Páginas

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Mulher morre com suspeita de H1N1
Litiane Klein
geral@diariodosul.com.br

Uma tubaronense de 54 anos faleceu na terça-feira pela manhã em Araranguá, para onde foi transferida com suspeita de Influenza A (H1N1). Conforme os dados da Dive, se o caso for confirmado, será a primeira morte por H1N1 no Sul do Estado em 2015, além do primeiro caso da doença na região.

A informação de que a paciente era um caso suspeito de Gripe A foi confirmada pela Vigilância Epidemiológica da Regional de Saúde de Araranguá ao DS na terça à tarde. Conforme o órgão, o material para análise foi coletado e enviado para Florianópolis, onde são realizados os testes para confirmar ou não a doença.
Ao consultar a Dive/SC terça à tarde, o DS recebeu da assessoria de imprensa a informação de que nenhum caso de suspeita havia sido comunicado no Sul do Estado. A regional de Saúde de Tubarão também não tinha informações sobre o caso – nem a Vigilância Epidemiológica, nem o gerente regional, Dalton Marcon. A prefeitura informou que não foi notificada sobre o referido caso, mas segue fazendo orientações e campanha da Vacinação da Gripe. Havendo uma notificação, o município realizará todos os procedimentos recomendados pelo Ministério da Saúde. “Como a pessoa faleceu em Araranguá, a notificação de suspeita parte daquele município”, alegou o gerente.
A mulher faleceu no Hospital Regional de Araranguá e o corpo chegou a Tubarão na terça. O sepultamento ocorre quarta, no cemitério Horto da Saudade. Até o fim da tarde de terça não havia informações mais detalhadas sobre por que a paciente foi transferida para outra cidade, nem se ela pertencia a algum grupo de risco para H1N1 ou se havia tomado a dose da vacina.
Até o momento estão confirmados dois casos de morte no Estado, ambos em Videira, por H1N1. Um óbito por Influenza B foi registrado em Florianópolis.
Em 2014, Santa Catarina registrou 174 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza, dos quais 13 evoluíram para óbito. Em relação a 2013, houve uma queda de 65% nos casos e óbitos, já que em 2013 foram 492 casos, com 42 mortes. Das 174 pessoas que desenvolveram síndrome respiratória por Influenza em 2014, 151 (87%) pertenciam a um dos grupos prioritários para vacinação e metade desses (75) não tinham sido vacinados.
Drogas são apreendidas

A Guarnição do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em rondas pelo bairro Passo do Gado, na terça-feira, abordou um adolescente de 16 anos. Com ele foram encontrados 42 pedras de crack e R$ 372,50. Diante dos fatos, o menor foi encaminhado até a Delegacia da Criança, do Adolescente e de Proteção à Mulher e ao Idoso (DPCAPMI) para os devidos procedimentos legais.

Rodeio no CTG do Tio Preto inicia quarta
De quarta-feira até domingo, dia 7, Pescaria Brava será sede de um dos mais tradicionais eventos da tradição campeira: 3º Rodeio Crioulo Nacional de Pescaria Brava e 36º Rodeio Crioulo Nacional de Laguna. O evento será no CTG do Tio Preto.

Durante os dias de rodeio a intenção é promover a cultura, a tradição artística, as mais variadas provas campeiras e muita dança. Haverá, ainda, a comercialização de potros quarto de milhas e paint horse.
Nesta quarta-feira, véspera de feriado, haverá apresentação de Os Serranos e Dick e Ana Paula. Na quinta, o show é por conta de João Luís Corrêa e na sexta-feira, dia 5, Garotos de Ouro e Neguinho e Emanuel.
No sábado é a vez de Dick e Ana Paula e Marca dos Pampas. Já no domingo, dia 7, novamente haverá show de Marca dos Pampas.
O rodeio estava marcado para abril deste ano, mas o CTG ficou impedido de realizar por ter que acatar uma recomendação da Cidasc, em virtude da ocorrência de um foco da doença chamada Mormo no município de São Cristóvão do Sul, em Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário