Páginas

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Estrutura será reformada

Imbituba
Ao completar três meses em que oito detentos fugiram da Unidade Prisional Avançada (UPA) de Imbituba e que há um ano o local está interditado parcialmente pela justiça, a estrutura deverá passar por reformas. Melhorias que a administração aguarda para reforçar a segurança.

“Serão instaladas placas de aço em alguns pontos da edificação, como muros, paredes e repartições. Também serão colocadas mais grades em algumas dependências e construída uma sala para advogados, além de uma reforma na cozinha”, informa o novo supervisor da unidade, Matheus de Freitas.

A ordem de serviço foi assinada na última semana com a empresa B3 Engenharia e Construções Ltda, de Florianópolis, por meio da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (SJC), financiadora da obra. O prazo previsto de conclusão é de 90 dias. Atualmente, a unidade está com 91 detentos, número abaixo dos 94 exigidos pela justiça.

Na madrugada do dia 16 de junho deste ano, oito detentos fugiram da unidade por um túnel cavado na concretagem, com cerca de um metro e com saída em um canto do pátio, na parte externa. Na parte pelo lado de dentro, os detentos tentaram disfarçar com a colocação de baldes e materiais de limpeza. Quatro continuam desaparecidos, os demais foram recapturados na mesma semana da fuga.

34 pessoas são detidas

Tubarão
Um balanço foi divulgado nesta sexta-feira pela Polícia Civil como resultado da força-tarefa realizada em agosto pela Divisão de Combate a Furtos e Roubos (DCFR), em Tubarão. Ao todo, foram presas 34 pessoas na região.

“Somente em um mês retiramos de circulação dez armas de fogo, de calibres 32, 38 e 22. Todos os armamentos eram utilizados em assaltos a pessoas ou estabelecimentos comerciais. Das 34 prisões, 25 foram através de mandados de prisão e nove detidas em flagrante por crimes como roubo, furto, receptação e estelionato”, informa o delegado responsável pela DCFR, Danilo Bessa Brilhante.

Durante o período, o delegado destacou que também foram recuperados e devolvidos a seus proprietários diversos objetos apreendidos, como veículos, bicicletas de competição, notebooks, smartphones, televisores, peças de caminhão, celulares, entre outros.

Adolescente é morto a tiros no bairro Portinho, em Laguna


 







 


Um adolescente de 16 anos foi morto a tiros ontem no bairro Portinho, em Laguna. O crime, segundo testemunhas, foi cometido por dois homens que estavam em uma motocicleta e acertaram a vítima enquanto ela caminhava na rua. Um tiro acertou o peito e outro o braço do rapaz.

Baleias são avistadas e entram no canal da Barra


 





 


Créditos: Elvis Palma/DS


Sete pares de baleias-francas encantaram turistas e moradores de Laguna na sexta-feira. No mês que é o auge da temporada desses animais no Litoral catarinense, as baleias devem continuar pela costa no fim de semana.

Segundo Pedro Castilho, professor da Udesc de Laguna, em função do vento sul, que deve continuar na região, as baleias devem ficar nas regiões protegidas desse vento, como as praias do Mar Grosso, Ribanceira, Siriú, entre outros locais do Litoral da região.
Na sexta-feira, equipes da Udesc, Projeto Baleia Franca, Polícia Ambiental e Capitania dos Portos de Laguna foram chamadas até os Molhes da Barra, em Laguna, em função de um par de baleias que entraram no canal da Barra, o que gera risco para os mamíferos. “Fizemos o monitoramento e a condução da mãe e do filhote para fora do canal. Foi tudo tranquilo, nada de mais grave ocorreu”, detalha Pedro. Um vídeo do resgate está disponível no site do DS.
Além das baleias, quem estava na região dos Molhes pôde ver também dois lobos marinhos que estavam no local. “Verificamos também estes animais, que estão bastante saudáveis”, apontou o professor.
Em agosto do ano passado, foram necessárias cinco tentativas de desencalhe para retirar uma baleia-franca do ponto mais raso da Lagoa de Santo Antônio, em Laguna, onde o mamífero ficou preso por cerca de dois dias. O filhote que a acompanha ficou desorientado e chegou a encalhar também, mas foi resgatado.
Avistagem
Quem quiser aproveitar o auge da temporada das baleias-francas para fazer um passeio de avistagem pode aproveitar o tour de baleias. Em um passeio realizado no começo do mês, 16 baleias foram avistadas nas praias da região - oito baleias mães com filhotes. Elas foram vistas nas praias da Ribanceira, em Imbituba; Siriú, em Laguna; e Gamboa, em Garopaba. Embora os passeios de avistagem com embarcações estejam proibidos, o passeio por terra é uma opção. O tour de baleias da Associação de Guias da Apa (AGTA) é realizado diariamente, independentemente do número de pessoas que irá participar. Para agendar o tour AGTA, basta entrar em contato com (48) 9948-2224, (48) 9977-6352 ou receptivobaleias@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário