Páginas

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Presídio tem 150 detentos acima da capacidade

Daiane Fernandes

policia@diariodosul.com.br



Com mais de 150 presos acima da capacidade permitida, o Presídio Masculino de Tubarão está entre os espaços penitenciários de Santa Catarina que estão com superlotação. Ao todo, o Estado apresenta 53,3% de presos acima da capacidade permitida. Os dados foram calculados em levantamento com base em informações fornecidas pelos governos dos 26 Estados e do Distrito Federal, referentes a maio deste ano.



Em Tubarão, a superlotação preocupa. De acordo com o diretor do presídio masculino, Robson Sipriano, desde o final de 2014 a direção busca reduzir o número de detentos. “No entanto, isso demanda tempo. Não cabe somente a nós. Estamos aguardando que obras de outros presídios sejam concluídas para que presos de Tubarão possam ser remanejados”, informa o diretor.

Em outubro do ano passado, o presídio masculino de Tubarão chegou a abrigar 620 presos. Porém, por determinação da juíza da 2º Vara Criminal de Tubarão, Liene Francisco Guedes, detentos de outras comarcas não foram mais recebidos em Tubarão. A atual capacidade do presídio é para 372 presos.

Robson destaca que o sistema não suporta a demanda. “A polícia faz seu trabalho e temos que parabenizá-la por isso. No entanto, precisam ser analisadas políticas públicas para resolver o problema com presos detidos por crimes menores, como uso de entorpecentes”, analisa o diretor. Boa parte dos detentos em Tubarão são provisórios, ou seja, aguardam condenação final.

Com um déficit de 244 mil vagas no sistema penitenciário, o Brasil já conta com 615.933 presos. Destes, 39% estão em situação provisória, aguardando julgamento. No Brasil, Pernambuco é o retrato da superlotação nos presídios. O número dobrou em 10 anos.

Presídio Feminino

Além do presídio masculino, Tubarão também conta com uma ala feminina. O prédio possui capacidade para 80 detentas e, atualmente, possui 82. Apesar de não estar superlotado como o masculino, o espaço é antigo e no ano passado, após vistoria, solicitou-se urgência na construção do novo prédio, que deveria estar pronto desde 2012. No entanto, ainda aguarda-se o lançamento do edital para obra, cancelado no início deste ano e que pode ser lançado ainda este mês.
- See more at: http://diariodosul.com.br/SITE2015/noticia/20882/Presidio-tem-150-detentos--acima-da-capacidade.html#sthash.mvSAYo3X.dpuf

Homem vai a júri popular em Laguna

A partir das 14h de hoje, um homem acusado de tentativa de homicídio senta no banco dos réus, em Laguna. O crime aconteceu em janeiro de 2012, quando o acusado fez um disparo de arma de fogo contra seu desafeto após uma discussão por causa de uma desavença com um adolescente de 14 anos.

Na discussão, o acusado foi abordado, conforme denúncia, pela mãe do adolescente e o tio do garoto, que foram esclarecer a situação. Na ocasião, o acusado se encontrava dentro da pátio da residência e a vítima na rua em frente, tendo ocorrido uma pequena discussão entre eles acerca dos fatos, momento em que o denunciado sacou uma arma de fogo que trazia consigo e efetuou um disparo em direção à vítima, atingindo-a com um tiro no pescoço.

A vítima foi socorrida por populares, recebendo atendimento médico prontamente, em tempo de salvar sua vida. Na denúncia, registra-se o delito cometido por motivo fútil, já que praticado em razão de uma breve discussão, portanto, a  sessão do Tribunal do Júri foi deferida.
- See more at: http://diariodosul.com.br/SITE2015/noticia/20886/Homem-vai-a-juri-popular-em-Laguna.html#sthash.RNZjak30.dpuf

Pedreiro morre ao cair de seis andares


Créditos: Elvis Palma/DS
Um pedreiro de 42 anos morreu na tarde de ontem, por volta das 15h30, em Laguna. De acordo com o Corpo de Bombeiros do município, o homem estava fazendo o reboco em um prédio em construção, no bairro Mar Grosso, quando aconteceu a fatalidade. A queda ocorreu porque o andaime em que ele estava quebrou ao meio.

Sandro Nunes Machado não resistiu aos ferimentos e morreu no local. No andaime, além de Sandro, estava outro pedreiro, que estava com os equipamentos de proteção e ficou suspenso quando o andaime quebrou. O Instituto Geral de Perícias (IGP) irá investigar a morte e a situação em que o andaime se encontrava.
- See more at: http://diariodosul.com.br/SITE2015/noticia/20884/Pedreiro-morre-ao-cair-de-seis-andares.html#sthash.l07lSpAm.dpuf

Dois são procurados por crime em Garopaba

Dois homens tiveram o retrato falado divulgado após um crime ocorrido no início deste mês, em Garopaba. A dupla é suspeita de ter cometido um estupro a uma mulher de 42 anos durante uma festa na cidade. A vítima alega ter sido violentada pelos dois homens, que tiveram as características físicas divulgadas.

À polícia, a vítima contou ter sido estuprada após ter saído do local depois de ter discutido com o companheiro, que também estava na festa. Desorientada, ela teria ido para casa, porém, no caminho, não sabia para onde estava indo e foi abordada pela dupla, que praticou o crime um terreno baldio.

Diante da descrição dos suspeitos pela vítima, qualquer informação sobre o paradeiro dos suspeitos deve ser repassada à Delegacia de Polícia Civil de Garopaba ou através do telefone 3254-3190.
- See more at: http://diariodosul.com.br/SITE2015/noticia/20883/Dois-sao-procurados--por-crime-em-Garopaba.html#sthash.1AZuZPqk.dpuf


Nenhum comentário:

Postar um comentário