Páginas

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Dilma deve inaugurar túnel e depois seguir para a ponte


Créditos: Foto 1: Divulgação PMT | Foto 2: Geraldo Gê/DS
Litiane Klein

economia@diariodosul.com.br



A Ponte Anita Garibaldi e o Túnel do Morro do Formigão, duas obras aguardadas há dez anos, finalmente serão uma realidade para os milhões de motoristas que trafegam pela BR-101 Sul catarinense. A inauguração e posterior liberação do tráfego nas estruturas estão marcadas para o dia 15, próxima quarta-feira.



A informação foi dada hoje pela manhã pelo governo do Estado. O governador Raimundo Colombo confirmou com o Palácio do Planalto que a presidente Dilma Rousseff inaugurará a Ponte Anita Garibaldi no dia 15 de julho.

O Dnit/SC também confirmou a inauguração através da assessoria de imprensa. Segundo o órgão, a cerimônia deve ter início por volta das 10h30 e a presidente deve passar pelo túnel. Depois de inaugurar a estrutura, segue para a Ponte Anita Garibaldi. Todos os detalhes do ato serão definidos pelo gabinete da Presidência da República nos próximos dias. A liberação do tráfego, tão aguardada pelos catarinenses, ocorre imediatamente após da cerimônia de inauguração, aponta o Dnit.

A Ponte Anita Garibaldi é a primeira ponte estaiada (suspensa por cabos) em curva do Brasil. Além de ser uma estrutura aguardada pela população em função da segurança, já que muitos acidentes ocorrem no local, e para a redução dos engarrafamentos que já eram praxe na região, especialmente no verão, a ponte será um cartão postal e espera aumentar consideravelmente o turismo.

A estrutura tem 2.830 metros de comprimento, 52 vãos, 136 estacas escavadas e 716 aduelas pré-moldadas. Foram investidos mais de R$ 600 milhões na obra. A ponte era um dos grandes gargalos da duplicação da BR-101 Sul.

Finalização

Conforme o Dnit, tanto o túnel quanto a ponte estão praticamente finalizados, faltando apenas alguns detalhes nas duas obras. No caso da Ponte Anita Garibaldi, os testes finais para a liberação da estrutura começaram no sábado, encerrando ontem. Para os testes, foram instalados sensores junto aos cabos de sustentação da ponte para medir a força e a frequência da estrutura. Um caminhão carregado com 45 toneladas passou e estacionou em diferentes pontos da ponte e foram realizadas medições por engenheiros. Agora, segundo o Dnit, falta apenas a colocação de alguns postes e itens de sinalização, tanto na ponte quanto no túnel. Os acessos também estão sendo finalizados.

Ponte Cavalcanti é o último gargalo da região Sul

Com a liberação do Túnel do Morro do Formigão e da Ponte Anita Garibaldi, o último gargalo no trecho Sul da BR-101 passa a ser a ponte sobre o Rio Tubarão, antiga Ponte Cavalcanti, que completa a obra do túnel.

A estrutura está sendo construída e deve ser finalizada até dezembro. A construção da nova ponte começou semanas depois da implosão da antiga travessia, ocorrida no dia 16 de novembro de 2014. Depois de removido todo o entulho, o consórcio EnCi (Engedal-Cima) deu início ao novo projeto, com custo de R$ 18 milhões.

A travessia está localizada entre os bairros Morrotes e Fábio Silva. A nova ponte terá 340,8 metros de comprimento, 12,1 metros de largura, duas faixas de rolagem, acostamento e guarda-rodas, comportando o fluxo de veículos do sentido Sul-Norte.
- See more at: http://diariodosul.com.br/SITE2015/noticia/21149/Dilma-deve-inaugurar-tunel-e-depois-seguir-para-a-ponte-.html#sthash.YSB9wbW2.dpuf

Camargo Correa doa colchões para Fundação Irmã Vera


Créditos: Divulgação/PML
A Fundação Irmã Vera, de Laguna, recebeu nesta semana 100 colchões de solteiro e 100 kits de roupas de cama que foram entregues pela construtora Camargo Corrêa, provenientes do canteiro de obras da ponte Anita Garibaldi, onde mais de 500 trabalhadores ficaram alojados. Com a conclusão da obra, o consórcio está leiloando e doando vários equipamentos, móveis e outros objetos do canteiro de obras.


Pessoas da comunidade, bolsistas do Programa Frente de Trabalho e demais assistidos poderão procurar a Fundação Irmã Vera para maiores informações. Receberão as doações as famílias e indivíduos em situação de risco e vulnerabilidade social, mediante os critérios de avaliação e seleção realizado pela assistente social da Fundação Irmã Vera.

A equipe da Fundação Irmã Vera valorizou a doação recebida pela instituição e ressaltou que os colchões e as roupas de cama estão em boas condições e irão atender as necessidades dos beneficiados.

Onde doar ?
As doações podem ser feitas na sede da entidade, na Rua Tiradentes, nº 134, Bairro Progresso (antigo Centro Social Urbano).
Mais informações no telefone (48) 3644-5485.
- See more at: http://diariodosul.com.br/SITE2015/noticia/21163/Camargo-Correa-doa-colchoes-para-Fundacao-Irma-Vera.html#sthash.ldIkcbCw.dpuf

Áreas suscetíveis a deslizamentos são vistoriadas

Os próximos dias devem ser de tempo instável, com condições de pancadas de chuva em alguns momentos, de acordo com a previsão do tempo divulgada pela secretaria de Defesa Civil Estadual, ontem.



Para esta semana ainda devem ser registrados volumes mais elevados de chuva e a formação de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical, próximo ao Litoral.

Durante todo o dia de hoje o tempo pode melhorar a partir da divisa com o Paraná, no entanto, pode chover na madrugada e manhã no Planalto Sul e Litoral Sul, com pontuais previstos de 10mm, em média. Para amanhã, o dia mantém-se instável, com sol entre as nuvens e sem sinal de alerta.

A instabilidade permanece no final de semana. Ao longo do sábado (11) e do domingo (12) podem ocorrer registros de chuva em todas as regiões, com volumes elevados de chuva de 70mm a 90mm.

A previsão é de que a chuva seja frequente e volumosa até a próxima terça-feira (14), com valores acima da média climatológica em algumas regiões, com risco de alagamentos e deslizamentos de encostas em áreas vulneráveis do Estado.

Hoje, a região deve ter temperaturas entre 17ºC e 21ºC. Amanhã, por sua vez, a mínima deve ser 11ºC e a máxima, 21ºC. Já no sábado, a temperatura deve subir um pouco, variando entre 14ºC e 21ºC. No domingo, pode ficar entre 17ºC e 23ºC.

Áreas suscetíveis a deslizamentos em Tubarão são vistoriadas pela Defesa Civil

Com experiências em áreas vulneráveis a movimento de massa e inundação, a prefeitura de Tubarão recebeu, segunda e terça-feira, a visita do geólogo e gerente de Prevenção e Preparação da Defesa Civil de Itajaí, Jannio Aguilar.

O gerente esteve em Tubarão realizando algumas vistorias em áreas de risco, juntamente com o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Marques; a coordenadora da pasta, Elna Fátima Pires, e o engenheiro civil Richard Rodrigues. Estagiários da secretaria de Proteção e Defesa Civil também acompanharam a vistoria.

Áreas suscetíveis a deslizamentos dos bairros Fábio Silva, Congonhas, Bom Pastor e Centro foram vistoriados. “O geólogo teceu observações que servirão de orientação para encaminhamentos que a secretaria deverá proceder. Ele ainda apresentou uma metodologia utilizada pela Cia. de Pesquisas de Recursos Naturais e adaptada em Itajaí para cadastramento de imóveis instalados em áreas de risco. O mapeamento de riscos em áreas de encostas tem por objetivo identificar, caracterizar e orientar a tomada de decisão para a redução dos danos resultantes desses processos, principalmente dos escorregamentos”, explica Rafael.
- See more at: http://diariodosul.com.br/SITE2015/noticia/21150/Areas-suscetiveis-a-deslizamentos-sao-vistoriadas.html#sthash.KfJZzBYc.dpuf

Greve no INSS tem mais adesões na região


Créditos: Guilherme Simon/DS
Laguna e Tubarão aderiram à greve dos servidores do INSS, deflagrada ontem. Segundo os dados do sindicato da categoria, porém, não há agências fechadas na região.



No Estado, Blumenau e São Miguel do Oeste também aderiram ao movimento. A adesão estadual é de 60%. Em Santa Catarina, o indicativo de greve já havia sido aprovado na Assembleia Estadual Geral, realizada em 26 de junho, em Florianópolis.

Já os servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizaram uma paralisação de 24 horas na terça, que atingiu as cidades de Florianópolis, Joinville e Imbituba, com adesão de 100%. Em Itajaí foi 90% de adesão e no Aeroporto Hercílio Luz, na Capital, foi parcial.

Em todo o país a adesão é de 80%, atingindo os Estados de Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Os trabalhadores apontam a necessidade de melhorias nas condições de trabalho nas agências da Previdência Social, postos e Núcleo do Ministério da Saúde e locais de trabalho da Anvisa. O descontentamento da categoria é total diante da proposta apresentada pelo governo de reajuste salarial de 21,3% em quatro parcelas até 2019.

Na pauta de reivindicação apresentada em fevereiro de 2015, entre os principais pontos destacam-se a política salarial permanente com correção das distorções e reposição das perdas inflacionárias e índice linear de 27,3%; a data-base em 1° de maio; a paridade salarial entre ativos, aposentados e pensionistas; a incorporação de gratificações produtivistas; a isonomia de benefícios; a revogação das Medidas Provisórias 664 e 665, do Funpresp e da Ebserh e retirada de todos os projetos do Congresso Nacional que atacam os direitos dos trabalhadores, como o PL 4330/2004, da terceirização.

A greve deve afetar as perícias. O INSS já emitiu nota apontando que algumas podem ser remarcadas, mas que a data para o benefício será a que estava agendada, para não prejudicar o usuário.
- See more at: http://diariodosul.com.br/SITE2015/noticia/21151/Greve-no-INSS-tem-mais-adesoes-na-regiao.html#sthash.9oxLmJ21.dpuf

Mulher de 80 anos é rendida por assaltante

Uma moradora de Tubarão foi acordada, na madrugada de ontem, por um homem armado dentro de sua casa. O crime aconteceu por volta das 5h50, no bairro Oficinas, quando uma vizinha da vítima de 81 anos percebeu que havia alguma coisa errada e acionou a polícia.

Conforme boletim policial, no pedido de ajuda da vizinha ela informou à guarnição que viu um homem tentando arrombar a porta da frente da casa e que, durante o crime, teria quebrado o vidro e saiu correndo. A princípio, não teria conseguido levar nada.

Ao chegar à residência, a guarnição conversou com a vítima, que relatou que estava dormindo e um homem arrombou a sua residência, ameaçou com uma faca e, como não tinha dinheiro no local, a vítima entregou ao homem uma pulseira de prata. Um Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado.
- See more at: http://diariodosul.com.br/SITE2015/noticia/21153/21153/Mulher-de-80-anos-e-rendida-por-assaltante.html#sthash.VXZergDT.dpuf

Polícia apreende R$ 5 mil em drogas

Após denúncia sobre o tráfico de drogas à Agência de Inteligência da Polícia Militar de Tubarão, policiais passaram a monitorar um homem de 37 anos que seria responsável pela entrega de cocaína na região. Após seguirem o suspeito, na tarde de ontem, o Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) foi acionado e, em seguida, foi feita a abordagem.

O homem conduzia um Renault Sandero com placas de Tubarão e durante busca o carro foi encontrado, juntamente a uma porção com aproximadamente quatro gramas de cocaína. Logo após, os policiais foram até o apartamento do suspeito, na rua Rui Barbosa, no Centro da Cidade Azul, onde foram encontradas mais sete porções de cocaína pesando 170 gramas. Conforme a polícia, a droga renderia cerca de R$ 5 mil.
- See more at: http://diariodosul.com.br/SITE2015/noticia/21155/Policia-apreende--R$-5-mil-em-drogas.html#sthash.hbCtpFF9.dpuf

Pescadores são resgatados em Imbituba


Créditos: Polícia Ambiental de Laguna/DS
Dois pescadores podem lembrar com tranquilidade do susto sofrido na terça-feira. Ambos ficaram à deriva depois que a embarcação em que estavam naufragou. O naufrágio aconteceu próximo à Ilha das Araras, em Imbituba. Conforme informações repassadas pelos pescadores, devido aos fortes ventos eles acabaram colidindo a embarcação nas pedras.

Os dois pescadores de Itapirubá foram resgatados pela Guarnição de Patrulhamento Aquático (Gepam) da 3ª Cia. de Polícia Militar Ambiental de Laguna, composta pelo sargento Vanderlei, cabo Robson e soldado Miranda, que durante fiscalização localizaram os pescadores na Ilha das Araras. As vítimas foram encaminhadas até a Companhia da Polícia Militar Ambiental de Laguna. Apesar d
- See more at: http://diariodosul.com.br/SITE2015/noticia/21154/Pescadores-sao-resgatados-em-Imbituba.html#sthash.P929Z3vf.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário