Páginas

terça-feira, 21 de agosto de 2012


Ministério da Pesca vai liberar R$700 mil para dragagem do porto de Laguna


Um projeto que há anos o setor pesqueiro estava aguardando - o aumento da capacidade de trafegabilidade marítima no canal dos molhes da Barra. Nesta segunda-feira o prefeito Célio Antônio (PT) trouxe a notícia de Brasília em audiência com o Ministério da Pesca e Aquicultura liberando para a obra de dragagem R$700 mil.
Célio adiantou que os trabalhos de dragagem acontecerão ainda este ano, destacando que há uma prioridade para este setor.
Este processo de assoreamento da lagoa Santo Antônio dos Anjos ocorre por conta dos bancos de areia causados pela maré baixa e as águas do rio Tubarão.
Segundo relatório do INPH (Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias) reforça que a barra está prejudicada pelo acúmulo do entroncamento que foram empurrados pelas ondas para dentro do canal ao longo dos anos. A primeira etapa da dragagem é a batimetria (medição de profundidade da lagoa) para que o volume estimado seja de 11 metros de profundidade.
O terminal pesqueiro de Laguna realizou uma batimetria emergencial e constatou que atualmente a profundidade não chega a 3,5 metros. Nesta semana cinco embarcações que estavam chegando ao cais encalharam antes de chegar ao porto. Foram necessários trabalhadores e maquinários para retirar os barcos do meio do canal. “Os prejuízos para a pesca industrial e para o porto de Laguna são incalculáveis, não queremos descarregar em outros portos, a receita tem ficar no município”, reforçou o presidente do Sindicato dos Armadores de SC, Rainer Gonçalves, que esteve reunido com o prefeito Célio Antônio para levar o projeto a Brasília.
Nesta tarde a diretoria do Porto de Laguna também recebeu um engenheiro da Codesp para realizar um estudo da área em caráter emergencial. O técnico garantiu que levará a proposta a Santos para que seja efetuada uma dragagem inicial com sete metros de profundidade. A última dragagem realizada no canal de acesso ao porto de Laguna foi efetuada em 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário