Páginas

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013


Advogada nega ligação com crimes Enquanto aguardam a transferência da tubaronense Fernanda Fleck Freitas para um quartel da Polícia Militar, os advogados de defesa revelam que a acusada nega veemente envolvimento com criminosos e na morte da agente penitenciária Deise Alves. Até ontem, a advogada permanecia em uma unidade prisional de Tijucas.
Conforme o DS divulgou na edição de ontem, o juiz da 1ª Vara Criminal de São José, Otávio Minatto, determinou a transferência de Fernanda para um quartel da Polícia Militar, acatando um pedido dos advogados de defesa Bruno Damiani Vechi e Henrique Werner Corrêa. A jovem está detida há 13 dias.
“Ainda estamos aguardando a manifestação do comando da Polícia Militar, acatando a decisão do judiciário, que até hoje (ontem) não foi cumprida. De acordo com o estatuto da OAB, ela não poderia ficar, neste momento, em um presídio comum. A decisão já foi publicada na segunda-feira”, aponta Bruno.
Fernanda atuava em Tubarão desde 2007, quando se formou. Ela é investigada por ser suspeita de levar a ordem de presos aos assassinos da agente penitenciária Deise, morta com um tiro dentro do carro do marido, no dia 26 de outubro do ano passado.
“Ela nega veemente as acusações. A Fernanda esteve na penitenciária visitando os detentos acusados da morte para verificar a situação processual e pessoal deles, apenas por isso. Ela foi oferecer os serviços como advogada e verificar a possibilidade deles serem clientes dela, nada mais que isso”, defende o advogado.
Na última vez em que conversou pessoalmente com a advogada, no dia 27 de janeiro, Bruno encontrou Fernanda algemada e vestindo o uniforme da unidade prisional. “O estatuto não está sendo respeitado”, frisa o advogado.
Segundo representantes das secretarias de Segurança Pública e Justiça e Cidadania, com a prisão, teria sido interrompida a comunicação entre os presos do Primeiro Grupo Catarinense (PGC) e criminosos das ruas.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013


Bombeiros evitam explosão em incêndio

Ação rápida dos profissionais evitou que o fogo atingisse cerca de 200 latões de tinta que estavam no local.


Graças a ação rápida dos bombeiros voluntários de Jaguaruna, neste sábado, uma tragédia maior foi evitada na cidade. A guarnição foi acionada por volta das 13h15min para conter um incêndio em um depósito de latões com resíduos de tinta.
O fogo iniciou em umas pilhas de madeira. A preocupação era em relação a empresa de reciclagem química que fica ao lado. Aproximadamente 200 latões com produtos inflamáveis estavam no local e poderiam explodir.

As madeiras eram utilizadas para aquecer a caldeira da usina e rapidamente o fogo alastrou-se pela vegetação próxima e por pouco não atingiu casa vizinhas.
Os profissionais resfriaram os latões e as residências para evitar novos focos de incêndio. O combate durou cerca de 2 horas.

Homem morre com duas facadas

Este é o quinto assassinato registrado na Região Metropolitana de Tubarão este ano, e o primeiro no recém-criado município de Pescaria Brava.



Emancipado há 35 dias, Pescaria Brava teve o primeiro homicídio de sua história registrado neste fim de semana. A Polícia Militar de Laguna foi acionada por volta das duas horas de ontem por familiares Reginaldo Passarele da Luz, 42 anos.
Ele não resistiu aos ferimentos e morreu em sua casa, no bairro Taquaruçu. Reginaldo foi morto com pelos menos duas facadas. Os golpes foram desferidos por um rapaz de 25 anos.

Conforme informações preliminares colhidas pela Polícia Civil de Laguna, havia uma festa na casa da vítima. Ele se desentendeu com o rapaz e os dois começaram a brigar.
Reginaldo também estava armado com uma faca e chegou a acertar o outro. “Havia mais pessoas na cena do crime, mas na hora ninguém sabia de nada. Todos os envolvidos serão ouvidos amanhã (hoje)”, antecipa o delegado César Augusto Cardoso Reynald, responsável pelas investigações.

O acusado foi encaminhado ao Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) e não corre risco de morte. Ele foi ouvido pela polícia e depois liberado.
Este é o quinto homicídio registrado na Região Metropolitana de Tubarão, o primeiro em Pescaria Brava. Todos os outros quatro ocorreram em Laguna.

No dia 1º deste ano, Rodolffo Correa, 25 anos, foi morto a tiros no bairro Progresso. No dia 11, Dorvalina Mendonça, 71 anos, foi assassinada com três facadas na praia da Cigana.
Já no dia 19 de janeiro um duplo homicídio foi registrado em Caputera. Edilson Machado da Silva, 23 anos, e Robson Nascimento, 31, foram assassinados a tiros na frente de um bar.

Mais de 40 ocorrências em 16 cidades

Uma reunião, ontem, entre o governo do estado e órgãos de segurança, definiu algumas medidas, como a remoção de detentos para unidades federais.
0

A transferência dos presos de alta periculosidade de Santa Catarina para isolamento em presídios federais foi anunciada, ontem à tarde, pelo governador Raimundo Colombo. O assunto foi discutido com a presença dos comandos de vários órgãos de segurança.

A medida visa acabar com a comunicação dos detentos das facções criminosas e coibir a onda de atentados, que já atinge 16 municípios. Desde a última quarta-feira, cerca de 45 ocorrências foram registradas. Ao todo, 28 pessoas foram presas.

Na última sexta-feira, os crimes começaram a ser registrados no sul do estado. A Unidade Prisional Avançada (UPA) de Laguna foi atingida por três tiros. Dois homens, em uma motocicleta, passaram em frente do local, por volta das 22 horas, e efetuaram os disparos, que acertaram a parede. Ninguém se machucou.

No mesmo horário, em Criciúma, ocorria o primeiro ataque. Um ônibus com trabalhadores foi completamente destruído depois que um coquetel molotov foi jogado no veículo. Ninguém feriu-se, mas muitos passageiros, na fuga, deixaram para trás seus pertences.

Alguns perderam até o salário, recebido naquele dia. No sábado, além de outro ônibus ter sido incendiado, pouco depois das 21 horas três coquetéis molotov foram lançados contra a casa de uma policial civil, no bairro Tereza Cristina.
O governador também anunciou ontem, a abertura de um concurso público com 1,5 mil vagas para a Polícia Militar e 300 vagas para novos agentes penitenciários. Não há definição de datas para a seleção, mas as contratações devem ser feitas até o fim deste ano.

Em Tubarão, policiais estão de sobreaviso

Segundo o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar de Tubarão, tenente-coronel Ângelo Bertoncini, os policiais da região estão de sobreaviso. O sinal é de alerta desde que os ataques começaram no sul do estado, na última sexta-feira. Policiais militares que estão de folga ou férias podem ser chamados a qualquer momento, caso haja necessidade.

“Neste fim de semana deixamos de enviar reforço às praias para manter o efetivo na cidade. Também estamos, aleatoriamente, escoltando alguns ônibus, em especial os que trafegam em áreas de risco. Infelizmente não temos condições de fazer isso em todas as linhas”, informa o comandante.
Os proprietários e funcionários de postos de combustíveis devem ficar atentos. Mesmo proibida, a venda de galões de combustíveis gera suspeita, pois tem sido a forma mais utilizada pelos criminosos ao atear fogo em carros e ônibus

Acusado alega que menina levou um tombo

O adolescente de 17 anos, tio da vítima, uma garota de oito anos, foi ouvido ontem pelo delegado de Armazém, Marcelo Bitencourt.


As investigações sobre o suposto estupro cometido contra uma menina de apenas oito anos, em Armazém, neste fim de semana, prosseguem sob a responsabilidade do delegado Marcelo Bitencourt. O acusado, um adolescente de 17 anos, é tio da vítima e prestou depoimento ontem.

Conforme o delegado, o rapaz nega a autoria do crime. “Ele disse que a garota sofreu um acidente e levou um tombo, escorregou nas pedras”, revela Marcelo. Por meio da prova pericial - resultado do exame de conjunção carnal feito na menina - é que o delegado poderá comparar as constatações médicas com as declarações do jovem.

“É somente isto que nos falta para concluirmos o caso e encaminharmos o auto de apuração de ato infracional ao judiciário da comarca. Neste tipo de delito, os resultados médicos têm sido rápidos”, considera Marcelo. A violência sexual teria ocorrido por volta das 14 horas deste sábado, em uma cachoeira na localidade de São José, no interior do município.
A garota foi levada pelo Conselho Tutelar ao Hospital Santo Antônio, de Armazém, e, depois, encaminhada ao Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão. Não há informações se ela ainda está internada.

Perseguição e tiros assustam moradores
Em alerta devido à onda de ataques criminosos, policiais militares conseguiram recuperar uma motocicleta roubada poucos minutos após a ação, em Tubarão. Após troca de tiros com os supostos ladrões e perseguição, um adolescente foi apreendido, a arma foi encontrada e o veículo devolvido ao dono.
No início da tarde, dois rapazes renderam o motociclista com a arma nas imediações do bairro Campestre e fugiram levando o veículo, provavelmente para cometer outros crimes em seguida. Mas para o azar da dupla, policiais passaram pelo local, suspeitaram da ação e iniciaram uma perseguição pela Área Verde.
Na tentativa de despistá-los, o caroneiro da motocicleta passou a efetuar tiros contra os militares, que revidaram os disparos. “Vendo que estavam sem saída, eles jogaram a arma em uma casa e o caroneiro escapou a pé. O condutor, de 16 anos, foi capturado e o revólver calibre 38 encontrado, assim como a moto foi recuperada”, relata o policial.
Antes mesmo do fim da ocorrência, populares foram até a casa onde havia sido jogada a arma e danificaram os vidros a pedradas. “Eles acharam que a proprietária os denunciou e tentaram se vingar, mas fugiram logo em seguida e não foram encontrados. Estamos realmente em alerta e atuando nas ruas para evitar qual seja o crime”, aponta.

domingo, 3 de fevereiro de 2013


Mulher forja o próprio sequestro

O crime foi solucionado pelos investigadores da DIC de Tubarão. Os policiais da Divisão Antissequestro da Deic, chegaram a ser acionados

Um falso sequestro, planejado por uma mulher de 47 anos, mobilizou cerca de 25 policiais civis de Tubarão. Na madrugada de ontem, o crime foi elucidado pelos agentes da Divisão de Investigação Criminal (DIC) , após quase 12 horas contínuas de trabalho.
Na tarde desta quarta-feira, familiares da mulher foram à delegacia de Capivari de Baixo registrar o boletim de ocorrência. A falsa vítima telefonou para sua irmã e informou que havia sido sequestrada, e que os criminosos exigiam dinheiro para a libertar.

No mesmo dia o caso foi encaminhado para a DIC e as investigações iniciaram. Após horas de negociação, o valor e o local do resgate foram acertados. A entrega do dinheiro ocorreria em uma das margens do Rio Tubarão.
A indicação exata seria feita pela sandália da mulher. Por volta da 1h30min, um parente dela foi fazer a troca. Os policiais civis da DIC e da Divisão Antissequestro (DAS) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), de Florianópolis, posicionaram-se em vários pontos, inclusive no carro da pessoa que foi entregar o dinheiro.

Conforme combinado, a mulher estava no lugar e ela mesma repassaria o dinheiro aos criminosos, conforme exigência feita por eles. Mas, em uma ação rápida dos policiais, foi feito o seu resgate e o valor não chegou a ser entregue.
Os investigadores fizeram uma varredura nas margens do rio para localizar os sequestradores, mas ninguém foi encontrado.

Após horas de depoimento, mulher confessa a farsa

Como a mulher resgatada aparentava muita tranquilidade e os sequestradores não foram encontrados, os policiais suspeitaram que poderia se tratar de uma farsa. Ela foi conduzida à Divisão de Investigações Criminais (DIC) de Tubarão para prestar depoimento.

A versão relatada pela mulher foi de que havia sido levada do centro de Tubarão, após sair de um banco, por dois homens. Eles a teriam prendido na beira rio. Após algumas horas e confrontada com as provas, a mulher admitiu que era uma farsa.

Ela confessou que precisava de dinheiro com urgência para ajudar um parente bem próximo que estava com dificuldades financeiras. Um inquérito policial foi aberto para apurar os fatos. A mulher poderá ser indiciada por falsa notícia de crime e estelionato, entre outros delitos.

Além da DIC de Tubarão e da Divisão Antissequestro (DAS) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), de Florianópolis, os funcionários do judiciário e do Ministério Público também foram acionados. Este tipo de crime é raro em Tubarão e em Santa Catarina.

Mulher forja o próprio sequestro

O crime foi solucionado pelos investigadores da DIC de Tubarão. Os policiais da Divisão Antissequestro da Deic, chegaram a ser acionados

Um falso sequestro, planejado por uma mulher de 47 anos, mobilizou cerca de 25 policiais civis de Tubarão. Na madrugada de ontem, o crime foi elucidado pelos agentes da Divisão de Investigação Criminal (DIC) , após quase 12 horas contínuas de trabalho.
Na tarde desta quarta-feira, familiares da mulher foram à delegacia de Capivari de Baixo registrar o boletim de ocorrência. A falsa vítima telefonou para sua irmã e informou que havia sido sequestrada, e que os criminosos exigiam dinheiro para a libertar.

No mesmo dia o caso foi encaminhado para a DIC e as investigações iniciaram. Após horas de negociação, o valor e o local do resgate foram acertados. A entrega do dinheiro ocorreria em uma das margens do Rio Tubarão.
A indicação exata seria feita pela sandália da mulher. Por volta da 1h30min, um parente dela foi fazer a troca. Os policiais civis da DIC e da Divisão Antissequestro (DAS) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), de Florianópolis, posicionaram-se em vários pontos, inclusive no carro da pessoa que foi entregar o dinheiro.

Conforme combinado, a mulher estava no lugar e ela mesma repassaria o dinheiro aos criminosos, conforme exigência feita por eles. Mas, em uma ação rápida dos policiais, foi feito o seu resgate e o valor não chegou a ser entregue.
Os investigadores fizeram uma varredura nas margens do rio para localizar os sequestradores, mas ninguém foi encontrado.

Após horas de depoimento, mulher confessa a farsa

Como a mulher resgatada aparentava muita tranquilidade e os sequestradores não foram encontrados, os policiais suspeitaram que poderia se tratar de uma farsa. Ela foi conduzida à Divisão de Investigações Criminais (DIC) de Tubarão para prestar depoimento.

A versão relatada pela mulher foi de que havia sido levada do centro de Tubarão, após sair de um banco, por dois homens. Eles a teriam prendido na beira rio. Após algumas horas e confrontada com as provas, a mulher admitiu que era uma farsa.

Ela confessou que precisava de dinheiro com urgência para ajudar um parente bem próximo que estava com dificuldades financeiras. Um inquérito policial foi aberto para apurar os fatos. A mulher poderá ser indiciada por falsa notícia de crime e estelionato, entre outros delitos.

Além da DIC de Tubarão e da Divisão Antissequestro (DAS) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), de Florianópolis, os funcionários do judiciário e do Ministério Público também foram acionados. Este tipo de crime é raro em Tubarão e em Santa Catarina.

Assalto em supermercado

Trio é preso após roubo de R$ 15 mil

Em uma ação rápida, os policiais militares de Laguna, Tubarão e Jaguaruna montaram barreiras para localizar e deter os criminosos.
02 de Fevereiro de 2013 às 02:22min



O roubo de um malote com R$ 15 mil do Tieli Supermercado, na praia do Mar Grosso, em Laguna, acabou frustrado para os bandidos. Eles foram presos em uma ação rápida da Polícia Militar.
O crime ocorreu na manhã desta sexta-feira, quando uma funcionária foi abordada por um homem, de 36 anos, nos fundos do estabelecimento.

Sem mostrar a arma, ele anunciou o assalto, levou o malote e entrou em um Ford Ka vermelho. Por meio das câmeras de videomonitoramento do local, o veículo foi identificado.
Guarnições da Polícia Militar de Laguna, Tubarão e Jaguaruna mobilizaram-se e barreiras foram montadas nos principais acessos do município.

O Ford Ka foi abandonado na balsa do canal da barra. Populares contaram aos policiais que havia três ocupantes no carro - dois homens e uma mulher - e, após largarem o veículo, atravessaram a balsa a pé.
Uma quarta pessoa aguardava o trio em um Hyundai i30 prata. Uma barreira foi organizada nos limites com Jaguaruna. Perto do acesso à praia da Cigana, ao verem os policiais, o motorista do veículo conseguiu fugir.

O autor do assalto, ao tentar escapar, deixou a arma, carregada com quatro munições, e o malote caírem e o dinheiro espalhou-se. Ele e seus comparsas, um homem de 31 anos e uma jovem de 19, foram presos pelas guarnições da Polícia Militar.
Foram recuperados R$ 13 mil. A possibilidade é de que o valor que faltou tenha sido pago pelo serviço ao homem que os aguardava no Hyundai i30.


As imagens das câmeras ajudaram os policiais militares a identificarem o Ford Ka. Após roubar o malote, o homem, de 36 anos, entrou no veículo, que foi abandonado no canal da barra. Ele e um casal atravessaram para a Região da Ilha, onde foram presos.

Assaltante é ex-empregado do supermercado

Após serem presos pela Polícia Militar, o homem de 36 anos e o casal, a jovem de 19 e seu companheiro, de 31, todos envolvidos no roubo do malote no Tieli Supermercado, em Laguna, foram conduzidos à delegacia.
Eles foram autuados em flagrante por roubo, formação de quadrilha e por porte de arma de fogo. “O que roubou o malote da funcionária trabalhou no estabelecimento durante o Carnaval do ano passado. Ele era responsável pela segurança de duas lojas do grupo”, confirma o delegado Flávio Costa Gorla, que presidiu o flagrante.

Conforme ele, após sair do local do crime, o assaltante trocou de roupa para dificultar a sua identificação. O acusado também portava uma identidade falsa, com o nome de outra pessoa, e ainda possuía um mandado em aberto pelo judiciário do Rio Grande do Sul, onde responde pelo crime de roubo.