Páginas

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Laguna: PM e PC realizaram operação Policial batizada Pré Carnaval
Laguna, 10-02-2012
A Guarnição Especial de Polícia Militar de Laguna, Sul do Estado, vem realizando operações policiais em bares, boates e bairros onde são registrados os maiores índices de ocorrências nesses locais; barreiras estão sendo montadas e em diversos pontos da cidade com abordagem e revista de veículos e pessoas.






Neste dia 10, foi intensificado ainda mais as ações antecedendo o carnaval. A operação Pré Carnaval foi resultado de uma parceria entre as polícias Militar e Civil, Ministério Público e Poder Judiciário do município de Laguna, buscando trabalhar preventivamente agindo nas causas dos problemas de segurança que interferem no carnaval da cidade. A operação Pré Carnaval envolveu policiais militares do Pelotão de Patrulhamento Tático – PPT de Laguna, Imbituba e Tubarão, além da Agência de Inteligência (AI) de Laguna, policiais militares do Canil 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Criciúma e agentes da Polícia Civil da região.




Por volta das 06h15min foi desencadeada a operação para cumprir os mandados de busca e apreensão nos bairros da Esperança e Magalhães. Nas ações, foram cumpridos quatro Mandados de Busca e Apreensão. No mandado referente à residência de um dos suspeitos, no bairro Magalhães, foram presos quatro masculinos por porte de droga. Na oportunidade foram apreendidos R$ 810 em espécie, um cachimbo para uso de crack, uma bucha de substância semelhante à maconha e uma faca com resquício de maconha.



Em cumprimento a um Mandado na residência localizada no bairro Esperança, foram detidos três homens também suspeitos de tráfico de droga. Foram apreendidos 48 petecas de substância semelhante à cocaína e R$ 480 em espécie.


O comandante da Guarnição Especial de Laguna, tenente-coronel Flávio Knabben, destaca que as ações estão sendo planejadas, dentro de um plano estratégico para garantir a tranqüilidade dos Lagunenses e turistas neste carnaval. "Os resultados obtidos fazem parte de uma execução estratégica e técnica do policiamento preventivo, bem como da atuação profissional e dedicação de todo o efetivo empregado”, conclui o oficial.

A imprensa também é uma corregedoria


  


A sociedade respirou aliviada, a imprensa exultou: a decisão foi suada, sofrida, apertada (6 a 5), mas o colegiado do Supremo Tribunal Federal manteve o poder do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para investigar e punir magistrados sem depender das corregedorias dos tribunais locais.
O Estado de Direito recuperou todas as suas prerrogativas, sobretudo aquelas que dizem respeito à isonomia e à transparência. Todos os cidadãos voltam a gozar de idêntica proteção e obrigações. Em matéria de privilégios institucionais apenas os legisladores mantêm o direito de ser julgados pelos pares, cláusula fundamental da estrutura republicana.
Foi uma vitória da corregedora nacional de Justiça, a ministra Eliana Calmon, que enfrentou com galhardia e serenidade o corporativismo enfurecido das associações de magistrados apoiadas ostensivamente por alguns ministros da Suprema Corte.
Bom começo
Foi também uma vitória da mídia, em especial da impressa, sobretudo dos jornais que se empenharam com rara determinação. Fica definitivamente ultrapassado o capítulo da emasculação do nosso jornalismo pela prepotência togada. A bandeira da transparência foi finalmente hasteada pelos principais veículos do país e, com isso, tornou-se público o seu compromisso com o combate à impunidade.
O Conselho Nacional de Justiça é um contrapoder. Tal como a imprensa, é parte essencial do sistema de freios e contrapesos (checks & balances) que garante o funcionamento da democracia.
A complexidade da cobertura do Judiciário exige conhecimento especializado; mais do que isso, exige persistência, teimosia. A própria decisão do STF ainda pode ser reformada caso outra ação ou outra liminar tente contorná-la. A criatividade nessa matéria é ilimitada. Sobretudo numa estrutura cartorial como a nossa.
Por outro lado, o cidadão brasileiro começa aos poucos a se familiarizar com alguns aspectos do cipoal jurídico-forense. Quer mais, quer entender o que está por trás do dialeto bacharelesco que a mídia despeja em cima dele.
O ano começou bem em matéria de visibilidade, translucidez, participação, cidadania. Poderá terminar ainda melhor se a imprensa capacitar-se da sua função corregedora, saneadora e assumir-se como instituição autônoma, permanente. O smartphone, para isso, é insuficiente.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

MINISTRO DA PESCA VISITOU O PORTO DE LAGUNA

 O  Ministro Sergio Guerra , esteve  no dia 02 de fevereiro, visitando o terminal Pesqueiro de Laguna a convite do Prefeito Célio Antonio. E foi recebido pelo administrador  do Porto José Paulo Ramos e também por Secretários Municipais , Presidente da Acil, Representantes de Classe, Deputados Federais e a imprensa .
Alguns pleitos foram feitos tais como: A desobstrução do canal da Barra dos Molhes, Ampliação da Fabrica de Gelo  para aumento da produção, Ampliação do cais de acostamento, Dragagem doa Bacia do Rio Tubarão, aumento da profundidade da lagoa Santo Antonio dos Anjos e atrair novos empreendimentos para geração de empregos.
O momento marcante foi a fala da deputada Luci Choinack, “se dependesse dela  quebraria as pedras de marreta e começava a retirada pedras do antigo molhes que estão desobstruindo o canal. E começava , agora e não deixava para depois”.
  O administrado José Paulo, Prefeito Célio  e o Ministro Guerra.
  Ministro Sergio dando entrevista para imprensa local.

 Primeira Dama, Secretaria Barbara, Carminha e Secretaria Cida, pano de fundo Secretario Deca.

Deputada Luci

Empresário Samir Presidente da Acil e Secretario da Pesca Natanael.