Páginas

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Tomada de Laguna contada pelo Twitter pelo DC entra em uma nova fase

Tomada de Laguna contada pelo Twitter pelo DC entra em uma nova fase
Nesta sexta, Giuseppe Garibaldi e sua frota chegam a Santa Catarina e naufragam em Jaguaruna
O Diário Catarinense está tuitando a chegada da revolução farroupilha em Santa Catarina por meio dos personagens que viveram a história. A saga, que começou a ser recontada em junho deste ano pelo Twitter, entra em uma nova fase a partir desta sexta-feira, quando completam 172 anos do dia que Giuseppe Garibaldi (@gpgaribaldi) e sua frota entraram em Santa Catarina e naufragaram no litoral.

Siga a lista no Twitter
Assista ao vídeo-teaser do projeto

Nesta madrugada, a pequena frota de Garibaldi chega a Passo de Torres — limite entre SC e RS — e alcança o litoral da então província de Araranguá pelas 16h — onde hoje é a cidade de Jaguaruna. Já próximo da Vila de Laguna, o barco do revolucionário naufraga e todos companheiros conterrâneos ao italiano morrem, em um momento que marcará Garibaldi para sempre.

Conhecido hoje como Laje da Jagua, o local é propício ao surfe e recebe campeonatos internacionais. Para conhecer o que estava por baixo do mar, uma equipe de surfistas resolveu fazer uma exploração subaquática e localizou o ponto em que o barco de Giuseppe teria batido e naufragado. Segundo o fotógrafo da equipe Jaime Redivo Jr, no local ainda ocorrem acidentes com barcos e surfistas desavisados.




As próximas duas semanas da saga mudam a história de Laguna. A cidade se torna um marco para a Revolução Farroupilha quando parte da província catarinense deixa de pertencer ao Império e vira a República Catarinense – ou Juliana, por ter sido proclamada em julho.

Conheça todos os personagens


Quando Ana vira Anita

No projeto especial, Ana de Jesus Ribeiro ganha um perfil no Twitter (@anajesusr) e narra a chegada de revolucionários na sua Vila de Laguna. Saída de um casamento fracassado com o sapateiro da cidade, Ana se apaixona pelo italiano Giuseppe Garibaldi, que a chama carinhosamente de Anita. Ele a transforma em uma das mulheres mais famosas do mundo ao levá-la para lutar pela independência do sistema vigente no Brasil, no Uruguai e na Itália.

Base histórica

Para reconstituir a história que marcou Santa Catarina, o Diário Catarinense pesquisou fundo documentos, cartas trocadas, ofícios expedidos, jornais e livros de memórias. Muitos acontecimentos são esperados ao longo dos próximos cinco meses, além da Tomada de Laguna, que acontece no dia 22 de julho: o transporte de dois grandes barcos por terra no Rio Grande do Sul, o naufrágio de um dos barcos em Jaguaruna, a proclamação da República Juliana, a retomada de Laguna pelos legalistas e o dia que Ana vira Anita Garibaldi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário