Páginas

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Câmara Municipal da Laguna presta homenagem aos 180 anos de fundação da imprensa catarinense

lagunense Jerônimo Francisco Coelho, em 28 de julho de 1831, a Câmara Municipal da Laguna realizou Sessão Solene no dia 12 do corrente mês, no Salão Garibaldi do Laguna Tourist Hotel.
A sessão contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal Everaldo dos Santos e dos vereadores José Paulo Ramos, Orlando Rodrigues e Vilson Elias Vieira; dos senhores Célio Antônio – Prefeito Municipal; Ademir Arnon de Oliveira – Presidente da Associação Catarinense de Imprensa; Chistiano Lopes de Oliveira – Secretário da 19ª SDR; Márcio Carneiro – Diretor Regional da Associação Catarinense de Imprensa; Dr. Renato Muller Bratti – Juiz Eleitoral; Tanara Cidade de Souza – Secretária Municipal de Saúde; Capitão-de-Corveta Marcelo Barbosa da Silva – Delegado da Capitania dos Portos em Laguna; Dr. Manuel Silveira Teixeira – Delegado Regional de Polícia; Tenente Coronel Flávio Kanabben – Comandante da Guarnição Especial de Laguna; Alberto Gonçalves de Souza – Presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo/Seção SC; Fernando Oliveira – Conselheiro da Associação Catarinense de Imprensa; Manoel Timóteo de Oliveira – Diretor de Eventos da Associação Catarinense de Imprensa; Salvador dos Santos – Jornalista da Associação Catarinense de Imprensa; bem como de representantes de diversos setores.
Trecho do discurso do Presidente do Legislativo Lagunense:
“Em 28 de julho de 1831 este inteligente conterrâneo fez com que os catarinenses passassem a viver a experiência de ler um jornal que falasse e comentasse os acontecimentos de Santa Catarina. Na edição de estréia, em seu editorial, já se apresentava como arauto da liberdade e para a época, até ousava escrever que o jornal seria o “redentor do povo contra os opressores”, garantindo que exprimiria tão somente a linguagem exata da verdade, despojado da lisonja e de adulações, evidenciando o respeito à lei, à razão e à Justiça. E continuava: “Nos cumpre executar as leis cegamente, e obedecer às autoridades constituídas, enquanto estas caminharem pelo trilho da lei e tenderem para o bem da Pátria”. Interessante frisar que O Catharinense apresentava abaixo de seu logotipo, na capa, a expressão “União e Liberdade, Independência ou Morte”.
Quando pensamos em promover esta Sessão Solene, vimos que seria uma forma, ainda que singela, de celebrar os 180 anos de fundação da imprensa catarinense, reafirmando a manutenção da luta de Jerônimo Coelho, construindo trincheiras para a efetiva defesa de nosso povo, preservando a condição fundamental para que juntos possamos resolver ou buscar solução para os nossos problemas.
Sabemos também que nunca haverá sociedade livre sem imprensa livre. Daí o nosso apoio, irrestrito e imorredouro quando se fala em liberdade de expressão, que não pode e nem deve ser um ato de concessão de quem quer que seja, até porque é um direito de todo o cidadão.
Daí que defendemos o que pregava Jerônimo Coelho, segundo o qual, que todo cidadão tenha o direito de buscar e receber informação”.
No fim da Sessão, o Presidente fez a entrega da placa alusiva ao evento ao Sr. Ademir Arnon de Oliveira, Presidente da Associação Catarinense de Imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário