Páginas

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Homem é morto com quatro tiros


Com quatro tiros, Peterson Luiz Geraldino Soares, de 31 anos, foi assassinado na tarde de ontem, em Laguna. Este é o 7° homicídio do ano no município. A principal suspeita é de que o crime tenha sido cometido por uma possível cobrança de dívida do tráfico de drogas.
Peterson foi encontrado já sem vida em plena rua, no bairro Casqueiro. “Ao que tudo indica, houve uma perseguição e a vítima foi atingida pelas costas. A princípio, o autor dos disparos estava a pé. Já temos suspeitos”, afirma o delegado responsável por apurar o homicídio, Rubem Thomé.
A principal suspeita da polícia é de que a morte tenha relação de dívida com o tráfico. “O Peterson saiu da unidade prisional de Laguna há oito meses, onde estava recluso por envolvimento com droga. Junto ao corpo dele também foi encontrado um cachimbo para fumar crack”, aponta o delegado.
O corpo de Peterson foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) de Laguna, sendo confirmados que quatro tiros atingiram a vítima. Este foi o 7° homicídio do ano no município e o 17° da região da Amurel. A situação em Laguna é considerada preocupante, já que em 2012, até o mês de julho, nenhum assassinato havia sido registrado na cidade. Já no segundo semestre do ano passado, 11 pessoas foram mortas.

Acusado de assassinato vai a júri
Um dos acusados de matar Márcio da Silva Matos, 34 anos, foi ontem a júri popular, em Laguna. A vítima foi assassinada no dia 20 de janeiro na localidade da Malvina. Ele foi executado com quatro tiros.
Na época do crime, três pessoas foram presas por envolvimento no crime, duas delas no Balneário Rincão, em Içara, e outra em Laguna. Márcio morava nas imediações de onde o crime aconteceu e os disparos atingiram peito, cabeça, um dos braços e as costas. Ele nasceu em Imbituba e tinha sido liberado recentemente da Unidade Prisional Avançada (UPA) de Laguna, onde estava detido por envolvimento com drogas.
Duas pessoas foram pronunciadas a ir a júri popular pelo crime. Ontem foi julgado o primeiro réu. O julgamento começou às 14h e a sentença não havia sido divulgada até o fechamento desta edição.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

É uma vergonha!
Além da falta de condições humanas de trabalho; sem o curso de formação de Guardas Municipais; recebem ameaças do Supervisor de Operações que insiste ser chamado de Comandante da Guarda Municipal de Laguna, que, aliás, nem se quer foi nomeado para tal função, sabe-se lá por que. Além disso, os guardas municipais vivem em constante pressão e ameaça da parte do Supervisor de Operações caso não queiram trabalhar em seus dias de folga; já que cumprem uma escala de 24X48 (internamente, isto é, que fique bem longe dos olhos do prefeito), para quem não sabe, esta escala dar-se início às 07:00hs da manhã de um dia e termina às 07:00hs do dia seguinte; e, em seguida ao término desta jornada teriam um prazo mínimo de descanso por Lei, mas ao invés disto, dois guardas são escolhidos, obrigados e ameaçados a trabalhar no mesmo dia das 13hs as 19hs em uma escala feita para que o Supervisor de Operações sobressair-se aos olhos do prefeito, assessores, etc... para quem sabe, assim, os lideres municipais lhe deem o cargo de Comandante da Guarda Municipal de Laguna. Além disso, sabemos que é enviado ao setor de RH da prefeitura somente o total de horas trabalhadas de cada guarda, que alias não condiz com a verdadeira carga horaria feita diariamente, onde o responsável ”COMANDANTE” é quem assina; aproveitando assim para colocar o número de horas trabalhadas conforme seus desejos, tendo desta forma o poder de prejudicar ou ameaçar os guardas.  Acreditamos que nosso estimado prefeito não tenha consciência destes fatos, pois conforme seus debates em público, onde sempre prioriza a verdade, a transparência e a honestidade, jamais aceitaria tal situação. Sendo assim, esperamos que alguma medida seja tomada perante tal fato; pois desejamos o que é justo e de Direito, somos trabalhadores, cumprirmos com nossos obrigações e deveres perante a sociedade, e não gostaríamos que pessoas corruptas fizessem parte de nosso meio, ainda bem que existe o abuso de poder, perseguição e falsidade ideológica.
AH, SÓ PRA LEMBRAR QUE AS 18 CÂMERAS DE MONITORAMENTO E A CENTRAL QUE SE LOCALIZA NA NOVA GUARNIÇÃO ESTÃO DESATIVADAS A MAIS DE 3 MESES!
Segue em anexo a escala de serviço feita internamente!
Caso tenha ainda alguma dúvida, as portas estão abertas!
Até a próxima!    

Servente de escola é detido

O homem teve a prisão temporária decretada depois que exames em duas crianças confirmaram o abuso.
24 de Junho de 2013 às 01:32min


A coragem dos pais de um garotinho de apenas cinco anos, colocou um homem, acusado de pedofilia, atrás das grades. No início da semana passada, o menino contou em casa que o ‘tio da escola’ teria machucado seu órgão sexuais.

Desesperados, os pais procuraram a Polícia Civil de Laguna. Diante dos fatos, a delegada Madge Branco pediu um exame, cujo resultado comprovou que os órgãos da criança haviam sido tocados e estavam machucados.

Logo depois da comprovação deste primeiro caso, pais de outra criança, de seis anos, também denunciaram o mesmo homem. A delegado também solicitou o exame e o resultado foi o mesmo.

Diante disso, a delegada pediu a prisão temporária do acusado. “Ele é servente de uma escola e foi detido no sábado à tarde próximo de sua casa, na mesma localidade da instituição de ensino”, relata a Madge.

O trabalho da delegada foi acompanhado por profissionais do Conselho Tutelar e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Em depoimento, o acusado declarou que machucou as crianças sem querer.

“Ele as ameaçava. Dizia que iria matá-las se contassem alguma coisa. Quando perguntei como tinha machucado os meninos, respondeu que foi dançando a música do leke leke leke”, detalha Madge.

O acusado está na Unidade Prisional Avançada (UPA) de Laguna. Apesar de ter sido detido, a Polícia Civil prosseguirá com a investigação para averiguar se mais crianças foram abusadas pelo servente.

Bonecos gigantes dominam o centro de LG
Nesta sexta-feira, às 15h, na praça República Juliana, em Laguna, se apresenta o Grupo de Teatro de Pernas para o Ar, com a peça “Mira - Extraordinárias Diferenças, Sutis Igualdades”. No espetáculo, atores atuam com bonecos gigantes.
Os bonecos são livremente inspirados nas obras do artista plástico espanhol Joan Miró. Eles representam estranhas formas de vida, com capacidade de mostrar a realidade de forma simples e simbólica. Relações lúdicas e corriqueiras sugerem o desprendimento da aparência real dos bonecos, fazendo o público mergulhar na sua própria identidade. Esta metáfora composta pela sutileza de contrastes de cada personagem sugere diferenças com leveza, cor, luz e poesia.
O grupo, fundado em 1988, desenvolve seu trabalho com a arte, numa compilação de linguagens onde circo, teatro, teatro de bonecos e música fazem parte de seus espetáculos. E assim, borrando as fronteiras que as dividem, encontra a sua forma simples e poética de se comunicar. O grupo trabalha  exclusivamente com espetáculos de rua. Na busca para propor novas linguagens para este espaço, mesclam música, artes visuais, engenhocas e teatro de animação. O grupo constrói suas próprias cenografias.
A apresentação faz parte da 7ª edição do Festival Internacional de Teatro de Animação (FITA), que será realizada de 23 a 29 de junho, em Santa Catarina, com 14 espetáculos na grade de programação.

Reivindicações são entregues em LG
Em meio aos protestos de todo o país, os manifestantes da região estão unindo forças e apontando as reivindicações para melhorias nos municípios. Em Laguna, um grupo reuniu-se segunda-feira com o prefeito Everaldo dos Santos. Já em Tubarão, os manifestantes prepararam a pauta para ser encaminhada às autoridades.
Na Cidade Juliana, o grupo exigiu redução da tarifa do transporte público em algumas linhas e na balsa; maior fiscalização nas obras de saneamento realizadas pela Confer; alteração da carga horária dos postos de saúde; construção de abrigo para passageiros do bote; criação de projeto para proteção dos botos e região da Pedra do Frade; melhorias na estrada geral de acesso ao Morro do Gi; investimentos nas escolas municipais; pavimentação de ruas; criação do portal da transparência, entre outras reivindicações.
De acordo com o prefeito, as reivindicações serão analisadas e houve a garantia de que devem ser solucionadas, na medida do possível. “A população tem todo o direito de conferir e fiscalizar o que acontece na administração municipal. Esse encontro é positivo e muito importante”, avalia o prefeito.
Em Tubarão, a plenária realizada segunda-feira foi considerada um sucesso pelos organizadores. De acordo com nota, o movimento na Cidade Azul será voltado para os problemas enfrentados pelos cidadãos em âmbito municipal. Saúde, educação, mobilidade urbana, transparência e lazer/cultura são os temas centrais das reivindicações.
Um documento será elaborado, a partir dos eixos centrais, e será entregue para o prefeito Olavio Falchetti amanhã, quando ocorre também outra passeata, que seguirá até a Câmara de Vereadores. A manifestação está marcada para as 18h, com saída do Museu Willy Zumblick em direção à prefeitura, e depois à Câmara.