Páginas

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Presidência do TJ vai entregar dossiê com supostas ilegalidades cometidas por PMs à corregedoria.





 Documento apresentado por delegados traz casos como abuso de autoridade
O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador José Trindade dos Santos, encaminhará à corregedoria-geral de Justiça do Estado um dossiê apresentado na manhã desta sexta-feira que relata supostas ilegalidades cometidas por policiais militares. A corregedoria só deve se pronunciar após a análise do material.
Os documentos foram apresentados ao TJ pela Associação de Delegados de Polícia de Santa Catarina (Adepol) em reunião que durou cerca de uma hora. O documento denuncia casos como usurpação da função pública, abuso de autoridade e violação dos direitos humanos, segundo o presidente da Adepol, delegado Renato Hendges.
O corregedor do tribunal, desembargador Solon d'Eça Neves não esteve presente, mas enviou um representante. O episódio evidencia o embate entre representantes das polícias Civil e Militar em SC. Nas últimas semanas, a relação conflituosa ganhou força com a instalação do novo sistema informatizado de ocorrências para a PM, Bombeiros e Samu, o Serviço de Atendimento e Despacho de Emergências (Sade), na Grande Florianópolis.
Renato Hendges reuniu no dossiê documentos em que relata casos ocorridos no Estado nos últimos anos. Segundo ele, houve atuação irregular de PMs como pedidos de buscas ou interceptações telefônicas ao Judiciário, ordem de comando para representação contra delegados, investigações feitas sem inquérito da Polícia Civil, prisões por desacato mediante abuso de autoridade, liberação de carro roubado, registros de furtos na delegacia seis dias após o fato e de PMs fazendo exames periciais e laudos.
A Polícia MIlitar não se pronuncia sobre o caso por se tratar de documento apresentado pela Adepol e não pela Polícia Civil. O secretário de Segurança, César Grubba, adiantou que falhas são pontuais e devem ser apuradas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário