexto@notisul.com.br
Priscila Loch
Muita gente tem estranhado o fato de as luzes da parte estaiada da Ponte Anita Garibaldi, na BR-101, em Laguna, estarem com apenas uma cor, sem o habitual rodízio de cores. Felizmente, não se trata de nenhum corte, e sim de uma referência ao Setembro Amarelo, em alusão à prevenção contra o suicídio. A proposta é fazer o mesmo com o Outubro Rosa (câncer de mama) e o Novembro Azul (saúde masculina). Mas não está descartado que a ponte fique às escuras futuramente. Os atuais gestores da prefeitura de Laguna continuam irredutíveis na decisão de não pagar pela conta de energia da travessia até recorrerem à última instância. A justiça federal determinou que os custos com a iluminação, inclusive a manutenção do sistema, devem ser bancados pelo governo municipal. Investidores de Santa Catarina e também do Rio Grande do Sul já procuraram a prefeitura para apresentar projetos com energia renovável, como eólica ou fotovoltaica, mas porque não houve conversa, justamente porque não há intenção de assumir mais essa conta.

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Mais de 100 pessoas devem ser demitidas

Tubarão
Não está confirmada pelo governo do estado a situação dos funcionários da Montesinos Administração Prisional, que devem ser dispensados no próximo mês. A empresa terceirizada é responsável por administrar o Presídio Regional Masculino de Tubarão.

Por outro lado, um grupo de colaboradores esteve nesta segunda-feira na sessão da Câmara de Vereadores do município para pedir apoio. Eles reivindicaram que o executivo estadual reveja o contrato de trabalho com a prestadora e não dispense os mais de 100 funcionários.

“Buscamos forças para que os 120 trabalhadores que ainda estão na unidade continuem suas atividades. Já foram despedidos 30 funcionários e os demais já assinaram o aviso prévio, com a data de 29 de outubro. Esperamos que os vereadores consigam sensibilizar o governo do estado para que as mais de 100 famílias da cidade não fiquem prejudicadas”, lamenta o agente de controle Jeferson Norberto Amaral da Silva.

O funcionário ainda relata que entre os três municípios do estado onde a empresa administra outros sistemas prisionais, Tubarão é a única em que o poder público não quer renovar o contrato. “Queremos uma resposta e outra oportunidade. Se realmente o governo não quer mais esta empresa para administrar o local e irá contratar outra, então que possa aproveitar os funcionários que já atuam na unidade. Nosso grupo é formado por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, cozinheiros, entre outros, que foram demitidos. Como ficarão os serviços e a segurança no presídio?”, questiona Jeferson.

A resposta dos legisladores
Os mais de 20 funcionários da empresa Montesinos que estiveram na Câmara foram ouvidos na sessão. Um documento será entregue ao governador do estado. “Não tínhamos total conhecimento da situação dos funcionários que trabalham na empresa prestadora de serviço no presídio. Eles nos pediram um espaço para falar e a nossa colaboração com as mais de 100 pessoas que ficarão desempregadas em outubro. Fizemos um requerimento solicitando ao governador Raimundo Colombo (PSD) uma atenção a estas famílias”, informa o presidente da Câmara, Jairo Cascaes (PSD). 

TJ determina pagamento imediato de R$ 1 milhão


 






 


O Tribunal de Justiça de Santa Catarina determinou que a prefeitura de Laguna providencie o pagamento das parcelas vencidas no valor de cerca de R$ 1 milhão, referente à precatórios negociados por regime especial.

Na decisão, o TJSC pontua que, após certificada a insuficiência de recursos ou a sua ausência, seja feito o sequestro, por meio do convênio BacenJud, dos recursos financeiros necessários ao cumprimento do Regime Especial.
Além disso, a decisão determina a comunicação ao Ministério Público estadual; comunicação à Câmara dos Vereadores; comunicação ao Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina e comunicação ao Ministério Público Eleitoral, para a eventual instrução e análise de processos de registro de candidatura de gestores.
Conforme o procurador jurídico do município, Adriano Teixeira Massih, Laguna optou pelo regime especial de precatórios em 2010, na gestão anterior à de Everaldo. Com a adesão, a prefeitura tem como obrigação depositar todo mês 1,78% da receita bruta para o pagamento de precatórios. Desde fevereiro, porém, a prefeitura não está realizando os depósitos, em função da crise financeira que abate o município.
“Foi uma impossibilidade e, em função disso, a procuradoria está em conversação com o TJ para tentar o parcelamento da dívida em seis vezes. Ainda não temos uma resposta, mas essa é a alternativa que buscamos para resolver esse problema”, acentua.
Caso o parcelamento não seja deferido (até o fechamento desta matéria, não havia uma posição sobre o assunto), será feito o sequestro do valor total da dívida da receita do município.
Se isso ocorrer e se seguir as notificações determinadas, a Câmara de Vereadores poderá analisar a possibilidade de formar uma comissão para investigar o caso e até sugerir um processo de impeachment do prefeito Everaldo dos Santos, e o Ministério Público Eleitoral avaliaria se seria caso para não permitir a candidatura do prefeito a cargos públicos.








 

Prefeitura de Laguna terá novo expediente


 





 

O expediente na prefeitura de Laguna será modificado. A mudança foi proposta pelo prefeito Everaldo dos Santos em um pacote de contenção de gastos, discutido com o secretariado na segunda-feira da semana passada. Conforme decreto publicado no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina na última sexta-feira, o horário de funcionamento e de expediente do gabinete do prefeito, secretarias, órgãos, fundações e demais estruturas administrativas públicas municipais será das 7h às 13h, de segunda a sexta feira a partir do próximo dia 19. A medida não afeta os serviços essenciais, como os postos de saúde, coleta de lixo e Guarda Municipal.
A previsão é que este novo horário possa render uma economia de energia entre 25 a 30%, principalmente com menos utilização de climatizadores. A proposta inicial é que este expediente perdure até o fim da temporada de verão: entre fevereiro e março.
“Vamos economizar de todas as formas, já que houve grande redução de repasses de fundos da União para os municípios. A dificuldade financeira imposta neste ano não é exclusividade de Laguna”, relaciona Everaldo.
No encontro com representantes do primeiro escalão da prefeitura na semana passada, o chefe do executivo lagunense tomou atitudes em conjunto que possibilitem a economia de até 50% até o fim deste ano. Desde a semana passada, Laguna passou a ter somente três dos sete carros locados pela prefeitura, inclusive o veículo utilizado pelo prefeito foi devolvido. Além disso, todas as gratificações foram cortadas e o número de servidores comissionados (cargos de confiança) foi reduzido.
Também ficou definido cortes de secretarias: oito em vez de 12. No encontro também ficou acordada a redução de 12 secretários adjuntos para seis. Outro fator preponderante para enxugar os gastos foi a saída imediata de alguns imóveis alugados.
“Devemos concluir um projeto de lei complementar do executivo nesta semana para encaminharmos à Câmara de Vereadores”, informa procurador-geral da prefeitura, Leandro Schiefler Bento.
A Reforma Administrativa na Cidade Juliana acompanha a tendência de contenção de centenas de prefeituras do país neste ano. O governo de Santa Catarina também passa por dificuldades financeiras e já tomou uma série de decisões para frear os gastos.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Quatro pessoas são detidas em Laguna




Em ações operacionais neste fim de semana, a Polícia Militar de Laguna apreendeu três pessoas por furto e localizou um homem suspeito de ter praticado homicídio no bairro Vila Vitória, há alguns meses, na Cidade Juliana.

Na sexta-feira, por volta das 23h, policiais militares da Guarnição Especial foram acionados para atender ocorrência de roubo próximo ao trevo de acesso ao município. Após praticar o crime, os três homens fugiram em direção à BR-101, sentido Tubarão, e retornaram.
No local do roubo, os militares colheram informações sobre os suspeitos e o veículo e, com as informações, uma guarnição de Laguna fechou a BR-101 e interceptou o carro. Foram encontrados três jovens, de 17, 23 e 25 anos, que foram detidos, bem como o material roubado, duas armas de fogo (um revólver calibre 38 com numeração raspada, três munições intactas e duas picotadas, mais um revólver calibre 32 com quatro munições intactas).
Os homens foram encaminhados à Central de Polícia Civil. Todos possuíam passagem por prática de delitos e um deles era foragido da Penitenciária Sul. Participaram da ocorrência as guarnições de radiopatrulha de Laguna e Pescaria Brava, junto com o Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT). Com essa ocorrência, 38 armas de fogo foram aprendidas somente em 2015 no município.
Na tarde de sábado, em rondas no bairro Magalhães, um homem suspeito de ter praticado homicídio no bairro Vila Vitória, há alguns meses, foi localizado pela polícia. Após a abordagem, ele conseguiu fugir pulando muros de residências, contudo, foi preso em um cerco no interior de uma residência, com apoio do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) de Laguna. Ele era procurado há alguns meses pela polícia.
Também à tarde, uma guarnição de radiopatrulha avistou uma motocicleta no chão com duas mulheres tentando levantá-la, em Capivari. No local, os policiais constataram que ambas não possuíam documentos do veículo e habilitação, pois eram adolescentes. Em consulta à placa, ficou constatado o registro de furto do veículo, que foi encaminhado junto com as adolescentes à Central de Polícia para os procedimentos necessários.

Polícia apreende dois quilos de drogas


 





 

Créditos: DCFR/DS


Através do cumprimento de mandado de busca e apreensão em uma residência localizada no bairro Passagem, em Tubarão, um homem de 53 anos foi preso. Com ele foram apreendidos dois quilos de entorpecente, sendo crack e maconha, além de munições.
A prisão aconteceu através dos policiais da Divisão de Combate a Furtos e Roubos, coordenados pelo delegado Danilo Bessa Brilhante. A droga apreendida totalizou pouco mais de dois quilos - um quilo de maconha em forma de torrão e um quilo de crack não fracionado, além de 473 pedras de crack.
Foram apreendidas também quatro munições de calibre .380, um carregador de mesmo calibre e três balanças de precisão. O acusado, conforme a polícia, possui diversas passagens e responderá pelos crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de munição de uso permitido. Após os procedimentos pertinentes, ele foi encaminhado ao Presídio Masculino de Tubarão.

Mantida prisão do suspeito de coordenar tráfico


 











Por decisão da 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, um homem preso em julho deste ano, em Tubarão, acusado de coordenar o tráfico de drogas no Sul, seguirá recluso depois de pedido de habeas corpus. Ele seria responsável pelo comércio de até 12 quilos de maconha por mês, bem como seria integrante do Primeiro Grupo Catarinense (PGC).
A prisão do suspeito acontece através de uma ação realizada no bairro Recife, em Tubarão, seguida de ações que se estenderam até Laguna, onde foram encontrados seis quilos de maconha. Segundo o depoimento de autoridade policial ouvida nos autos, o acusado teria várias passagens pela polícia por conta de diversos crimes além do tráfico, como atentados, incêndios criminosos e tentativa de homicídio.
O desembargador Roberto Lucas Pacheco, relator do acórdão, afirmou que a manutenção da prisão se faz necessária, pois toda materialidade aponta para o suspeito como líder de uma associação para o tráfico, com grande rede de vendedores e potencial para atingir expressivo número de usuários.
“A medida em apreço objetiva resguardar a ordem pública, vez que o delito de tráfico de entorpecentes vem crescendo assustadoramente na cidade (...) e região, desencadeando aumento expressivo de outros crimes praticados por usuários de drogas, tais como furtos e roubos a mão armada”, diz o desembargador.

Dois são identificados por furto e presos


 
r












Após quatro dias de investigações, a Polícia Civil e a Polícia Militar de Sangão identificaram os suspeitos de um furto ocorrido na sede da secretaria municipal de Saúde de Sangão. Eles haviam invadido o prédio e subtraído monitores de computador e uma televisão.
O crime aconteceu no domingo. Na tarde de quinta-feira os policiais identificaram um rapaz de 18 anos e outro de 24 como os autores do delito. Eles confessaram a invasão. Parte dos objetos já foi recuperada e os dois responderão a inquérito por furto.