Páginas

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013


Segurança Pública começa a reação à série de ataques a ônibus em SC.


Antes em alerta, os órgãos de Segurança Pública começaram a reação à série de ataques desencadeados desde a noite de quarta-feira, quando um ônibus foi incendiado em Camboriú. Até a meia noite de quinta-feira, oito ataques a ônibus foram registrados, além de uma mercearia e um carro incendiados em Itajaí e uma granada caseira arremessada na Delegacia da Polícia Civil, em Camboriú.
Em Florianópolis, por volta das 22h40min de quinta-feira, dois rapazes colocaram fogo em um ônibus da Transol no Bairro João Paulo, furando o esquema de prevenção que a polícia militar vinha desenvolvendo ao longo do dia. De acordo com o comandante do 4º Batalhão, tentente-coronel Araújo Gomes, oito regiões da Ilha estavam sob observação, com escoltas à paisana aos ônibus e outras medidas não divulgadas.
— Nós estávamos em alerta. A partir de agora vamos diminuir o número de linhas, intensificar a segurança em regiões específicas, nos terminais e retomar as escoltas — sinalizou o comandante, minutos depois do primeiro ataque registrado na Capital.
Independente dos autores da ação, a noite de quinta-feira fez os moradores de Florianópolis reviverem o clima instaurado na cidade durante os ataques de novembro do ano passado, quando o Primeiro Grupo Catarinense (PGC) comandou uma série de atentados por três dias em represália à linha-dura da direção da Penitenciária de São Pedro de Alcântara.
Pela Avenida Beira-Mar Norte, a principal da Capital, veículos com sirene aberta passavam de um lado a outro, a toda velocidade, com giroflex acionados. O voo do helicóptero por sobre os prédios também compunha o cenário que confirmava o reinício da onda de ataques do crime organizado.

Uma das barreiras foi montada na Avenida Mauro Ramos

Foto: Cristiano Estrela/Agência RBS
Em pelo menos quatro pontos da cidade havia fiscalização militar na Capital. Embora não admitam que é uma estrategia para responder mais rapidamente a atentados em Florianópolis, os PMs realizaram, na noite desta quinta-feira, quatro barreiras na cidade, na ponte Pedro Ivo Campos, na Prainha, no bairro Agronômica e na Avenida Mauro Ramos. No terminal da Trindade, o acesso e a saída de ônibus foi interrompida quase no mesmo horário, sem explicação aos passageiros.
No Centro, houve pedido por parte da administração da empresa Insular para que as linhas em direção ao Sul da Ilha fossem escoltadas.
Pouco depois da uma da manhã, todos os ônibus das empresas Insular, Canasvieiras e Transol foram recolhidos às respectivas garagens.

Operações pontuais em Balneário Camboriú
A PM de Balneário Camboriú fez algumas rondas onde há mais prioridade de escoltas e fez operações pontuais durante a noite, com o reforço de efetivo de Blumenau e Brusque.

Áreas consideradas vulneráveis foram alvo de uma operação da Polícia Militar (PM) nesta quinta-feira à tarde, em Camboriú. Em terra e pelo ar, com o auxílio do helicóptero Águia, policiais mapearam áreas com elevados índices de criminalidade e as possíveis rotas de fuga usadas por criminosos. A operação ocorreu nos bairros Monte Alegre, Tabuleiro e Conde Vila Verde.

Polícia Militar de Gaspar orienta empresas de ônibus
Em Gaspar, no Vale do Itajaí, onde dois ônibus foram atacados na madrugada de quinta-feira, a Polícia Militar se reuniu com representantes das duas empresas responsáveis pelo transporte coletivo na cidade.
As empresas Alto Viação do Vale e Viação Verde Vale foram orientadas a deixarem os ônibus, no final da noite, nas próprias garagens e não nas casas dos motoristas, como ocorria em alguns casos. As empresas também vão contratar seguranças particulares.

Comandante da PM diz não haver motivo para pânico
O comandante geral da Polícia Militar em Santa Catarina, coronel Nazareno Marcineiro, afirmou, um dia após o início da nova série de ataques no Estado, que os cinco atentados ocorridos na noite de quarta-feira e madrugada de quinta-feira, no Litoral Norte e Vale do Itajaí, não eram motivos para se gerar pânico e desespero no Estado.
Após reunião com todos os comandantes regionais, de batalhões, unidades especializadas, inteligência e de apoio, ele disse que haverá reforço de efetivo em lugares críticos e também nas linhas de ônibus como prevenção a novos ataques.

Depois dos novos ataques na Grande Florianópolis, até às 1h41min de sexta-feira, Nazareno não havia se pronunciado.






PPT prende traficante em incursão surpresa
Mais um traficante atuante no Beco do Quilinho, no bairro Morrotes, foi tirado de circulação pelo Pelotão de Policiamento Tático (PPT) da Polícia Militar. O homem, de 24 anos, foi pego de surpresa após uma incursão a pé dos homens do grupo especializado da PM.
Além dele, um olheiro de 19 anos também foi detido. A dupla foi levada à Central de Plantão Policial (CPP), onde foi lavrado o flagrante por tráfico de entorpecentes. O olheiro foi liberado e o traficante foi enquadrado e encaminhado ao Presídio Regional de Tubarão, onde aguardará decisão judicial do caso.
Trinta e uma pedras de crack embaladas e prontas para a venda foram apreendidas, além de R$ 220,00 em notas miúdas, o que pode configurar o tráfico. Ambos os detidos já são conhecidos dos policiais.
O Beco do Quilinho é um dos principais pontos de venda de crack da região e concorrente direto das bocas de venda da droga nos becos e vielas da Área Verde - a maior da região. A PM de Tubarão realiza apreensões nos dois pontos citados praticamente todos os dias.


Bandidos voltam a atacar ônibus em SC Santa Catarina começa a sofrer novamente com a organização dos bandidos. Ônibus e estabelecimentos comerciais da Grande Florianópolis, Norte do Estado e Vale do Itajaí voltaram a ser atacados. Coquetéis molotov foram atirados em coletivos, incendiados por completo. Não havia registro de feridos até o início da noite de ontem.
Os atentados iniciaram na noite desta quarta-feira e madrugada de ontem. De acordo com o secretário de Segurança Pública do Estado, César Grubba, a polícia está em alerta desde o primeiro ataque a ônibus em Balneário Camboriú. Gaspar também foi alvo dos bandidos, com dois ataques a ônibus.
Os casos estão sendo investigados para saber se existe relação com os atentados ao transporte coletivo, que assombraram Santa Catarina em novembro do ano passado, quando foram registrados 68 ataques em diversas cidades do Estrado, inclusive em ônibus de Tubarão.
Sobre uma possível escolta a alguns ônibus, o comandante-geral da PM no Estado, Nazareno Marcineiro, adiantou que o policiamento ostensivo estará presente nos terminais e pontos. “Estamos muito atentos. Não vamos sair desesperados em busca de uma catástrofe”, resume.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013


Vítima amarrada em árvore
Um morador de Capivari de Baixo, de 28 anos, foi resgatado por policiais militares na manhã desta terça-feira na Praia do Gi, em Laguna. Ele estava há mais de 12 horas amarrado a uma árvore e disse ser vítima de roubo.
Ele disse à polícia que dois homens armados conseguiram pará-lo e roubaram a sua moto, fazendo ameaças de morte caso ele contasse o que havia ocorrido para alguém. A vítima não conseguiu lembrar-se da placa do veículo, que dizia ser emprestado.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013


PM desocupa comunidade em região nobre de Florianópolis

Embate pelo controle da venda de drogas na Vila Santa Rosa fez a Polícia Militar ocupar o local



PM desocupa comunidade em região nobre de Florianópolis  Flávio Neves/Agencia RBS
Policiais fizeram vigília na área a 500 metros da residência do governador Foto: Flávio Neves / Agencia RBS
Gabriela Rovai

A Polícia Militar desocupou gradualmente a comunidade Vila Santa Rosa, na Agronômica, na Capital. A comunidade formada por três ruas foi ocupada no dia 1º de janeiro por causa dos tiroteios entre gangues rivais que disputam o controle do tráfico de drogas local.

A vila fica a cerca de 300 metros da Polícia Federal e de outros prédios públicos e residenciais. Desde o fim da ocupação, a PM não registrou mais tiroteios nem apreensões de armas ou drogas.

— A desocupação foi progressiva para não criar sensação de vazio. Os moradores podem ter certeza que, se voltar a dar problema, estaremos aqui novamente para protegê-los_disse o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Araújo Gomes.

O comandante do 4º BPM informou que a PM continua com operações de policiamento ostensivo e de inteligência na comunidade.

— A tensão entre membros das famílias é latente e explode de vez em quando. Ocupamos a Vila Santa Rosa para proteger a comunidade. Agora vamos continuar alternando o policiamento ostensivo com ações de inteligência_observou o tenente-coronel Araújo Gomes. 

Bandidos trocam tiros com polícia

Dois criminosos foram presos após tentarem fugir do cerco. Um ainda é procurado.
30 de Janeiro de 2013 às 01:51min


Após arrombarem uma residência no balneário Campo Bom, em Jaguaruna, ontem à tarde, as guarnições da Polícia Militar realizaram um cerco para capturar os três suspeitos. A operação acabou em troca de tiros e dois deles foram presos. Um está foragido. Ninguém ficou ferido.

O trio já era suspeito de cometer assaltos e furtos na região. Por volta das 13 horas, eles entraram na casa, estacionaram um Nissan Tida preto na garagem e fizeram a ‘limpa’ na propriedade. Foram levados vários eletrodomésticos, eletrônicos e gêneros alimentícios, entre outros itens.

Com as informações das características do automóvel e do caminho que seguiram, em direção ao balneário Esplanada, as viaturas foram atrás do trio. Em uma rua, nas proximidades da beira mar, os criminosos foram encontrados.
Na tentativa de escapar, o carro atolou em uma duna. A polícia escutou um forte estampido e efetuou um tiro em direção ao automóvel. Os bandidos abandonaram o veículo e fugiram a pé. Dois deles, de 22 e 23 anos, foram presos em flagrante.

O terceiro, que portava a arma, está foragido. O Nissan tinha sido roubado no Rio Grande do Sul. Todos os produtos furtados foram recuperados. Os dois rapazes detidos possuem antecedentes criminais.
Um deles havia acabado de deixar o Presídio Santa Augusta, em Criciúma, onde estava preso por furto e tráfico de drogas. Ambos foram encaminhados para a instituição penal de Tubarão.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013


Um homem é baleado e outro ferido por faca


Sete dias após o assassinato de duas pessoas na localidade de Caputera, em Laguna, o cenário da violência se repetiu neste fim de semana na cidade. Sábado e ontem, disparos de arma de fogo ocorreram em dois lugares diferentes. Um rapaz foi baleado. E, em outro caso, um homem teve ferimentos causados por uma faca.
Por volta das 23h50min de sábado, no pré-carnaval, no Centro Histórico, o disparo de um tiro causou tumulto. Um homem de 29 anos foi atingido no abdômen. Ele estava com mais quatro rapazes.
A pessoa que atirou foi identificada pela polícia. É um adolescente de 17 anos, que está foragido. Ele efetuou o disparo com a ‘justificativa’ de que a vítima teria estuprado a sua irmã. Esta é a versão da família do acusado, que horas antes do crime havia registrado um boletim de ocorrência na delegacia sobre o suposto crime sexual.
Os policiais civis da Divisão de Investigação Criminal (DIC) conversaram com o homem atingido, no Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, onde ainda se encontrava internado ontem, com a bala alojada nas nádegas. A explicação dele é bem diferente. Conforme seu relato feito à polícia, ela namora a jovem, e nada foi feito à força.
Mais tarde, na madrugada de ontem, por volta da 1 hora, mais um susto, desta vez na praia do Mar Grosso. E ocasionou uma grande correria. Um homem efetuou cerca de quatro disparos de arma de fogo, na avenida principal. Populares viram quando ele fugiu em um Fox branco.
Algumas testemunhas disseram que o tiro foi direcionado para outro homem. Felizmente, não houve o registro de alguém ferido.
Após ferir o marido com faca, mulher o agride com toalha molhada
Uma discussão de um casal, na localidade de Campos Verdes, em Laguna, sábado à noite, acabou em violência. A Polícia Militar foi acionada por volta das 22 horas. Quando a guarnição chegou na residência, a mulher, de 39 anos, surrava o seu companheiro, de 46, com uma toalha molhada.
Ele estava sentado no chão, com ferimentos na região da orelha, causados por uma faca. A agressão foi cometida pela mulher, que estava muito alterada e ameaçou os policiais. O homem foi socorrido pelos bombeiros militares e levado ao Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos.
Depois de medicado, ele foi liberado e não quis registrar boletim de ocorrência contra a agressora. Os dois foram embora juntos. A faca foi encontrada embaixo de um armário. A apuração do crime é da Divisão de Investigação Criminal (DIC).
Quatro assassinatos em Laguna
Este ano, somente Laguna registrou assassinatos na Região Metropolitana de Tubarão. Foram quatro homicídios. Os dois últimos ocorreram no dia 19. No ano passado, a cidade foi líder no ranking de mortes, com 11. Tubarão ficou em segundo lugar, com oito. 

Balconista é atingida por um tiro na praia do mar grosso.



A ação rápida da Polícia Militar de Laguna colocou atrás das grades um criminoso de alta periculosidade. Por volta das 19h40min deste sexta-feira, o bandido, com cerca de 28 anos, invadiu uma loja de artigos de surfe, na praia do Mar Grosso, e anunciou o assalto.

Os funcionários e clientes não esboçaram nenhum tipo de reação, mas o criminoso, que estava extremamente alterado, efetuou um disparo. O tiro atingiu uma balconista.
A bala pegou de raspão em sua cabeça. Ela foi levada para o Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos. Felizmente, a mulher passa bem e não corre risco de morte.

A Polícia Militar foi acionada e as guarnições iniciaram as buscas ao assaltante. Alguns populares disseram que o homem havia fugido em direção ao Morro da Glória. Ele foi localizado nas proximidades menos de 30 minutos após o crime.
O homem possui uma extensa ficha criminal e já havia sido preso por outro assalto, ocorrido em um apartamento em Laguna no dia 31 de dezembro. Ele foi conduzido à delegacia e, depois, ao Presídio Regional de Tubarão.