Páginas

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Cortes são discutidos para gerar economia em Laguna


 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 

Créditos: Marco Bocão/DS


A palavra da vez é economizar. A atual situação da política brasileira afetou diretamente os Estados e a falta de dinheiro acertou em cheio os cofres públicos das prefeituras. Laguna também sofreu com a redução de repasses da União, principalmente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Além disso, a arrecadação está em constante queda.

Em relação à dívida ativa, o montante chega a aproximadamente R$ 100 milhões, muitos já protestados por meio do setor jurídico. Com a situação, o prefeito de Laguna, Everaldo dos Santos, convocou uma reunião com o primeiro escalão na tarde de ontem. O encontro, que iniciou às 15h30, terminou somente à noite.
Após horas de conversa na reunião e de semanas de tratativas com profissionais dos setores financeiro, jurídico e de recursos humanos, Everaldo tomou atitudes que devem resultar em uma economia de 50% até o fim deste ano. “O objetivo é reduzir os gastos pela metade. Hoje, temos que cortar da própria carne”, frisa Everaldo.
Nos próximos dias, Laguna passará a ter somente três dos sete carros locados pela prefeitura, inclusive, o Ford Fusion utilizado pelo prefeito será devolvido. Além disso, todas as gratificações serão cortadas e o número de servidores comissionados (cargos de confiança) será reduzido. Também ficou definido que serão oito secretarias, em vez das 12 existentes, além de reduzir os 12 secretários adjuntos para seis. Outra medida será a devolução de alguns imóveis alugados.
Os secretários e presidentes das três fundações do município terão até amanhã para repassar os cortes à Procuradoria Jurídica. “Minha pretensão é concluir um projeto de lei complementar do Executivo até o fim desta semana para encaminharmos à Câmara de Vereadores. Essa reforma administrativa, com a extinção de cargos comissionados e mudanças na estrutura da prefeitura, como, por exemplo, a unificação de secretarias, precisa da aprovação dos parlamentares”, explica o procurador jurídico de Laguna, Leandro Schiefler Bento.
Já as outras medidas de contenção não precisam passar pela Câmara. Os setores que serão extintos, unificados e valores que serão economizados serão repassados ao longo desta semana. 
Após a reunião com o secretariado, Everaldo também detalhou suas pretensões econômicas aos vereadores. Indagado sobre a sua redução salarial, da vice-prefeita e da equipe do primeiro escalão, Everaldo e Leandro explicaram que a medida é contrária à Lei Orgânica do Município e à Constituição.

Crianças aprendem sobre trânsito em Tubarão


Daiane Fernandes 
redacao@diariodosul.com.br
Dê a sua opinião
Comentários ou sugestões
Envie esta
notícia por e-mail
 


Créditos: Daiane Fernandes/DS

CONFIRA TAMBÉM

Com olhares atentos e curiosos, diversos alunos de escolas de Tubarão participaram ontem da “Escolinha de Trânsito”. A ação é promovida em alusão à Semana do Trânsito, aconteceu na Praça 7 de Setembro, no Centro da Cidade Azul, e contou com a orientação da Polícia Militar (PM).

A passarela de trânsito, com todas as sinalizações e orientações do trânsito, foi montada. Com a explicação do PM Maxsoel dos Santos Silva, os alunos puderam simular situações corriqueiras do dia a dia com pedestres, ciclistas e como agem os motoristas. O foco da Semana do Trânsito, celebrada em todo o país, é “Década Mundial de Ações Para a Segurança no Trânsito - 2011/2020: seja VOCÊ a mudança no trânsito”.
Unido aos colegas de classe da Escola Técnica de Tubarão, Leonardo Serafim Martins, de oito anos, ficou impressionado com a similaridade da passarela com o dia a dia do trânsito. “Tem tudo o que encontramos na rua. As pessoas devem prestar atenção para não serem atropeladas e respeitar a sinalização”, comenta a criança, enquanto recebia um panfleto com as orientações para levar para casa.
Logo em seguida foi a vez das crianças do pré do Centro de Educação Infantil Estrelinha Brilhante, do bairro Passagem, serem orientadas pelos policiais. Acompanhados dos PMs, os alunos circularam pela passarela montada, enquanto recebiam as instruções importantes sobre o trânsito.
Para a professora da turma, Gilmara Marçal, há duas semanas os alunos eram orientados sobre o trânsito em sala de aula. “Hoje (ontem) eles puderam conferir de perto tudo o que aprenderam. É de criança que se forma um motorista e um cidadão consciente”, opina a professora.
Programação
Além da Escolinha de Trânsito, durante a semana diversas atividades serão realizadas com o intuito de orientar para os cuidados necessários no trânsito. Dentro da programação estão previstas palestras que serão realizadas ao longo da semana nas escolas municipais.

Posto da PM está em reformas

Laguna
O posto da Polícia Militar (PM), localizado na entrada de Laguna, está em reforma. A unidade será transformada em uma nova base para o Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) no município.
A edificação fica localizada na avenida Calistrato Müller Salles, no bairro Portinho, e foi construída na década de 1980 para servir como estrutura para a PM. Em breve, terá outras funções.

“Antes, o imóvel servia com uma base normal. Após a finalização das obras, funcionará como um mini-quartel, que abrigará viaturas e o efetivo do PPT. Grupo que sairá do batalhão para se posicionar estrategicamente na região”, informa o comandante da Guarnição Especial da PM de Laguna, tenente-coronel Jefer Francisco Fernandes.

O capitão do PPT, Jafer Fredson Fernandes, destaca que esta mudança é inovadora, ao aproximar o pelotão das comunidades com maiores ocorrências policiais e da saída principal da cidade. A nova base, quando concluída, permanecerá aberta 24 horas.

“Ampliaremos os trabalhos do posto ao darmos melhor posicionamento e agilidade aos policiais do PPT, em uma administração única. Assim, ofereceremos aos moradores um maior respaldo e daremos maior segurança à população”, completa o capitão Jafer. A previsão é de que a unidade fique pronta até o início do próximo mês. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário