Páginas

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Presidente inaugura obra

A ponte colocará um fim aos congestionamentos no trecho sul.
Letícia Matos
Laguna

A cidade de Laguna passou ontem por um momento histórico. A presidente Dilma Rousseff inaugurou a ponte Anita Garibaldi sobre o Canal de Laranjeiras. A obra, maior estrutura elevada da duplicação da BR-101 em Santa Catarina, vai colocar um fim aos congestionamentos no trecho e aumentar o conforto e segurança dos usuários e moradores da região.

“Essa ponte é um exemplo de superação de obstáculos, uma referência e um símbolo para todo o país. O Brasil que queremos é um Brasil que de fato trabalha, que constrói, que enfrenta as dificuldades e que supera os desafios”, discursou Dilma. A presidente fez referência também a todos os trabalhadores envolvidos na construção, que definiu com “um desafio de engenharia”. Fez, ainda, uma homenagem à catarinense Anita Garibaldi, que batiza a ponte, e foi citada por Dilma como “um exemplo da corajosa mulher brasileira”.

O governador Raimundo Colombo ressaltou o sentimento de gratidão por Dilma pela ponte de Laguna e outras obras. Ele elogiou o Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que simplifica licitações de obras públicas e foi utilizado na ponte, e destacou que o sul do estado não está mais “ilhado por ar, mar e terra”, em referência também ao aeroporto em Jaguaruna.

Após a cerimônia, o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no estado, Vissilar Pretto, afirmou que a expectativa é de que a ponte seja liberada ao tráfego no fim da manhã de hoje, após a retirada da estrutura montada para a solenidade de inauguração. Além disso, conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), falta realizar alguns ajustes nas faixas de sinalização na cabeceira sul. Estes trabalhos dependem das condições climáticas. Caso não fiquem prontos hoje, a expectativa é de que até amanhã o tráfego esteja liberado. 

Protesto
Enquanto a presidente discursava na inauguração da ponte em Laguna, um grupo protestou contra o governo do lado de fora do ato, com faixas e cartazes. Em determinado momento, pessoas favoráveis à gestão Dilma também estiveram no local e manifestaram apoio à petista. De acordo com a Polícia Militar, não houve confronto. Na área interna do evento, a plateia aplaudiu a presidente e a ovacionou durante alguns trechos de sua fala.

1,8 mil funcionários
Foi o número de profissionais quando atingiu o pico de mão de obra, sob a responsabilidade do consórcio liderado pela Construtora Camargo Corrêa (Aterpa/M.Martins e Construbase). 

96 mil metros quadrados 
A área total do canteiro de obras, incluindo uma área de reserva de 11.793 metros quadrados e mais três áreas auxiliares. 

R$ 777 milhões
Foi o investimento na Ponte Anita Garibaldi nos três anos de obra.

2,8 quilômetros
É a extensão da ponte. O trecho estaiado de 400 metros e trecho corrente de 2,4 quilômetros. A largura é de aproximadamente 25 metros. 

20 mil toneladas 
Este foi o peso de aço utilizado na obra. De concreto foram 100 mil metros cúbicos.

182 postes
Os postes equipados com lâmpadas de LED iluminam a ponte - que são mais limpas e econômicas - instalados sob responsabilidade do Consórcio Quantum e Sadenco. 

Mais fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário