segunda-feira, 25 de maio de 2015

Segunda-feira, 25/05/2015, às 06:00
Nos trilhos da alegria e da história
MARCELO BECKER
geral@diariodosul.com.br

Um grupo de 270 pessoas, entre adultos e crianças, fez uma viagem pelos trilhos da alegria e da história no sábado, com o passeio na Maria Fumaça do Museu Ferroviário de Tubarão. No trajeto até Laguna, quem também se encantou com a passagem do veículo a vapor que impulsionou a economia da região no século XIX foram os moradores de diversas comunidades e motoristas que passavam pela BR-101.

Às 8h os passageiros já estavam prontos para embarcar nos vagões estacionados no Museu Ferroviário. Pouco depois, o maquinista acionava o inconfundível apito a vapor, sinal de que a espetacular viagem estava para começar.
Nos assentos, as pessoas dividiam a atenção entre a paisagem e as melodias do gaiteiro que acompanhava a viagem. A interação entre o músico e os passageiros, o corre-corre das crianças pelo vagão e o apito da Maria Fumaça faziam da viagem um programa familiar inesquecível.
Em determinados lugares, o maquinista diminuiu a velocidade da locomotiva para que os passageiros pudessem observar e fotografar a paisagem. Foi assim durante a travessia no Canal de Laranjeiras, onde está a imponente ponte Anita Garibaldi.
“A passagem do trem também chamou a atenção dos moradores próximos dos trilhos em todo o percurso e também dos motoristas na ponte em Laguna, já que o trem passa bem ao lado da BR-101”, explica a presidente do Museu Ferroviário e organizadora do passeio, Lorilza Mateus de Oliveira.
O desembarque em Laguna foi nas proximidades da escola Nininha Guedes dos Reis, na localidade de Barbacena, onde os passageiros foram recepcionados por alguns moradores e puderam conhecer e comprar vários produtos do artesanato local. Entre a ida e a volta, o passeio durou cerca de quatro horas.
No próximo dia 13 de junho o Museu Ferroviário de Tubarão irá promover um novo passeio na Maria Fumaça. O destino será o Centro de Jaguaruna.
Neste dia o comércio local estará promovendo o “Dia D” e as lojas ficarão abertas em horário especial. A intenção dos organizadores do passeio é iniciar a viagem pela manhã para que os passageiros possam almoçar  nos restaurantes do Centro de  Jaguaruna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário