Páginas

sexta-feira, 22 de maio de 2015

PM acusado de morte vai a júri
A 1ª Câmara Criminal do TJ confirmou a realização de júri popular na comarca de Imbituba para o julgamento do policial militar acusado de matar a namorada em 2013, após discussão conjugal. Ele responderá por homicídio qualificado por motivo fútil e meio que dificultou a defesa da vítima, além de ocultação de cadáver. A câmara, por unanimidade, acolheu recurso do Ministério Público que pediu a inclusão da qualificadora de utilização de meio cruel na prática do crime, e negou o pedido da defesa de revogação da prisão preventiva do acusado.
O crime aconteceu em 12 de abril de 2013, na residência do casal, em Imbituba, após ingerirem bebida alcoólica. Segundo a denúncia, durante a discussão o acusado utilizou uma tonfa – espécie de cassetete que tinha em seu poder por ser policial militar. Ao aplicar os golpes, provocou na mulher traumatismo craniano, que a levou à morte. Em seguida, recolheu objetos da casa sujos de sangue e, junto com o corpo da vítima, os levou à Lagoa do Timbé, onde ateou fogo. Ainda de acordo com a denúncia, passado algum tempo, como o corpo não se desintegrara totalmente, o acusado o enterrou nas dunas da praia e buscou auxílio de familiares para a fuga. Depois de pegar um ônibus para o Rio Grande do Sul, quase na fronteira com o Uruguai, foi preso e trazido para Santa Catarina.
Para justificar a revogação da prisão preventiva, a defesa alegou que o policial estava em tratamento. O pleito foi negado.
Droga é apreendida em Laguna
Em uma operação desenvolvida pela guarnição do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) esta semana, em Laguna, dois homens foram presos. Com eles foram encontrados pouco mais de um quilo de maconha e um colete balístico. Ambos foram presos e encaminhados com todos os objetos e a droga para a central de Polícia para os procedimentos cabíveis.
Lagunense ganha prêmio nacional
A lagunense Bárbara Rita Cardoso conquistou o Prêmio Jovem Cientista. Pesquisadora da USP, ela realiza pesquisas sobre a castanha-do-brasil e constatou que o consumo de uma por dia pode manter idosos longe do Mal de Alzheimer. O estudo lhe rendeu 1º lugar na categoria mestre e doutor no 18º Prêmio Jovem Cientista, cujo tema do ano foi segurança alimentar e nutricional.
“É com muita alegria e orgulho que recebo esse prêmio. Há algum tempo (não muito!) decidi que quero fazer pesquisa pra sempre e ter esse reconhecimento me encoraja ainda mais. Fazer pesquisa não é fácil. É um corre-corre a todo tempo, é um sofrer com o experimento que não deu certo, é um sufoco pra conseguir verba. São noites sem dormir pensando em como resolver os empecilhos do dia a dia, mas é gratificante demais”, comemorou a jovem através de seu perfil no Facebook. “Hoje posso dizer que sou uma pessoa muito realizada profissionalmente e faz parte do meu objetivo de vida continuar na pesquisa. Porque acredito no poder da nutrição e porque acredito numa nutrição baseada em evidências”, completou.
Mais de 1.900 pesquisas foram inscritas nessa edição do prêmio. O anúncio aconteceu ontem, em Brasília, na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Entre os trabalhos contemplados, além do estudo de Bárbara, estão um produto que permite ao consumidor identificar fraudes no leite e um modelo inovador de agricultura urbana, que oferece um sistema sustentável de produção e aproxima os consumidores dos produtores.
Bárbara recebeu o prêmio de 1° lugar na Categoria Mestre e Doutor. Seu estudo foi realizado pela Universidade de São Paulo (USP) e tem como orientadora a professora Silvia Maria Franciscato Cozzolino.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Demolição é próxima etapa de obras

Creditos: Elvis Palma
As obras na Avenida João Marronzinho, em Laguna, estão adiantadas, de acordo com a secretária de Planejamento do município, Graziele Sitonio. A próxima etapa é a demolição do pórtico do Laguna Internacional, para que possa ser feita a implantação do trevo previsto no local.

Conforme Graziele, a retirada do pórtico está prevista no projeto, mas não há previsão para a construção de um novo no local. “Neste projeto não está previsto um novo pórtico. O que pode acontecer é a prefeitura, depois das obras concluídas, decidir pela implantação de um novo pórtico, adaptado ao novo formato da rodovia”, pontua.
O prefeito Everaldo dos Santos, porém, destaca que não pretende implantar um novo pórtico no local. “Temos a intenção de fazer um na entrada de Laguna, mas é um projeto que ainda está sendo avaliado”, pontua.
A previsão para finalização das obras é em julho, conforme Graziele. “Estamos com o cronograma todo em dia, por isso acreditamos que a finalização se dará no prazo. Em princípio, o único problema que poderia ocorrer seria o clima, se ocorrer muita chuva nos próximos meses”, afirma.
Conforme a secretária, a Fundação Lagunense de Meio Ambiente (Flama) está em processo de avaliação das licenças ambientais do trecho após o pórtico, que é onde as obras vão se concentrar nos próximos meses. “A próxima etapa é a demolição do pórtico, implantação do trevo e asfalto naquele trecho, que ainda não está com todas as licenças ambientais. Por isso ainda não fizemos a demolição do pórtico, porque não adianta demolir antes de ter as licenças”, detalha.

terça-feira, 19 de maio de 2015

Equipe de TV grava documentário sobre pesca em Laguna
Mais uma equipe de TV está em Laguna para gravar um documentário sobre a pesca. Desta vez, as imagens irão ao ar no Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF). As gravações foram realizadas nos Molhes da Barra, ontem.
A Cidade Juliana já foi cenário de gravações para TVs do Japão, Inglaterra, França e Alemanha, bem como programas do Brasil. Somente este ano, duas equipes estiveram na cidade. Em janeiro, um grupo da França fez reportagens na cidade e em março foi a vez de uma equipe alemã.
Anteriormente, outras equipes escolheram a região como cenário e tema de matérias: equipe de Londres, do canal BBC (as filmagens deram origem a uma edição do programa Planet Earth); Globo Mar, da Rede Globo, e uma equipe de TV japonesa também esteve na cidade. O ator Rodrigo Hilbert já gravou episódios para o programa “Tempero de Família”, transmitido pelo canal fechado GNT.
Dupla troca tiros com PM em Capivari
Daiane Fernandes
policia@diariodosul.com.br

Nem mesmo uma ordem de parada impediu que a dupla que estava em uma motocicleta investisse contra a guarnição da Polícia Militar (PM). Isso porque dois homens são suspeitos de atirar contra os policiais após perseguição pelas ruas de Capivari de Baixo no final da noite de domingo.

De acordo com boletim policial, por volta das 23h, na rua Carlos Chagas, no Centro de Capivari, a PM estava em rondas pela cidade quando avistou uma motocicleta Honda/CG, com placas de Orleans e dois ocupantes. Em seguida, a guarnição deu ordem de parada.
Contudo, a dupla não acatou o pedido da guarnição e seguiu em fuga pelas vias públicas da cidade, sendo acompanhada pela Polícia Militar. Logo após, vendo que não teriam como continuar a fuga, os suspeitos abandonaram a motocicleta.
Após o abandono do veículo, a dupla ainda efetuou diversos disparos de arma de fogo contra a guarnição, que acabou trocando tiros com os homens. Em seguida, a dupla adentrou um matagal nas proximidades e, apesar de rondas serem feitas pelos policiais, os suspeitos não foram localizados.
Nas proximidades de onde a motocicleta foi deixada pela dupla a PM encontrou um colete balístico e uma balaclava. Todo o material foi entregue na delegacia e a motocicleta foi notificada.